|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 4:30 pm Assunto: Como pentear as raízes? |
|
|
Gente, tenho uma dúvida. Já vi que é importante pentear as raízes pra melhorar a formação do nebari certo? Porém, eu tb vi que é importante se manter o torrão quando se transplanta plantas de um jarro pra outro. Dessa forma fica um dúvida de como fazer isso na prática, pq n dá pra pentear a raíz e manter o torrão ao mesmo tempo, ou dá? Os vídeos q vi de transplante, eles sempre desfazem o torrão somente na parte de baixo, penteando e cortando as raízes da parte periférica inferior, mas no caso, para a formação do nebari, o importante seria a parte superior do torrão, onde estaria o nebari, para penteá-las, a meu ver, eu teria de desfazer todo o torrão, de modo a visualizar quase todo o sistema radicular da planta e penteá-la de forma radial. Deste modo gostaria de saber se isso pode ser feito, desmanchar o torrão pra pentear as raízes ou se há como fazer isso sem desmanchá-lo? E no caso de ter que desmanchar o torrão, qual a melhor maneira de fazer isso, sem danificar as raízes? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 6:05 pm Assunto: |
|
|
Quando eu preciso desfazer o torrão eu deixo a planta com o torrão imerso em água _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 4:11 pm Assunto: |
|
|
Olá Iana!
Matéria que trata-se de como lidar com raízes de bonsai dá para escrever um livro, tão extensas são as informações.
Mas, vamos ao básico:
1. Os transplantes que vc viu em vídeo devem ser de bonsai pronto ou que já tiveram o nebari trabalhado.
2. Se a planta já teve transplantes anteriores executados por bonsaístas, o substrato então já deve estar de acordo, assim, não precisa necessariamente desmanchar o torrão.
3. Mesmo assim, não são todas a espécie que aceitam desmanchar o torrão.
4. A maioria aceita, respeitando alguns cuidados, tais como:
-Fazer na melhor época (primavera) que é quando há pronto
restabelecimento radicular;
-Dar primeiro um jato d'água tirando o máximo da terra;
-Tirar o substrato com hashi, tendo o cuidado de não danificar as raízes;
-Tirar as raízes grossas, principalmente as que saem do fundo do
torrão, com isso a altura do torrão fica menor, o que é o ideal para,
no futuro, colocar em vaso raso;
-Pentear com hashi, procurando desenovelar ao máximo
-Selecionar o que vai ficar (raízes finas e radiais)
5. Posto isto, selecionar as superficiais que irão compor o nebari, reposicionando-as se necessário.
6. Replantar, com todos os cuidados que a ação requer.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sáb Abr 10, 2010 5:44 pm Assunto: |
|
|
Elio e Laudir. Muito obrigado pelas respostas. Foi bem esclarecedor, era mesmo isso que eu gostaria de saber. _________________ Iana Melo |
|
|
 |
hsp 1.o PASSO

Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 11, 2010 6:08 pm Assunto: |
|
|
Hum..., só não vai passar prancha nelas hein, rs
Brincadeira hein, sabe que a parte de formacao de nebari é uma das primeras preocupacoes, para mim ao menos, ao se fazer o reenvase.
- Separacao de raizes para formacao bem distribuida de nebari.
- Deixar crescer livremente com bastante "comida" pra desenvolver a conicidade.
- Pinçar/podar pra estimular brotacoes de galhos e ramos
- e assim por diante...
Abracos. _________________ Helio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|