|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
olenobru
Registrado: 13/06/09 Idade: 45 Mensagens: 1 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 2:02 pm Assunto: ACER morrendo |
|
|
Prezados, preciso de vossa ajuda com meu Acer que está quase morrendo. Bom vou contar a historia.
Meses atrás eu comprei muitas sementes de um site de Quebec, estou obcecado em obter mudas de Acer. Durante o processo de estratificação perdi muito com mofo (pus muita água, mas agora aprendi) e salvei acho que 5%. Entao, destes só 2 brotos viraram mudas que creio ser de Acer suminagashi. Uma variedade japonesa, com folhas longas e finas, arbustiva e tendencia a crescer galhos pendendo pra baixo "weeping", dizem que nao gosta de luz direta.
Bom, elas estavam se desenvolvendo bem, com folhas novas saindo mas dois meses atras eu as troquei de vaso pra um maior, com substrato pra hortaliças, terra preta comprada e areia, (talvez tivesse um pouco de adubo na terra preta) e a trouxe da regiao serrana pro Rio. Então uma morreu e a outra estava com umas 8 folhas e agora só tem 4, o resto queimou, começou a ficar seco nas pontas e foi secando. Também a gema apical nao esta se desenvolvendo nao vejo sairem novas folhas. Até pensei como essa especie é caducifolia, que fosse por ocasiao do outono, mas no RJ só começou a esfriar agora, e mesmo assim é frio de 18-26 graus.
O vaso tambem esta pesado, acho que mesmo com a areia nao esta escoando agua bem. Eu a deixo na janela e ela não pega muito sol, no maximo meia hora de sol da manha e o resto do dia é luz indireta. Eu acredito que o problema seja o substrato.
Nao queria perder essa pois me deu mto trabalho. o que posso fazer, me deem uma ou duas opções de substrato que possa utilizar e salvar a planta.
Enfim, moro no RJ, e estou criando a planta pra fazer um jardim de clima temperado na regiao serrana do rio. Se alguem puder tambem recomendar algum fornecedor dessas plantas eu agradeço, sei que no sul os hortos vendem como se fosse eucalipto, entao se alguem conhecer um que envie essas plantas em pequenas qtds. podeser mudas pequenas, mesmo.
Obrigado a todos! |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 9:11 am Assunto: |
|
|
Poste fotos, inclusive do substrato, para vermos se é este mesmo o problema.
Em todo caso, se for o substrato, é recomendável para a recuperação de muitas plantas (inclusive yamadoris) que se plante em areia grossa de rio tão-somente, sem nenhuma mistura a mais, mantendo na sombra sempre até que se recupere (especialmente sua planta que não aceita luz direta, assim como boa parte dos áceres, podendo isso causar a queima das folhas).
Se não for o substrato, pode ser o sol, pois a espécie não é de clima tropical.
Certa vez deixei de comprar um Acer palmatum exatamente por isso - observando que aqui em São paulo é mais frio que no Rio de Janeiro. Acabei comprando um Acer tridente.
Você citou que deseja fazer um jardim de clima temperado na região serrana do Rio - bom, pelo pouco que conheço do relevo fluminense, acredito que a região serrana seja um um desdobramento da Serra do Mar (planalto Atlântico), que tem clima tropical e flora de Mata Atlântica - se for isso, creio que seja inviável criar um jardim com plantas de clima temperado, lembrando que em climas tropicais predomina a alta umidade do ar, o que é péssimo para árvores caducifolia, uma vez que o calor da água no ar aquece as folhas - ao contrário do que o corre em climas temperados, onde o ar seco e as geadas ressecam as folhas, retiram sua umidade (o que dá o tom vermelho das folhas dos áceres).
Neste clima as estações não são definidas como no clima temperado - o que é mais uma barreira para os acer, que precisam de um período de dormência para rebrotarem na primavera.
Substrato:
O substrato ideal é caco de tijolo (chamado ''caqueira'') e areia grossa de rio peneirada (eliminando a areia fina, pó e cacos pequenos demais, usando a areia e cacos de granulometria entre 2 e 5 mm) com 20-30% de matéria orgânica de boa procedência. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|