FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Itamar Nobre
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/05
Mensagens: 153
Localização: Natal/RN

MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 9:34 pm    Assunto: Itamar Nobre Responder com citação

Olá, pessoal, sou Itamar Nobre



Tenho 44 anos de idade, nascido e criado em Natal/RN, sou Jornalista, fotógrafo, professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A minha paixão por bonsai teve início, por incrível que pareça em março desse ano (2005).
Antes, mesmo sendo um apaixonado por plantas, nunca me interessei por bonsai. Mas,de tão envolvido nos estudos e pesquisas no meu Doutorado (que concluo em novembro próximo), necessitei de um alimento para a alma e, como um estalo, sem influência de ninguém pensei em fazer bonsai, depois descobri que um outro amigo tb jornalista, já fazia isso e um outro amigo doutorando tb. Só então comecei a me envolver.
Comecei a pesquisar na Internet, comprei o livro Cultivando bonsai no Brasil, fiz meu primeiro yamadori, me envolvi nos demais e agora já possuo no meu pequeno quintal mais de 100 plantas (exemplares repetetidos). Não possuo nenhum bonsai. Mas também não tenho pressa. E isso o bonsai me ensinou. O fato é que nos meus intervalos dos estudos, qdo estou mt cheio, corro para as minhas plantas, me agacho diante elas e observo seus detalhes. Leio seu íntimo, me alimento espiritualmente.
Assim, descobri que esta é a saída para meus momentos agonia. Estou mais peno, mais sereno e não consigo passar um dia distante delas sem pensar na sua imagem. As plantas que mais têmme atraído são o pau-mualto e o cambuí. Depois que me envolvi com o bonsai, a minha esposa tb se engajou comigo nos yamadoris e fazemos juntos. ela tb gosta. Tb gostamos de peixes, tanto de pescarias como de aquarismo. Assim nos envolvemos com a natureza.
abçs para todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2005 5:08 pm    Assunto: Re: Itamar Nobre Responder com citação

Olá Itamar,

Fantastico a sua busca pelo Bonsai como alimento para a alma. Todos nós deveriamos ver o Bonsai de outra forma. Acredito que o momento de trabalharmos nossas plantas, deva ser um momento de total desprendimento dessa realidade, devemos ver as nossas plantas como filhos, pois somos como pais para as mesma, temos de cuidar, alimentar, educar, se nao elas perecem. Muito bom tambem, ter sua esposa ao seu lado no cultivo do Bonsai, é muito gratificante termos uma pessoa de quem gostamos e que esta sempre do nosso lado praticando junto com a gente´, nao é verdade? Minha namorada esta aprendendo aos poucos comigo, espero que um dia possamos trocar algumas plantas e ideias mais aprofundadas um com o outro sobre Bonsai. Bem amigo aqui fica o meud esejo de que voce continue na sua busca por mais e mais alimento para a alma, que é o nosso e nossos filhos os Bonsai. T+ amigo.

Abraços:

Illex


P.S.: Esqueci de dizer outra coisa meu amigo, o seu ponto de vista quanto a paciencia é fundamental, sem ela nao existe Bonsai. Paciencia é tudo, com ela sempre teremos otimos Bonsai. T+.
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/05
Mensagens: 153
Localização: Natal/RN

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2005 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Illex, mt obg pela sua participação na minha apresentação. Creio que um dos sentidos da vida é o ser humano realizar algum objetivo, qualquer que seja, associando razão e emoção nós somos ao mesmo tempo homo sapiens e homo demiens, ou seja, racionais e sentimentais (para o bem ou para o mal). O exercício do amor pelo ser vivo é um exercício que envolve estas duas qualidades do humano. E,creio, somos árvores: somos plantados sementes, cultivadospara cresçamos saudáveis, envelhecemos, perdemos nossas folhas, nosos galhos, edfinhamos e morremos. Então, cuidar da árvore é cuidar de nós mesmos e estou aprendendo bonsai para cuidar demim e da árvore.
Sou como descreve o poeta Manoel de Barros (na poesia que segue abaixo):

Deus disse: Vou ajeitar a você um dom:
Vou pertencer você para uma árvore.
E pertenceu-me.
Escuto o perfume dos rios.
Sei que a voz das águas tem sotaque azul.
Sei botar cílio nos silêncios.
Para encontrar o azul eu uso pássaros.
Só não desejo cair em sensatez.
Não quero a boa razão das coisas.
Quero o feitiço das palavras.

abçs
itamar nobre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2005 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Olá Itamar,

Realmente sua colocação foi muito boa. para mim nao existe Bonsai sem sentimento, a partir do momento que praticamos uma coisa e a tornamos mecanica, este coisa, perde seu sentido puro. Belo poema, nao conhecia. T+ amigo.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Anselmo Dutra



Registrado: 11/09/04
Mensagens: 71
Localização: Campo Grande - MS

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2005 9:17 pm    Assunto: Como você é Responder com citação

Itamar
Muito bonita essa sua mensagem de amor à vida. Todos nós, que temos o bonsai não como hobie mas como arte, amor, vida, temos algo em comum. Apesar de sermos novos nos estudos do bonsai (tb tenho pouco tempo) sempre seremos aprendizes, pois cada planta é uma planta diferente, mesmo que seja da mesma espécie (nem os dedos de nossa mão são pareceido ...) Tenho certeza que os grandes mestre ainda estão aprendendo. O envolvimento da família é importante. Minha mulher e minha filha de 6 anos me ajudam tb.
Parabéns e conte comigo para troca de mensagens e bate papo.
Um abraço
Anselmo Dutra Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil