Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 6:17 pm Assunto: Paletes faceis de fazer |
|
|
No bonsai aprendemos tantas coisa , lemos tantos artigos que com o passer do tempo vamos criando nossa propria maneira de trabalhar com eles .Digamos como se fala em "informatiques" vamos personalisando nossa maneira de trabalhar.
Vou mostrar pra vocês uma forma que eu achei bem simples e fácil de fazer , para a adubação dos bonsais.
Eu uso copinhos de cafezinho , corto o fundo deles e uso como forma para a mistura que eu faço de TM+FO (70% TM 30%FO ). Deixo secar por uns 2 dias e depois desenformo.
Fica bem pratico seu uso , pois é so coloca-lo sobre a terra nos vasos. Troco a cada 20 dias como aconselhou o grande bonsaista Valdir Hobus , pois depois deste periodo fica so o bagaço.
A mistura eu faço acrescentando agua e misturando ate ficar numa conscistencia nem muito dura nem muito mole , como se fosse massa de cimento,ainda coloco adubo quimico liquido na agua para acrescentar micronutientes na mistura.
apos desenformar pode-se ate reutilizar os copinhos , pois e muito chato ficar cortando o fundo dele , ainda mais se for necessarios varios copos.
Vamos as fotos
Colocada numa Cereja , o bom é que depois de seco ele nao se desmancha.
S e alguem tem algo a acrescentar ou uma sugestao ,fiquem a vontade.
abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 6:24 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel! Tudo beleza?
Uma pergunta: É necssário cortar o fundo do copinho?
Além do adubo químico líquido, ainda coloco um pouco de inseticida não as moscas não colocarem larvas (Aprendi com Hidaka San)
abraço
ET.: Gostei da cerejeira! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 6:29 pm Assunto: |
|
|
Dai ELIO , como estas ?
Elio eu corto o fundo do copo pois fica mais facil para retirar a palete depois , e tambem pq drena a agua mais rapido.
Gostei da ideia do inseticida , qual tu usa?
A cerejeira na nos vaso a +- 2 anos _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 7:08 pm Assunto: |
|
|
joellagunasc escreveu: | Dai ELIO , como estas ?
Elio eu corto o fundo do copo pois fica mais facil para retirar a palete depois , e tambem pq drena a agua mais rapido.
Gostei da ideia do inseticida , qual tu usa?
A cerejeira na nos vaso a +- 2 anos |
Realmente, deve secar mais rápido!
Joel, tenho diversos inseticidas: Oberon (sistêmico), Dimmy, Malathion (de contato). Acho que qualquer um serve, diluindo na dosagem recomendada para aplicação folial nas plantas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 7:53 pm Assunto: |
|
|
Oi Joel
Muito bem explicado e ilustrativo este tópico, parabéns!
Eu também faço assim, ou então furo os copinhos com um ferro quente e deixo a mistura dentro, sobre o substrato... _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 10:35 pm Assunto: |
|
|
Grande Alexandre , valeu as consideraçoes , eu tambem furava os copinhos e deixava junto , mas pode parecer bobagem , mas sem o copo eu acho mais discreto e nao chama tanto a atençao.
Elio tambem sei que se colocar uns 20% de cinza tambem espanta as moscas. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 17, 2010 8:26 pm Assunto: |
|
|
Joel, se colocar cinzas acho que vai ficar melhor ainda. Veja, TM é rica em N, FO é rica em P e Cinza é rica em K.
Boa idéia!
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Abr 18, 2010 1:20 am Assunto: |
|
|
Atenção foristas, aproveitem a excelente aula e anotem tudo. Não é toda hora que vem uma dica sensacional desta com um passo a passo e ainda com a contribuição de 2 feras como o Élio e o Alexandre.
Obrigado Joel, Elio e Alexandre. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Antonio Donizeti

Registrado: 31/03/09 Idade: 65 Mensagens: 69 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Dom Abr 18, 2010 1:44 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos, esta cinza pode ser aquela do carvão de churrasco _________________ Bonsai faz amigos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 18, 2010 6:56 pm Assunto: |
|
|
Antonio, cinza de carvão de churrasco não é o ideal por conta dos resíduos de gordura e sal
Melhor de madeira seca e sem pintura ou qualquer tipo de tratamento ou então de galhos secos, lenha.
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 9:43 am Assunto: |
|
|
Só uma dúvida...
o valor % é em volume ou em peso? Pois a cinza é bem mais leve que a farinha de osso... dependendo do critério a diferença na quantidade é grande... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
prumodeq , eu tiro o percentual por volume. Exemplo: Uma mistura de 50% TM , 30% FO e 20% cinza , eu uso um copo medida , coloco 5 copos TM + 3 copos FO + 2 copos cinza. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 2:40 pm Assunto: |
|
|
É o que eu tenho feito... uso uma jarra padrão de 1 litro, com divisões por 100ml, e aí faço o percentual... mas vi em outro tópico alguém falando de peso... aí fiquei na dúvida...
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 2:47 pm Assunto: |
|
|
Por peso fica meio complicado pq 200g de cinza (20%) da quase o dobro do volume de 50% de TM. Temos que averiguar!!!!! _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
|