Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 12:31 pm Assunto: Ficus em torno dos 3 anos |
|
|
Bom dia galera do forum.
Gostartia de compartinhar algumas opiniões sobre este ficus.
Não sei bem certo o que fazer com ele, fico agradecido que puder dar opinioes sobre o formato que posso dar a ele.
Segue fotos.
Obrigado a todos que venham a colaborar!!!!!!!!!! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 6:49 pm Assunto: |
|
|
Ola Doug ..
Bom , lá vai :
Vc nos mostrou varias fotos , mas todas do mesmo angulo/lado da planta ... tente fotografar de varios lados e de cima... ajuda muito nas opiniões ..
O tronco precisa ganhar mais conicidade e se fixar melhor na rocha , para isso , enrrole borracha ou insulfime nas raizes/rocha e enterre numa bacia grande com furos no fundo e laterais ..
O substrato deve ser drenante e nutritivo ..
Os galhos estão com bom movimento , mas muito longos e sem ramificação , o que mostra a falta de podas periodicas .. Vc poderá aramar os galhos e direciona-los para todos os lados , evitando que seu ficus fique como um leque { impressão que eu tive com as fotos ..}
Escolha apenas um galho para ser o apce , os demais devem ser encurtados e aramados .. mantenha o galho mais baixo sem podas, como galho de sacrificio , ajudará a engrossar a base do tronco ....
Neste vasinho , por mais que cuide , vai ter um desenvolvimento muito lento ... mas muito lento mesmo , haja visto que se estivesse numa bacia a 3 anos teria com certeza o tripo do calibre ...
estas são minhas considerações ...boa sorte
Estude muito e leia tudo o que puder sobre fisiologia, cuidados , adubação , especies mais indicadas ... etc.. encontrará tudo nesta escola chamada atelier do bonsai .... |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 10:02 am Assunto: |
|
|
Segue novas fotos
Se alguem puder pode fazer um desenho em cima destas imagens desta forma ira ajudar muito, pois to ainda em faze de aprimoramento na arte dos bonsai pois não faz muito tempo que começei.
Obrigado a todos.
............. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 2:07 pm Assunto: |
|
|
Como você disse, seu bonsai está no começo. No começo, normalmente ainda não colocamos em um vaso de bonsai, porque buscamos que ele desenvolva o mais rápido possível a planta como um todo. Se esta for a sua intenção, sugiro plantar em uma bacia, assim ela terá espaço e nutrientes para se desenvolver melhor e mais rápido. Tem um bom início para raiz sobre pedra, então sugiro que na troca de recipiente, cubra toda a parte da raiz/pedra, para estimular a formação de novas raízes que possam no futuro "abraçar" a pedra por outros pontos. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 8:58 am Assunto: |
|
|
Olha bonsai nao quer dizer que tem que ser grosso e sim parecer com uma arvore certo?
Toda planta tem um potencial, é claro que isso depende de seu dono e observador, algumas plantas sao de dificil condução porem ficus aceitam quase todos procedimentos, e ao meu ver "nada muito tecnico"..
Esta planta tem que ser podado todos galhos proximos ao tronco e reiniciar sua copa pois as folhas estao somente na ponta dos galhos "foi mal conduzida"
A planta responde conforme o que fazem com ela, com esta copa ela dificilmentea vai ficar bonita pois a seiva esta direcionada a muitos galhos nao tendo um dominante, a triangulação no bonsai nao é apenas rega e harmonia da planta, serve para conduzir a força da planta a um apice tornando a planta mais natural em seu ciclo de seiva...........
Assim conseguiria melhorar a copa _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 10:09 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela colaboração de todos eu comprei este pre bonsai e ele ja estava asim com as folhas so nas portas, querro mais opiniões em relação aos galhos pois em relação as raizes ja estou mudando ele para um vaso maior para o crecimento de novas raizes e para elas se agarrarem mais a pedra.
Minha principal duvida é mesmo nos galhos gostaria de ideias, o nosso amigo Markus Von Kossel citou cortar logo acima do primeiro arame (plastico azul) sei lá acho que poderia ter outras opções antes de cortar ali e esperar por novas brotações.
Se algue puder dar novas ideias sobre os galhos eu agradeceria muito.
Obrigado a todos que estão ajudando!!!!!!!!!  |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 3:53 pm Assunto: |
|
|
Deixando crescer e engrossar, também fazendo as podas como o diego falou, que tal algo +- assim?
 |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 4:09 pm Assunto: |
|
|
Ola boa tarde,muito obrigado Nikkei 100 gostei muito do seu desenho (dica) ficou bem enterresante.
se alguem mais tiver alguma ideia assim pode mandar.
valeuuuuuu |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Alguem mais tem alguma dica???
Valeuuuuuuu |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 5:15 pm Assunto: |
|
|
Cara, por hora o que tu deve fazer já esta tudo ai acima nos comentarios dos amigos...
De imediato coloca em um recipiente maior cobrindo a pedra, como já mencionado, faça tb uma poda proximo ao tronco como tb foi mencionado...
Fora isso não há muito para vc fazer no atual estado da planta...
Podes tb tomar outro caminho e radicalizar como sugeriu o Markus...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Gleison Xavier
Registrado: 04/03/09 Idade: 44 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 10:26 pm Assunto: |
|
|
Planta no chão e esquece. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 10:41 pm Assunto: |
|
|
a raiz e a base estão muito bonitos!
A copa esquece.... deixa crescer livre e depois corta fora e começa uma copa do 0!
Essa copa tá bem pobre!
Aproveita o que a planta tem de bom.
A copa é a parte facil!! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
|