Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcosbio
Registrado: 10/05/10 Idade: 54 Mensagens: 4 Localização: Belorizonte-MG
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 4:14 am Assunto: iniciando bonsai estaquia |
|
|
Ola sou novo no forum estou começando meu bonsai escolhi um pingo de ouro (Duranta repens aurea ) comecei com metodo de estarquia e ja planteio no escorredor de macarrao seguindo as recomendaçoes do meu irmao que faz parte do forum e que tambem é iniciante mas ja tem mais experiencia do que eu, bom agora começou o frio aqui em Bh e gostaria de saber quntas vezes preciso regar essa planta e como a temperatura caiu se posso deichar a muda dentro de casa pois fiquei preocupado do friu queimas as poucas folhas novas que ela tem obrigado pela atençao
abraços. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 9:18 am Assunto: |
|
|
Ao guardar dentro de casa vc vai evitar que ela tenha contato com os raios solares (essencial para as plantas)
a recomendação é que vc insira dois grandes arames fazendo um arco sobre a planta. sobre estes dois arames coloque um plástico transparente (sem cor).
mantenha sempre bem irrigado o substrato evitando o enxarcamento.
sobre o arame. ele deve parecer uma armação de barraca sobre a sua muda. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 9:10 am Assunto: \estaquia |
|
|
Ola marcosbio estou com o laudir fiz isso numa jabuticabeira e o resultado esta sendo excelente como ela era grande vesti um saco nela.Outra tecnica que aprendi aqui no forum no topico materias foi as estufas com garrafas pet do Geraldo Incencio,fiz com uns galhos de jabuticaba,ficus e acerola que podei de meus exemplares e ppara nao perder pois tinham uma boa espessura fiz a tecnica do geraldo ja a 40 dias e tds estao cheias de ramos novos deu muito certo é uma otim a materia assim nao perco mais nada de minhas plantas.Abraço |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 11:53 am Assunto: |
|
|
Quanto às regas, se fizer a estufinha com plástico, vai precisar regar em intervalos maiores do que se estivesse ao ar livre A água evapora e tende a formar gotículas na estufa que pingam e retornam ao substrato). O intervalo entre regas varia de vários fatores, mas o que se indica é como o Ludir falou: sempre manter úmida, sem enxarcar. Uma regra básica é ver a superfície do substrato: enquanto estiver úmida, não precisar regar. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 3:42 pm Assunto: |
|
|
Amigos, nestes processos de estaquia em min-iestufas, muitas vezes somos enganados por resultados rápidos aparentes. O fato das estacas emitirem brotos, não significa necessariamente que enraizaram. Esta emissão de brotos é feita pelas reservas de nutrientes armazenadas na estaca e ajudada com a umidade do substrato e condições favoráveis de calor e umidade da estufa ou mini-estufa.
Muitas enraizam com facilidade, caso das durantas, mesmo sem estufa e portanto deve dar muito certo. Outras, como a jaboticabeira, é muito raro enraizarem. Emitem brotos e despois secam, porque não emitiram raizes para continuar alimentando os brotos.
Apenas para não se cantar vitória antes do fim do jogo... rsrsrsrs
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 7:09 pm Assunto: pingo de ouro |
|
|
Amigos,mesmo passando uma semana ,aindo posso colocar na estufinha?
coletei minhas mudas de pingo de ouro a semana passada. no mesmo dia que o marcus
Agora esta de brotar e não enraizar é a pegadinha né rss brincadeira ,nunca imaginei que pudesse ocorrer tal situação.
Mas se não brotar,vou coletar mais,pois por aqui o qui mais tem é pingo de ouro rsss.
abraços _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 9:15 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, ainda pode colocar na estufa sem problema.
Lembrando que posteriormente a retirada da estufa tem que ser gradual. Por exemplo: dá um rasgo no plástico, espera uma semana, abre um pouco mais este rasgo e volta a esperar uma semana, abre toda o boca do plástico, deixando ao redor, espera mais uma semana, etcc...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 9:44 pm Assunto: estufinha |
|
|
Ok amanha irei fazer as estufinhas e depois coloco as fotos
obrigado pelas dicas
abraço _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
|