FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Pinheiro Vermelho
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 04, 2010 7:15 pm    Assunto: Ajuda com Pinheiro Vermelho Responder com citação

Olá Amigos,

Ganhei esta muda de Pinheiro Vermelho em uma visita a Exposição de Bonsai realizada no Jd. Botânico de SP no último dia 22.05.10.

Sei que ainda é uma muda nova, mas gostaria de dicas p/ conduzí-la, tais cm:

Devo transplantá-la nesse momento p/ escorredor?

Me foi dada cm Pinheiro Vermelho, na verdade eu estava presente qdo a pessoa que me presenteou a comprou e ouvi a informação da vendedora, porém esqueci de perguntar se havia alguma subespécie p/ identificação.

Qto a condução gostaria de sbr se já é viável fzr alguma aramação ou mesmo poda? A preocupação se dá porque tenho medo de deixar muito tempo sem condução e acabar por ñ conseguir brotações em locais propícios, exemplo: determinado galho ficar muito longo e ñ ter mais como forçar brotações internas.

Se tiverem tb opniões sobre estilos e mesmo imagens p/ comparação, fico muito grato.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/

Editado pela última vez por Donegá em Seg Jun 21, 2010 9:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2010 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Preciso mesmo de auxílio com está planta.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 14, 2010 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Donega nao conheço suas qualidades tecnicas e tbm nao sou conhecedor da especie, porem parece ser novato na arte assim como eu....

Até hoje tenho medo da especie "por nao conhecer" unica coisa que sei é que demora muito, muito, muito pra crescer é claro por se tratar de um pinheiro que seu desenvolvimento é lento..
Se estiver começando na arte, sujiro arriscar outras plantas que desenvolvam melhor..

è claro que nao deve jogar esta fora, procure na net e mesmo aqui no forum, tecnicas sobre mamadeira aplique nela, e talvez tera um bonsai futuro...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 8:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Donegá

Eu também adquiri um Pinheiro Vermelho igual ao seu na Expo do Botânico com Kajihara.

Bom, vi que ele se deu bem onde o coloquei, as velas cresceram um pouco e creio que só não cresceram mais devido à falta de adubação, substrato, espaço e devido à estação em que estamos.

Foram dadas as seguintes recomendações:

- Poda: a poda pode ser feita em qualquer período, porém nada de podas drásticas, podando apenas as pontas.

- Transplante: apenas no inverno, com risco de perda da planta se feito em outro período. Recomenda-se esperar ao menos duas semanas de frio intenso - na primeira faz-se o transplante, na segunda o frio serve para acomodação da planta.

- Aramação: é uma planta bem flexível, podendo ser aramada drasticamente.

Acredito que se fizer a poda corretamente ela brotará mais baixo, permitindo uma densificação da copa.
Eu já podei a minha - depois posto algumas fotos aqui. Agora estou esperando para transplantá-la para o escorredor.

Com o tempo vamos trocando ideias.

Abraços!
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 9:04 am    Assunto: Responder com citação

PS: Essas recomendações são baseadas no que observei e são muito superficiais, uma vez que não tenho experiência alguma - aconselho esperar para mexer com tua planta.

Acredito que um bom começo é ler bastante sobre cultivo de pinheiro negro - pode não ser igual o cultivo, mas de qualquer modo, se existir diferenças de cultivo, você não perde nada em conhecimento.

Abraços!
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Marcio

Como disse, aqui vão as fotos da minha mudinha de Pinheiro vermelho:

Antes:

Depois:

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Allan,

Valeu pelas dicas. Vou seguir a recomendação e efetuar o transplante apenas no inverno.

Qto a poda fiquei com uma dúvida sobre o procedimento que tomou. Vc podou as velas tb ou só os galhos?

Obrigado.

Natura Bonsai Brasil

Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Marcio

Foi ambas: poda de velas e galhos.

Eu sou um pouco impaciente - quero ver se podem surgir brotações mais baixas, na parte anterior dos galhos - por isso podei as velas, mas não sei se esta poda é correta ou se tanto faz cortar a vela ou fazer pinçagem (técnica que pretendo conhecer, visualizar - talvez em algum curso). É algo que preciso descobrir.

Também fiz a poda de galhos - retirando o ápice principalmente para refazê-lo.

Já estamos no inverno - agora é aguardar dias mais frios.

