|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcio celestino

|
Enviada: Seg Abr 12, 2010 5:29 pm Assunto: |
|
|
é isso ai mais a acerola é uma planta exelente para bonsai, boa brotação e não morre facil, abraço. _________________ A.G.B ASSOCIAÇÃO GOIANA DE BONSAI
www.agb-bonsai.com.br
mcsvendas@yahoo.com.br |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sáb Abr 24, 2010 3:45 pm Assunto: |
|
|
Olha a foto da acerola Chokkan será que vai dar certo?
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Colhi essa acerola (Yamadori) podei drasticamente deixando só o toquinho, as brotações foram saindo de um lado e de outro,e favoreceram para que eu aramasse e tentasse esse chokkan. Sei que esse estilo combina mais com as coníferas, mas como não tinha nenhuma planta Chokkan, não resisti.
Dizem que é o estilo mais difícil, pq tem que ter simetria ( ereto formal), galhos paralelos, mas estou achando interessante, até pq não sigo muito as regras ao pé da letra. Só estou preocupado com a densificação das folhas nos galhos, e se vai frutificar nesse estilo, o que acham? _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Sáb Abr 24, 2010 4:54 pm Assunto: |
|
|
muito bem conduzida essa acerola
parabens _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 24, 2010 5:05 pm Assunto: |
|
|
claudionor anacleto escreveu: | muito bem conduzida essa acerola
parabens |
Muito obrigado Claudionor, cara tenho pouquíssimo tempo de bonsaí, vc não sabe como me alegra ouvir isso, o pouco que sei, foi aprendido aqui com vcs, acho que dei muita sorte com essa planta isso sim, após a poda drástica quando fui criar o novo ápice, as brotações foram surgindo uniformes e paralelas, quase que me pedindo para virar chokkan.
Espero críticas e sugestões dos amigos mais experientes... _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Sáb Abr 24, 2010 5:09 pm Assunto: |
|
|
tenho acerola tambem e é uma especie boa de ser conduzida, da resultados muito bons
abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Toczek 1.o PASSO

Registrado: 18/08/09 Idade: 50 Mensagens: 138 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 11:23 am Assunto: |
|
|
Belas plantas, tenho uma duvida de iniciante mesmo, tenho uma acerola q podei drasticamente a 1 ano e meio, hj ela esta super grossa e com varios galhos, qual a época certa para podar ? qd seria a epoca para mudar de vaso?
desde já agradeço
Junior |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 12:01 pm Assunto: |
|
|
Bela planta hraphi,
Saudável ao que me parece.
Tem algumas coisas nesta árvore me me intrigam:
1º - ausência de galhos de fundo; me parece que a planta só tem um galho de fundo, esse que se aproxima do ápice. Deveria ter outros, sem muitos galhos de fundo irá parecer um poste com galhos nas laterais, árvores tem galhos para todos os lados.
2º - a altura dela comparada com o primeiro terço está tremendamente alta, se for continuar nesta altura terá que eliminar os 3 primeiros galhos, se pretende que ela fique ainda mais alta, eliminar os 4 primeiros, assim você estaria respeitando o "Tashiagari" de sua árvore.
Os traços em vermelho mostram o "Tashiagari", mas ainda irá precisar de mais galhos de fundo.
Outra opção se quiser manter estes galhos de baixo é podar, podando também se chegaria a um "Tashiagari" ideal:
Em vermelho a marca de corte, em magenta está a definição do "Tashiagari" e preto o futuro ápice.
Exemplo de Bonsai de Acerola semelhante:
Neste exemplo em particular o autor se compararmos o primeiro galho ainda não conseguiu atingir o "Tashiagari" , porém abaixou um pouco o primeiro galho, melhorando e muito esta noção, e notamos também mais de três, talvez até seis galhos de fundo, contando com os do ápice.
Outro exemplo:
Repare na Acerola do Marcio (DONO DESTE TÓPICO):
Temos mais galhos de fundo que de frente, ideal para Bonsai, visto que na frente precisamos mostrar movimento do tronco (escondendo-o e não escondendo-o ao mesmo tempo), e nas costas profundidade. Muito bom o trabalho do Márcio até o momento, deve estar muito melhor agora após as podas; vamos aguardar novidades.
Espero ter ajudado hraphi, no mais parabéns, a planta parece estar bem saudável, qual a adubação/fertilização utilizada além da mamadeira?
Há! Me permita omente mais uma colocação:
http://bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=1122&sid=c59d20caf077b10dc881af338f331f6c
Visite e leia, tem outros tópicos também muito legais neste Fórum Bonsai em Construção, que irão te auxiliar.
Quando for postar fotos de suas plantas novamente crie um novo tópico no Fórum para discussão apropriada, será melhor para acompanhamento próprio e dos demais utilizadores do Fórum.
Abraço:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 6:41 pm Assunto: |
|
|
Valeu Illex, obrigado pela ajuda, estou esperando brotações de fundo, mas já começei a aramar algumas brotações dos próprios galhos para dar o efeito de profundidade, direcionando-os tanto para frente como para trás, na primavera posto fotos atualizadas, pq também pretendo começar a fazer desfolhas, para que já começe a diminuir desde cedo. A propósito já criei o tópico separado para os usuários acompanharem a evolução da planta, e mais uma vez agradeço as excelentes dicas, abraço... _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 2:45 pm Assunto: |
|
|
[quote="hraphi"]
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Podei seguindo parcialmente as dicas do amigo illex ( com relação ao Tachiagari), tendo em vista que O tachiagari (altura do primeiro galho) no estilo Chokkan deve ser de 1/5 a 1/7 da altura total da planta. Isso se explica porque, sem curvas no tronco, ele fica muito mais evidente. Se usarmos a proporção clássica de 1/3, a árvore ficará "pescoçuda".
Fonte: http://www.bonsaimizuno.com.br/saibamais/estilo/Chokkan.htm[img][/img]
Já começaram as brotações de frente e de fundo, estou direcionando desde novas...
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us
Detalhe das brotações dos galhos sendo direcionadas para frente.
 _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|