|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Dias

Registrado: 29/04/10 Idade: 57 Mensagens: 24 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 2:40 pm Assunto: Márcio Dias |
|
|
Olá pessoal !
Primeiramente é um prazer fazer parte desse forum que após muita pesquisa constatei ser o melhor na net brasileira.
Bom, meu nome é Márcio F. Dias, tenho 42 anos, moro na cidade de Itambacuri, leste de Minas Gerais, a qual retornei após mais de 20 anos ausente, e pelo que sei (posso estar enganado) aqui somente eu pratico o cultivo de Bonsai.
Comecei a me interessar pela arte Bonsai há mais ou menos 7 anos, mas devido a problemas particulares tive que abandonar, apesar que na época escolhi iniciar pelo método mais difícil, atravéz de sementes (misho). Obviamente não obtive sucesso, pois não conhecia nada além da teoria, apesar de sempre gostar de cultivar plantas ornamentais de vasos como quase todos tem em suas residências.
Aproximadamente três anos atrás quando mudei para a cidade que já citei acima, adquiri mudas de viveiro de juníperos, sendo que um dos exemplares, conforme o viveirista, possuia aproximadamente 3 a 4 anos (era utilizado como matriz para coleta de mudas). Hoje este exemplar tem não menos de 6 anos.
Pois bem, na época fiz a primeira poda aérea, pois era bem irregular, mas apresentava um nebari muito bom, na minha opinião.
Infelizmente, há quase dois anos sofri um acidente motociclístico em que fui duramente machucado, pois até hoje ainda tenho aparelho metálico fixador externo na perna (ilizarov), mas já estando na metade do tempo de tratamento previsto.
Enquanto isso, minhas mudinhas (coitadinhas) ficaram um pouco abandonadas, mas nunca esquecidas, mas algumas tiveram um crescimento satisfatório, pelo menos no que diz respeito ao nebari.
Hoje, já um pouco melhor, apesar de minhas limitações (ainda ando de muletas), resolvi retomar a atividade, antes que fosse tarde demais para as plantinhas, e também porque já me sinto em condições de cuidá-las adequadamente, com ajuda de meus familiares.
Inclusive, no momento estou me aventurando a tentar a germinação do Acer palmatum e Pinheiro Negro Japonês (Pinus thumbergii).
Finalizando a apresentação, possuo os seguintes exemplares: tuia azul (Chamaecyparis pisifera 'Boulevard'), buxinho (Buxus sempervirens) e mais dois exemplares de junípero, que tenho dúvidas quanto à quais espécies pertencem, mas no tópico adequado mandarei fotos para que os colegas possam identificá-los para mim. Ahhh! e não posso esquecer que terei em breve mudinhas de Acer palmatum e Pinheiro Negro Japonês (assim espero e tenho esperanças).
Agradeço a oportunidade de estar participando deste forum e peço humildemente a compreensão e paciência quanto às minhas dúvidas que certamente surgirão a partir desse momento, pois sou um mero iniciante nesta arte que considero muito importante não só do ponto de vista estético, mas também importante para o nosso aprendizado como ser humano, pois paciência e perseverança são umas das principais virtudes a serem aplicadas na nossa batalha do dia a dia, desde quando nascemos.
Obrigado a todos. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 11:11 pm Assunto: |
|
|
Marcio,
seja bem-vindo ao Fórum.
Estamos esperando para conhecer as tuas plantas...
Pode sempre contar conosco para quaisquer dúvidas.
Abraço.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Márcio Dias

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 12:42 am Assunto: |
|
|
Laudir,
Obrigado pelas boas-vindas.
Com certeza lerei imediatamente os artigos. |
|
|
 |
Márcio Dias

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 12:58 am Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Marcio,
seja bem-vindo ao Fórum.
Estamos esperando para conhecer as tuas plantas...
Pode sempre contar conosco para quaisquer dúvidas.
Abraço.
Edson.
 |
edson0605,
Agradeço pelo apoio oferecido, que com certeza precisarei muito, pois pretendo cada vez mais me dedicar à Arte Bonsai, e pelo que tenho visto, temos aqui no fórum vários mestres dispostos a ajudar os pouco entendidos (iniciantes) como eu a ter o menor número de erros possíveis.
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|