FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Leonardo Lago Deza
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lagodeza



Registrado: 17/09/05
Mensagens: 30
Localização: Niterói / RJ

MensagemEnviada: Sex Set 30, 2005 6:06 pm    Assunto: Leonardo Lago Deza Responder com citação

Bem... Sou um Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais da nossa Marinha.
Capitão de Fragata para ser exato. Sou natural do Rio de Janeiro mas resido em Niterói, cidade q aprendi a amar. Tenho 41 anos, casado e dois filhos.
Já conhecia bonsai há algum tempo. Quer dizer, conhecia não. Não conheço até hoje. Gosto há muito tempo. Mas somente decidi levar em frente quando servindo às Nações Unidas no Timor Leste, na época dos combates com a Indonésia em 2000, tive oportunidade de viajar para alguns lugares ali por perto e vi exemplares belíssimos que me incentivaram a tomar coragem. E lá, o Timor, é um país bastante montanhoso, inclusive a beira-mar. Com o vento marinho forte e o solo pobre e pedregoso, as encostas se tornam um paraíso para yamadori. Via bonsai em todo lugar.
Logo que voltei comprei duas plantas, uma azaléia e um pinheiro. Os dois únicos exemplares já prontos que comprei. Creio que existem uma relação muito importante entre você e a planta. Algum tempo depois numa tarde de sábado, enquanto minha esposa fazia compras vi um caminhão de plantas parado com uma jabuticabeira híbrida numa lata de óleo com uns tres metros de altura. Foi uma comédia, quando ela voltou viu que eu tinha dado uma "carona" à uma árvore. Foi um Deus nos acuda. Nós moramos em apartamento. E eu cismei que ia fazer o que tinha visto numa revista. Lavei as raízes (imaginem a sujeira), fiz uma poda radical etc etc etc (vocês sabem muito melhor do que eu a técnica). Quando terminei, cansado e orgulhoso, vi que poderia ser capaz de um dia criar algo de belo.
Passei a comprar livros, ler sites. Aliáis, vários dos senhores aqui presentes, já os considero amigos por ler e reler seus escritos.
Como todo principiante aprendiz, sofro com a ansiedade e o desconhecimento de botânica e jardinagem. Mas tenho sorte. De lá para cá venho tentado com várias árvores - faço Yamadori dentro de lojas de plantas (rsrsrsrsrs) - e já tenho alguns exemplares. Gostaria de ter um espaço maior para poder ir praticando em várias plantas ao mesmo tempo e fixar os conceitos que leio. Como não pratico acabo esquecendo. Este, inclusive, é o meu maior objetivo no forum. Pretendo usar a abusar do conhecimento de vocês. É minha idéia fotografar os pré-bonsai que tenho e discutir com vocês o que seria melhor fazer. Acho que irei aprender bastante. Já vi que tem uma seção só para isso não?
Mas isso somente quando voltar. Eu hoje estou no Haiti como parte integrante das Forças Brasileiras de Paz e só volto em dezembro. E fico ansioso por saber que deixei minhas amigas por tanto tempo.
Forte Abraço a todos
Léo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Aurelio
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/06/05
Idade: 58
Mensagens: 120
Localização: Garuva SC

MensagemEnviada: Sex Set 30, 2005 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Sorte ai no Haiti, se puder traga yamadori(s) dai.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
lagodeza



Registrado: 17/09/05
Mensagens: 30
Localização: Niterói / RJ

MensagemEnviada: Sex Set 30, 2005 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tentar. Aliais já tenho tentado mas não tenho encontrado.
Aqui tem uma árvore de folhas bem pequenas bem bonita, que cresce em patamares num formato muito interessante. Amanhã vou tirar uma foto e perguntar quem conhece. E se existiria uma forma de fazer uma muda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Set 30, 2005 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Muito prazer Léo !!!!! Laughing Laughing Laughing

Também moro em Niterói e temos aki um lugar onde todos os finais de semana nos reunimos para bater papo, trocar idéias, mexer em plantas, enfim..... tratarmos de bonsai, única e exclusivamente bonsai.

Espero no seu retorno ter o privilégio de conhecê-lo lá no espaço e para tanto é só entrar em contato.

Abraços !!!
Sucesso !!!!!!!

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Set 30, 2005 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Léo,

Cara deve ter sido muito bom e prazeroso poder ver tantas arvores nas encostas rochosas la no Timor Leste. Sempre fiquei fascinado, com regioes desse tipo, pois realmente apresentam um show a parte, em se tratando de Yamadoris. E boa sorte ai no Haiti e que traga varias plantas dai, ou o que der. Quando tirar fotos, mostre-nos. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivo Seixas Rodrigues



Registrado: 13/08/05
Mensagens: 48
Localização: Manaus-AM

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 12:00 am    Assunto: Caramba! Responder com citação

Putz! Que história bacana essa tua. A maioria das pessoas sempre faz, dos militares, aquela idéia do cara bronco, meio pedreira... Eu já fui militar e sei que não é nada disso. E é legal saber que caras com uma profissão difícil como a tua (às vezes estressante) pode também ter o feeling, o estado de espírito pra cultivar bonsai. Espero que tu consigas captar toda aquela sensação de harmonia e delicadeza associadas à força e sabedoria que essas arvorezinhas nos transmitem e que possas usar toda essa paz nas tuas missões.
Um abraço.
Ivo
P.S.: Sou de Manaus. Tu já conheces o Centro de Instrução de Guerra na Selva?
_________________
Forma é vazio. Vazio é forma.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
lagodeza



Registrado: 17/09/05
Mensagens: 30
Localização: Niterói / RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 10:26 am    Assunto: Olá Responder com citação

Obrigado pela calorosa recepção...
Realmente Illex as encostas do Timor eram muito bonitas no que tange a facilidade para coleta de bonsais. Pena que a grande distância (eram 4 dias de viagem até o Brasil) não permitia que nós trouxessemos. Além, é claro da dificuldades junto ao Ministério da Agricultura etc etc...

Sim, Ivo... Conheço o CIGS, servi em Belém 4 anos e fui aluno do Centro em 92. Como dizemos, a selva me ralou um bocado. Adoro sua cidade. Já fui inúmeras vezes. E sempre que vou me empanturro com um Tambaqui assado. Quem nunca comeu não sabe o que perde...


Dona Ângela... Se a senhora puder me apresentar ficaria muitíssimo grato. Como disse moro em apartamento e tenho dificuldades por isso. E pode deixar, só vou falar de bonsai. Um grande abraço a todos.

Léo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Léo !!!!! Laughing Laughing Laughing

Como estamos por aí???? Muitas saudades com certeza , o que é natural !!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Domingo conversei muito com a pessoa que tem o espaço em Niterói de bonsai, que frequento e onde possuo alguns pré-bonsai. Ele é cabo da nossa Marinha de Guerra e quer conhecê-lo..........

Nós temos um compromisso de encontro qd retornar ao nosso país. OK?

Abraços e por favor não me chame de Dona

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 2:50 pm    Assunto: Re: Leonardo Lago Deza Responder com citação

Oi Léo, tudo bem?

Seja muito bem vindo ao fórum!
Muito interessante sua história de vida! E legal também a conciliação de sua atividade com o bonsai! Deve ser por isso que voce faz parte das Forças Brasileiras de Paz! Very Happy ... um pouco brincadeira... um pouco sério... Rolling Eyes
Bem... olhando apenas sob a ótica dos bonsai, o fato de voce ficar longos períodos sem os ver, talvez se compense no retorno, ao notar o belo desenvolvimento que ocorreu neste tempo! Enfim, uma experiência diferente.
Uma coisa te garanto! Voce acertou no fórum! Os colegas daqui são grandes pessoas e bonsaístas. A troca de experiências aqui é muito rica e em pouco tempo voce vai notar isso!

Grande abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil