FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como fazer estacas de acerola?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 25, 2010 5:18 pm    Assunto: Como fazer estacas de acerola? Responder com citação

Amigos, gostaria de saber como fazer estacas de acerola, qual a epoca mais propícia, como devo fazer, qual melhor tipo de substrato, se preciso usar enraizador.
Por favor me ensinem, la na casa de minha visinha tem um pé imenso de acerola, então tive pensando em tirar uma muda.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 26, 2010 9:43 am    Assunto: estacas de acerola Responder com citação

Ola Guilherme,andei fazendo um a poda em minha acerola e pra nao perder as estacas plantei elas nums estufinhas de garafa pet,materia do Geraldo Iocencio aqui no forum e elas estao lindas com 40 dias ate brotação nova apareceu,quanto as raizes ainda nao deu pra ver mas a evolução delas esta bem,como aqui no sul ja estamos entrando no inverno vou deixa-las ate o começo o começo da primavera pra ver no que da,junto com ela tenho jabu,duranta e hibisco tenho usado enraizador (tiamina) borrifo uma vez por semana pois o substrato esta bem umido deste que coloquei a primeira vez so molhei no começo e ate agora ainda nao regguei mais.Espero ter te ajudado.Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 26, 2010 7:14 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A melhor época para fazer estacas é na primavera, disso todo munda sabe. Mas, se quiser tentar alguma coisa, faça como indicado pelo André. Sempre pode ter sorte e conseguir fazer alguma brotar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 26, 2010 9:34 pm    Assunto: estacas de plantas Responder com citação

Ola amigos,como ja diria meu amigo nickyfury e que tambem sei a melhor epoca de fazer estacas é na primavera,eu é que tenho esta minha tecnica particular de camicaze ainda mais que aqui no sul estamos entrando numa época ruim que é o inverno mas sao experiencias e decisoes kinhas de fazer certas coisas como podas radicais nesta época tipo como fiz em minha serissa a uma semana.Mas é claro que antes de fazer o que faço sempre tento ler muuito sobre o assunto como faço,la li umas duas vezes o topico que achei interessante que é o das materias aqui do forum e tento aprender e entender o maximo,como achei muito interessante as estufas de garrafas pet e tenho me dado muito bem ate agora,mas os riscos sao totalmentes meus pois acredito que so assim aprendo que é fazendo e metendo a mao embora as vezes me arrependo mas depois de perder algo ,mas sempre tiro uma otima lição.Abraços
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Então aguardemos a primavera, acho que vou aplicar essa técnica da estufa.
Mas qual substrato devo usar?
Eu vi uma matéria no globo rural que o ideal é serragem, será mesmo?
Até mais.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 9:53 am    Assunto: Estacas Responder com citação

Ola Guilerme,eu uso somente areia grossa,areiao conforme materia do Geraldo Inocencio,de uma olhada neste topico em materias é interessante.Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 11:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, o pessoal da empresa Eucatex, patenteou um substrato que considero ótimo para estacas, alporques e sementes: PLANTMAX:

http://www.eucatex.com.br/eucatex/substratos/faq.asp

http://www.eucatex.com.br/eucatex/descricao.asp?A1=14&A2=71#

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-05362001000300022&script=sci_arttext

Dentre os materiais usados na composição do plantmax, constam: vermiculita, casca de pinus queimada, fibra de coco queimada, etc. Graças a essas e outras propriedades, é o material mais indicado para germinar sementes e favorecer enraizamento, seja em estacas, seja em material proveniente de alporquia. Eu uso misturado com areia grossa de rio e caco de telha (30% de cada um). Very Happy

É melhor que usar areia pura. Rolling Eyes

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ja utilizei o plantmax é um dos melhores condutores que ja utilizei, infelizmente nao veem mais para minha cidade....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Então vamos comprar esse tal plantmax.

hehehe

vlw Nicky!!
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 4:29 pm    Assunto: Plantamax Responder com citação

Ola amigos alguem tem a composição do plantamax para colocar aqui no furom ,ja procurei e nao encontrei quem abe algo similar.Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 6:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Anota aí:

http://www.holambrasubstratos.com.br/

http://www.biomix.com.br/garden1a.php

http://www.biomix.com.br/garden5a.php

http://www.bioplant.com.br/

Entre no site referente a cada um, veja onde fica a revenda mais próxima de voce. Se não gostar desses, digite no gloogle: substrato bio.... e pesquise outras marcas. Very Happy

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 9:22 pm    Assunto: estacas Responder com citação

Ola pessoal aqui no sul encontrei um tal de Foprtemiz que estou esperimentando a composição é:
-esterco aves;
-esterco de gado;
-terra;
-fibras vegetais;
-cinzas e
-calcario.
è o que encontrei no mercadofaz um mes que estou usabdo ainda nao tirei minhas conclusoes pois o clima ja esta frio e as plantas tendem a crescer menos,vamos ver no que da por enquanto atraves da formula vcs que conhecem mais poderiam me dizer algo.Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 28, 2010 11:37 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, essa composição significa que é adubo e não um substrato, ok? Ao fazermos estacas, replantio, reenvase e alporquia, não podemos usar esterco/adubo. Isso só é possível depois de 45 dias, antes significa a morte das raízes e, em consequencia disso, a morte da planta. Sad

A composição do substrato deve ter:

casca de pinus queimada,
casca ou fibra de coco desidratada ou queimada,
musgo esfagno triturado/fragmentado
vermiculita
outros.

Nada de esterco animal, curtido ou não. Shocked

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 28, 2010 5:14 pm    Assunto: estacas Responder com citação

Ola Nickyfury,obrigado pela dica,nao estou usando o fortemix em estacas ou alporqui somente uso em plantas ja formadas andei raspando um pouco da terra por cima e coloquei uma camada por cima,amanha vou fazer uma corrida as agropecuarias e floriculturas pra ver se acho algo igual ao que me descreveste,ja andei vendo em algumas que frequento mais e as mesmas nao trabalham com material deste tipo mas vou ver se encontro.Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: