FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pseudobombax em frutificação
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 4:13 pm    Assunto: Pseudobombax em frutificação Responder com citação

Caros coloegas vos apresento um Pseudobombax sp (castanheira) frutificando no bonsai.

Detalhe do fruto.

Outro detalhe

Temos outras duas espécies em bonsai que em 27 anos ainda não floresceram.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

A foto não saiu, estou repetindo.

Com flor

E com frutos

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Donizeti

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonita sua planta , parabens.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba, que coisa linda! Eu achava que isto debilitaria demais a planta! Muito bom, parabéns, Chaddad!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 13, 2010 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Chaddad...........
estou completamente boquiaberta com esta planta.....primeiro com flor e depois os frutos.
Tem idéia de quantos anos tem a planta ?
Parabéns..........
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 14, 2010 8:18 am    Assunto: Responder com citação

Cara Angela,

Ela tem uns 10 anos, eu ganhei em Aracruz, no Espirito Santo, quando fui dar um curso de bonsai lá.
O Rolney, que organizou o curso me presenteou com uma muda que coletou na região, junto com algumas Cavanillesia. eu já tinha 2 espécies aqui de São Paulo.

Fiz algumas estacas dela, mas pode ser que se forme troncos mais finos, como ocorre com rosa do desrto, só que florescerão tb.

Na sua região há outros tipos desta.

Um abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 14, 2010 8:42 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Chaddad, depois de ter deixado a todos boquiabertos com aquele maravilhoso piteco enraizado na rocha, agora nos presenteia com essa linda castanheira. Parabens, garoto, vc certamente está no bom caminho. Very Happy

O mais surpreendente nessa castanheira é que o vaso parece parcialmente vazio, quase sem substrato dentro dele. O que usa como substrato? Como é a rega e a adubação dessa espécie? Tenho duas aqui no meu viveiro, que lá se vão uns seis anos e ainda não floriram nem frutificaram, apesar das minhas tentativas. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 14, 2010 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nicky,
Essa espécie de Pseudobombax ainda é um mistério para mim. Tenho 2 P. marginatum com 32 anos e nunca floresceu, esse da foto emitiu flores aos 10 anos.

A adubação foi carregada em fosforo, cerca de 100 g na mistura com supersimples. O substrato foi de 2:1:1, terra, esterco e areia. A rega é normal, uma vez ao dia, mas são mais resistentes ao stress hídrico.

Perdi outro Pseudobombax, também de Aracruz, ele tinha 9 foliolos, 3 ou 4 a mais que as outras espécies. E era mais coriacea e brilhante a folha, como de Pachira, mas bem pequena. Gostaria de voltar lá e passear perto do Caparaó.
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Chaddad, como os comentários acima, vc está de parabens, tenho castanheira em casa no vaso, mas ainda não consegui fazer ele frutificar, ótimo trabalho... obrigado.
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 20, 2010 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Belissima parabens..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 5:35 pm    Assunto: Nossa! Responder com citação

Tenho tres Pseudobombax em meu viveiro já faz 9 anos..A plantas devem ter uns 15 anos porem nunca apresentaram tantos folíolos. No máximo 5!
Acho que deve ser outra espécie ou variação!

Como consigo sementes desta?

obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Sabino,

É outra variedade mesmo, trouxe de Aracruz no ES. Em verdade mesmo, eu postei o nome errado. Ela é um Bombacopsis glabra, chamada de castanheira do Rio Grande, mas é diferente das que ocorrem aqui, a folha tem a ponta mais arredondada. Se vc entrar no meu blog dá pra ver mais detalhes.

Eu plantei as sementes dos frutos, deu mais de 20. Mas ainda não nasceu nenhuma.
Um abraço.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Não conhecia a espécie linda mesmo.
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 11:32 am    Assunto: Legal! Responder com citação

Olá, Chaddad!
Se nascer algumas podemos fazer algumas trocas??

Muito obrigado!
Não conhecia essa sp.
Com certeza apesar de ser outra espécie, são muito próximas. Sofreram cladogênese ao longo da evolução!

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Claro Sabino, se eu conseguir que nasçam te dou um aviso, e podemos trocar.

Eu tb preciso te confessar que tenho dúvidas quanto ao gênero, porque no geral ela é igual aos Bombacopsis, mas estes não perdem as folhas no inverno na minha região, e sim o Pseudobombax. Na verdade ela parece ser um híbrido das duas, se for um hibrido de pouca geração poderemos ver uma variabilidade nas filhas. Do contrario, somente um teste de DNA para saber se é um híbrido natural ou uma outra espécie.
Eu tinha outra planta parecida também nunca vista por mim, coletada lá em Aracruz, parecia um híbrido de Pachira aquatica com Ceiba pentandra. As folhas eram do tamanho e em número de 9 folílos como a Ceiba, mas eram duras e brilhantes, e a casca do caule ficava marrom em pouco tempo como em Pachira. Pena que eu perdi esse exemplar.

Um abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: