|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Kappenberg

Registrado: 18/03/10 Idade: 37 Mensagens: 67 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 10:17 am Assunto: Apresentação |
|
|
Olá, pessoal!
Meu nome é Magnus, sou de Porto Alegre-RS, estudante de Direito e conheci meu amor por árvores há uns dois anos, quando consegui fazer brotar de um caroço, ou melhor, de uma amêndoa, um pessegueiro.
Eu tenho foto dele no orkut, mas preciso ainda aprender a postar fotos neste fórum. Prometo fazer isso assim que sobrar um tempo.
Como dizia, meu amor nasceu e aumentou por causa do campus onde estudo. Na Unisinos existem trocentas árvores (pau-ferro, canafístula, chuva-de-ouro [que não averiguei se é a nativa ou a exótica], pitangueira, romãzeira, primavera, várias espécies de palmeira, jacarandás, jaboticabeiras, ipês, flamboyants, mangueiras, pau-brasil, paineira, guapuruvu, e muitíssimas outras), sendo que de lá eu conseguir sementes de pau-ferro, já fora da vagem, chuva-de-ouro, ainda na vagem, jacarandá, pitanga, e guapuruvu. Dessa última eu plantei e brotou! Está uma linda planta, também tenho fotos no orkut e repito a promessa. Incrível como ela cresce rapidamente! Deve estar com uns 20 cm e 4 "galhos" e não tem nem um mês de terra.
Quanto as outras sementes, ainda não plantei, nem iniciei a quebra de dormência (preciso de dicas). Consegui umas sementes de carambola também. Enfim, estou cheio de dúvidas e, para desespero dos mais experientes, vou perguntar muito mais do que responder.
Aliás, vou perguntar já neste post (nem sei se pode, confesso que a vontade de participar foi tanta que ainda não me deixou ler as regras do fórum - à exceção da discussão com o neto do Luiz Takayama...) e peço desculpas por fazê-lo antes de mostrar fotos:
Alguém saberia me dizer quais das sementes que citei daria um bom bonsai?
Grande abraço |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Kappenberg

|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 12:08 pm Assunto: |
|
|
Olá, Ricardo
Muito obrigado pelas boas-vindas.
Pois é, deixei passar a época boa de pegar as jaboticabeiras do chão. Agora não tem mais nenhuma.
Pitangas eu tenho três e vi que em algumas pesquisas o índice de germinação ultrapassa 80%, acho que vou conseguir uma mudinha.
Ipê eu desisti: seis meses para brotar! Muito tempo...
Já a romãzeira faz tempo que eu não vejo (o único pé que eu conheço lá no campus fica meio afastado do meu Centro. Para quem não conhece, a Unisinos é enorme! Vale a pena uma olhada no googleearth). Vou tentar dar uma passada lá hoje... Ver se acho algum fruto pra 'roubar' sementes...
Abaixo, a todos, seguem fotos do pessegueiro e do guapuruvu. A qualidade é baixa porque foram feitas com o celular. Nas próximas fotos (que eu ainda não tirei) eu vou tentar mostrar o caule (que está mais fino que um lápis no pessegueiro...).
Pessegueiro:
Guapuruvu:
Lembrando que o guapuruvu está com mais ou menos três semanas de terra, e que já está maior do que isso. Já o pessegueiro está com mais ou menos 1 ano e meio. Ele está 'feio' assim porque: 1) nunca adubei; 2) não tenho local apropriado para deixá-lo; 3) é a minha primeira experiência com vegetais (exceto, obviamente, o feijão no algodão e a batata no copo da escola).
p.s.: alguém me oriente: aqui, no tópico de apresentação, é o local adequado para mostrar as minhas plantas? _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam." |
|
|
 |
Felipe N Alves

Registrado: 22/10/09 Idade: 43 Mensagens: 41 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 12:29 pm Assunto: |
|
|
Seja bem vindo ao fórum Magnus!
A respeito do fórum ideal para postar as suas plantas, acho que o correto seria postar suas plantas no forum SOU PRINCIPIANTE.
Abração! _________________ Felipe N. Alves |
|
|
 |
Kappenberg

|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 1:07 pm Assunto: |
|
|
Salve, Felipe
Obrigado.
Quanto ao local correto de postagem das fotos, e o farei assim que tiver fotos que possibilitem que o pessoal veja corretamente as plantas.
Abraço _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 7:32 pm Assunto: |
|
|
Kappenberg, seja bem vindo, com certeza aqui é um espaço de otimos aprendizados
abs _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Kappenberg

|
Enviada: Sáb Mar 20, 2010 10:49 am Assunto: |
|
|
Obrigado, Rodrigo
Espero aprender bastante para depois poder ajudar também.
Abraço _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 22, 2010 9:55 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo,
seja bem-vindo ao Fórum.
Abraço.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|