|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MATHEUS FERREIRA MARTINS
Registrado: 04/04/10 Idade: 40 Mensagens: 5 Localização: VITÓRIA-ES
|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 11:15 pm Assunto: Juníperus (shimpaku) não pode morrer... |
|
|
Olá pessoal, comprei um bonsai a 3 dias daqueles que vendem na rua 30,00 (shimpaku; 4 anos; 15 cm) mas não entendo nada, ao não ser o que pesquisei na net... então se alguem puder me ajudar em algumas perguntas ficarei muito agradecido...valew!!!
....
1º. posso ou devo podar ou não?musgos, algum problema?
.
1/3º. se tirar ela do vazo para saber qual tipo de substrato, tem perigo dela morrer nessa época?
.
3/2º. devo deixar agua em baixo, tipo pratinho quando regar?
.
2º. nao sei quando foi a ultima adubação, o que faço?NPK ou pasta de mamona?
.
3º. Estou querendo comprar adubo quimico liquido, tem problema diluir em agua e regar em cima dos musgos ou tenho que tirar para adubar? Posso diluir em mais quantidade de água e regar mais de uma vez?
.
4º. as folhas de baixo estão ficando um pouco marrons e um pouco pretas?o que pode ser?
.....
Poxa pessoal, so não queria que juíperus morresse...
Me ajudem, por favor?
Obrigado!!!
.................................
__ __ __ __ _ |
|
|
 |
edinaldojunior

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 63 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 6:44 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Sou iniciante, mas vou tentar ajudar em algo:
Primeiro: aparentemente ela tá viva/bem, não se preocupe.
Normal ter uma folhas escuras, são as que pegam menos luz direta.
Seria bom, como vc não sabe o estado da terra, tirar o musgo e ver o estado da terra e facilitar tbm a drenagem da agua.
Não use adubo na terra, vc pode usar um adubo foliar de 15 em 15 dias.
Fora isso, vai observando.
Abraços
Edinaldo |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 10:41 pm Assunto: |
|
|
Ah, não deixe pratinho em baixo, não! Necessita de sol pelo menos 4 horas diariamente! Regue quando o substrato estiver secando... e por aí vai! Leia posts antigos que lhe darão muito mais informações! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 1:36 pm Assunto: |
|
|
ola, o mais importante é que vc deixe-a no ''tempo'' isto quér dizer que a planta deve pegar chuva, sereno, geada, sol intenço (6 horas)... Também é importante que vc não a mude constantemente de lugar. Rega sómente quanto o subtrato estiver totalmente seco.
*Esta planta é um pré-bonsai, coniferas só aceitam poda no inverno , a poda deve ser feita com a ponta dos dedos, com uma mão vc segura e com a outra vc da umna torcidinha, a poda de ramos deve ser feita com tezoura.
*O musgo não tras nem umn benefício ao bonsai a não ser estético, se ele combrir todo o substrato o sol não vai chegar no mesmo assim o substrato não vai secar e consequentimente as raizes vão apodrecer, cubra apenas alguns pedaços do vaso com o musgo.
*se vc não mexer nas raizes não terá problema, não faça isto constantemente, poda de raiz sómente no final do inverno, no caso da sua planta que ainda esta pequena é bom nem podar para acelerar o crescimento.
*se vc colocar um pratinho embaixo a água vai acumular e vai apodrecer as raizes, manere bem na rega.
*Adubação só em setembro quando começar a primavera, não terá resultados adubando agora até porque antes das intervenções vc deve deixar a planta ''queta'' por um mes até ela se adaptar ao clima, altitude...
o adubo mais ultilizado por bonsaistas é a farinha de osso+torta de mamona, não se esqueça de comprar algum adubo que contenha micronutrientes.
*Pode adubar em cima dos musgos sem problema... caso ele secar ele concerteza rebrota é quenem mato kkk.
*Sobre a diluição do adubo, acredito que isto não é preciso.
*As ''folhas'' estão ficando secas por falta de sol ou pelo substrato que respinga ali na rega, isto é bem normal em coniferas apenas retire os ramos secos.
Se vc tivér a paciencia nessesária a planta não vai morrer
Bos sorte...
t+ |
|
|
 |
MATHEUS FERREIRA MARTINS
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 11:36 pm Assunto: |
|
|
edinaldojunior,
Olá Edinaldo, obrigado por responder...
É aparentemente ela está viva/bem, mas andei lendo que quando ela morre demora um tempo antes de secar,
então fiquei preocupado de ter comprado ela ja morta...
sei lá, meu primeiro bonsai...
Outra coisa, não sei como seria a terra com boa drenagem,
mas acho que não tem 60% de areia, parece bem compacta,
nesse caso deixo assim por não ser a época de mexer?
A última, por que é aconselhável usar o adubo foliar?
Abraços |
|
|
 |
MATHEUS FERREIRA MARTINS
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 11:50 pm Assunto: |
|
|
João josé,
Obrigado por responder...
Tirei o pratinho, valeu!!!
Fico com ele no quarto o tempo todo,
so ponho no janela pra pegar sol,
quanto tempo ele pode ficar sem pegar sol?
Obrigado!!! |
|
|
 |
MATHEUS FERREIRA MARTINS
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 12:44 am Assunto: |
|
|
prumodeq,
Obrigado por responder...
copiei todos os textos, são de grande valia!!!
So uma pergunta, o ideal seria eu usar adubo orgânico né,
mas andei lendo q exala um cheiro forte, e meu bonsai fica
no quarto. Então o que faço, posso arriscar o quimico liquido mesmo?
E o bonsai da indícios (logo após ou agunls dias depois) de falta de adubação ou muita adubação?
Obrigado |
|
|
 |
MATHEUS FERREIRA MARTINS
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 1:09 am Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi,
Olá Rodrigo, obrigado pelas várias respostas...
Estava pensando em deixar ela dormir na janela quando o tempo estiver
quente, mas mudo ela muito de lugar e fico pegando toda hora, rsrs, meu primeiro bonsai, tem problema?
Então nao devo adubar agora, so em setembro?
Queria usar somente adubo químico para não fica cheiro forte no quarto, não seria bom?
Obrigado |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 12:59 pm Assunto: |
|
|
ola, vc a mudala de lugar sempre tras problemas sim, vc pode até mesmo perder a planta. Vc esta deixando a planta no quarto? é um lugar inapropriado, não tem problema usar apenaz adubos quimícos os adubos organicos de liberação lenta geralmente são os mais indicados, eu particularmente só uso adubo químico.
O substrato de coníferas deve ser bem drenante vc deve usar 80% de matéria inorganica (caco de telha, caco de tijolo, areia grossa peneirada, areia de rio...) e 20% (terra vegetal peneirada, húmus de minhoca...).
Sobre a adubação: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4758
Boa sorte...
t+ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 10, 2010 10:29 pm Assunto: |
|
|
Matheus!
Todas as respostas que os colegas te deram estão corretíssimas.
Complementando:
Adubo foliar, líquido, químico pode e deve ser aplicado no substrato. Traz mais resultado.
No outono, o ideal é usar um adubo que contenha mais fósforo (P) e mais potássio (K) para que a planta adquira resistência e energia para o inverno, consequentemente, na primavera ela brotará intensamente.
Pode usar tipo 4-14-8 da Vitaplan, por exemplo. Custa baratinho e encontra em supermercados.
Eu uso o Phytus Garden que é 0-40-20, só que é difícil de encontrar. Nem eu estou achando mais.
Ah, como os colegas disseram:
Planta fora de casa e muito sol, principalmente o Juníperus por ser uma conífera.
abraço e sucesso! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|