Abraços!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 3:25 pm    Assunto: Responder com citação

E ae galera! Os pinheiros, geralmente para formar uma base boa de tronco, deixamos crescer um galho livremente, chamado de broto líder, futuramente será o galho de sacrifício. Um outro galho pré estabelecido, dará a continuação do tronco, quando esse for cortado. É usado para distribuíção da seiva equilibrada na parte inferior da planta, enquanto o galho cresce e vai engrossando a base, após um tempo esse galho é eliminado, dando lugar à outro que cumprirá à sua função. Dando movimento diferente ao tronco e desnivelando à grossura do tronco em relação ao ápice. A pinçagem das agulhas e podas, são essenciais na parte inferior, para densificação da folhagem. Enquanto o broto líder vai crescendo, suas agulhas logo abaixo vão sendo eliminadas, estimulando este crescimento longitudional. Donegá, se quiser, tive uma idéia pra começar.Até
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

Obrigado pelas informações. Pelo que entendi em sua última frase na resposta vc disse que tem uma idéia, estou certo? Se for o caso tenho interesse sim, gostaria mt de sbr sobre essa idéia.

Fico no aguardo.

Valeu amigo.

Natura Bonsai Brasil

MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 10:56 am    Assunto: Responder com citação

A seta branca indica o broto líder, futuro galho de sacrifício. O triângulo acima indica que o broto do meio deve ser preservado e os laterais devem ser eliminados.As agulhas podem ser preservadas, eliminando somente possíveis galhos que brotem lateralmente delas.O galho deve crescer livremente.As figuras que simulam facões, mostram uma sugestão de ponto de corte dos galhos mencionados. As setas pretas indicam sugestões de direcionamento, os traços pretos o posicionamento.

Futuramente o galho do facão superior, deverá fazer a continuação do tronco, quando o galho de sacrifício for eliminado.

Épocas: Limpeza do broto líder, cortes indicados pelos facões e posicionamento indicado pelas setas pretas, podem ser feitos agora.
Final de agosto pode pinçar as velas, firmando o galho com polegar e indicador da mão esquerda para destros e com o indicador e polegar da mão direita, puxe as agulhas com precisão uma à uma, não ultrapassando 50% das agulhas do galho em questão, só por segurança. Juntamente com uma troca de terra e vaso sem poda de raízes.Uma mistura de 70% pedriscos(areia grossa lavada de rio ou cacos de tijolo)com 30% de terra vegetal ou turfa de preferência peneirada. O vaso pode ser um escorredor plástico, que no futuro vai para mamadeira pra bombar.Após 30 dias do transplante, já pode começar adubações. Os subgalhos podem ter suas pontinhas extremas arrancadas com a unha, estimulando gemas laterais de desenvolver, formando a ramificação e compactação da planta, criando galhos densos e pesados de folhagem.
Entre Dezembro e Janeiro pode ser feito outra pinçagem de velas, após este procedimento, pode ser retirado os arames colocados no caso, hoje mesmo né. Adubações é um caso à parte, gosto da farinha de osso e torta de mamona misturadas juntas em partes iguais e postas pra fermentar antes do uso, mas uso também simultaneamente os líquidos(NPK) de diferentes fórmulas, o pinheiro pode ser usado os ricos em (N)nitrogênio
qualquer coisa dá um alô
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

Novamente fico mt grato pelas orientações, com certeza irei segui-las. Vou fazer uma projeção no PS e irei postá-la aqui p/ que verifique se é o que está recomendando.

É bom ter alguém que possa orientar nós os novatos e agradeço tb é claro ao amigo Allan que tb se dispôs a ajudar.

Obrigado amigos.

Natura Bonsai Brasil

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

Fiz uma projeção, muito ruim, mas acho que dá p/ ter uma visão do que imagino que tenha sugerido:

Fiquei com a seguinte dúvida, nos galhos onde indicou os cortes, conforme foto abaixo existem velas nas pontas onde fiz um enquadramento em vermelho, essas velas devem ser podadas.

Natura Bonsai Brasil

Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Donegá

Fiz uma sugestão da poda vamos lá

seta preta: galho de sacrificio

seta vermelha:como apice e da seta pra cima podar

seta amarela:direcionar para baixo

seta azul:manter como primeiro galho e direcionar para baixo

seta verde: elinimar

Pois é uma sugestão minha.

Um abraço!
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Marco,

Vou seguir as recomendações e assim que fizer a poda tiro fotos e posto novamente.

Valeu amigo.

Natura Bonsai Brasil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: