|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rualmeida
Registrado: 09/11/09 Idade: 40 Mensagens: 4 Localização: Capivari-SP
|
Enviada: Sex Maio 07, 2010 8:57 am Assunto: Pinheiro Negro debilitado - AJUDA URGENTE |
|
|
Olá à todos, está é a primeira postagem minha e fiquei feliz em ter encontrado um ponto de encontro sobre Bonsai como este blog.
Bom, sou novo na área, comecei mais precisamente em setembro/09 e recentemente comprei um pré-bonsai de pinheiro negro numa floricultura de minha cidade. O que aconteceu foi o seguinte: o responsável pela floricultura por desconhecer os cuidados com o mesmo, o deixou sem tomar sol apenas borrifando água uma vez por semana e quando passei em frente do lugar, achei este pré-bonsai interessante, ele tem em torno de 04 anos, mas apresentava uma forma bem interessante a ser trabalhada futuramente e como vi que ele estava meio debilitado, decidi comprá-lo.
Coloquei ele num local onde está recebendo sol das 9h até em torno das 14h mas ele está perdendo boa tarde de sua agulhas, as poucas gemas que restaram estão começando a secar. Por favor, o que posso fazer afim de salvar esta planta?
Tenho regado o mesmo diariamente e até coloquei meia colher de torta de mamona.
Desde já agradeço pela atenção.
Abraço. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 07, 2010 7:04 pm Assunto: |
|
|
rualmeida primeiramente não é indicado colocar adubo em plantas debilitadas, se você puder retire o excesso do vaso.
Comprar plantas debilitadas nunca é uma boa, principalmente, em se tratando de coníferas de qualquer espécie.
O que você pode fazer é não o deixar tomar o sol do meio dia se estiver muito forte, continuar regando, mas não em excesso, sempre deixe o solo secar antes de uma nova rega, e borrifar as agulhas de vez em quando.
O PN é bem forte e talvez sobreviva, até porque a perda das agulhas velhas nessa época do ano é normal.
Não faça mais nada, agora é só ter paciência e mexer o mínimo possível.
Abraço e boa sorte!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 07, 2010 9:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Poste umas fotos do PN para que possamos avaliar melhor. Mostre a planta por todos os lados e por cima, com close nas acículas, e nebari.
O ideal é regar a planta uma vez apenas a cada dois ou tres dias. Mantenha sob sol pleno durante todo o dia, se possível. Evite encharcar o substrato, molhe sempre as acículas quando for regar a planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rualmeida
Registrado: 09/11/09 Idade: 40 Mensagens: 4 Localização: Capivari-SP
|
Enviada: Sáb Maio 08, 2010 12:44 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas dicas, vou postar algumas fotos do mesmo e seguir estes cuidados e torcer pela recuperação do mesmo.
Obrigado à todos! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|