 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 26, 2010 11:25 am Assunto: bonsai |
|
|
Esclarecendo aos nobres colegas: quanto mais fácil fragmentar o material cerâmico, mais evidente fica de que ocorrerá uma compactação mais rápida, tornando o material cerâmico mais suscetível à agua da rega diária, de forma que, em pouco tempo, irá se decompor.
Isto posto, temos que o material ceramico mais "duro", é mais resistente, com vida útil maior dentro do vaso ou bacia/escorredor. Considere que o material ceramico tem por finalidade reter umidade no interior do solo, sem ficar muito encharcado. Se ele é fácil de ser fragmentado, significa tambem que irá reter mais umidade junto às raízes.
Por isso prefiro fragmentar material ceramico proveniente de telhas, tipo as ditas "coloniais" e similares. Graças a sua dureza, são as ideais para permanecer maior tempo na composição do substrato, retendo o minimo de umidade necessária para as raízes, considerando o estpaço de tempo previsto de intervalo entre uma rega e outra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Maio 26, 2010 4:09 pm Assunto: cacos de telha |
|
|
Ola pessoal,sobre este assunto mais vale pela minha curiosidade e aprendizado do que uma saida propriamente dita.Depois de quebrar td quanto foi de tijolo e telhas aqui de casa ja nao tenho marrial a muito tempo entao resolvi usar a brita de construção nr 0 pois ela é bem minuscula fiz um tsdte antes para saber de sua retenção de liquidos e a mesma se comportou bem molhei ela e deixei secar ao tempo e levou um bom tempo para secar,quanto a reter material nutriente para as plantas isso ja nao sei dizer mas acho que alguma coisa deve reter e quanto a planta ficar com solo compacto isso nao ocorre pois ficaou bem drenante nas que coloquei entao estou usando a brita nr 0 os mais entendidos poderao opinar sobre minha escolha.Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 26, 2010 6:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
André, o uso da brita rende bem no cultivo de orquideas, até onde sei. Isso se deve ao fato de que a brita é empregada quase que exclusiva no vaso, sem nenhum componente organico, e a planta, geralmente, é cultivada em local coberto (sombrite) ou sombreado, o que proporciona um aumento da umidade.
Claro que, no caso do cultivo do bonsai, a brita iria entrar como mais um componente, e não isoladamente. Resta saber se, de fato, ela iria proporcionar ou propiciar a umidade necessária para a manutenção das raízes capilares dentro do vaso.
No link abaixo, o cultivador Francisco M. W. Tognoli, membro do Círculo Rioclarense de Orquidófilos, esclarece o uso da brita no cultivo de orquideas:
http://www.freewebs.com/cos1971/curiosidades.htm
É uma matéria interessante, que julgo oportuna, vez que esclarece dúvidas a respeito do uso da brita, e sua capacidade de reter umidade. Até onde eu pensava, a brita é um material duro, sem os micro orificios caracteristicos do material ceramico. Sem essa caracteristica, pensava então, que não haveria como reter umidade. Bem, pelo visto, estava equivocado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Maio 26, 2010 9:28 pm Assunto: caco de telha |
|
|
Ola amigo nickyfury,obrigado pela diga do link é claro que vou ler,pois é pessoal se da certo ainda nao posso dizer pois estou usando a mais ou menos um mes e ainda nao consegui ver resultados pois ainda utilizo as mesmas tecnicas de rega e adubação que com minhas plantas com cacos de tijolos.Tenho plantas com as duas tecnicas vamos dizer assim tijolos e brita,acredito que se der problema as com brita elas irao dar algum sinal pois td os dias estou de olho nelas entao podes se dizer que conheço tds as minha splantas e ao menor sinal estou atento.Como aqui no sul começa o inverno e as plantas tendem a evoluir muito lentamente talvez os resultados venham mais tarde mas estarei atento e a qualquer sinal negativo postarei minhas conclusoes aqui,pois a saida de usar a brita foi entre comprar tijolos para quebrar e as britas que acabei ganhando de um amigo com uma casa de material de construção e pela urgencia que tinha no material decidi experimentar.Abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
prumodeq 2.o PASSO


Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 11:31 am Assunto: |
|
|
Acredito que no lugar da brita, seria melhor utilizar pedrisco (utilizado para asentar pedras e pavers em calçada) que nada mais é que a brita bem moída, com medidas de 6 a 0,075mm, logo bem peneirada acho que dá para fazer parte da composição do substrato... não? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 5:18 pm Assunto: Caco d telha |
|
|
Ola pessoal,somente para ilustrar e desculpe-me as fotos do meu celular espero que de uma noção do que eu estou usando.Fiz um teste ontem com as britas nr 0 aqui do suk molhei elas e estendi em cima de uma toalha plastica com o tempo nublado elas concentraram umidade por 11 horas acredito que concentrem humidade no solo e acredito que nutrientes tmb,nao sou base de nada apenas estou trocando informações ate para meu aprendizado. Abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nenamachado

Registrado: 29/06/10 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Itapé-BA
|
Enviada: Sex Jul 02, 2010 8:56 pm Assunto: |
|
|
como sou muito cara de pau rsrsr.... fui na loja de construção e perguntei se eu podia varrer e recolher os cacos que sobravam na área que eles empilham os tijolos. Expliquei par que iria usar... Recolhi tudo, peneirei, o que sobrou mergulhei na auga e quebrei com uma marreta numa pedra de concreto. Deu certinho... _________________ "Aprende, como uma das tuas primeiras obrigações, a dominar-te a ti mesmo".
Pitágoras |
|
Voltar ao topo |
|
 |
newgalileu 1.o PASSO


Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Sex Jul 02, 2010 10:30 pm Assunto: |
|
|
Para quem tem dúvida do uso daquele triturador manual, eu digo que funciona, pois é o que eu uso. Só tem alguns detalhes. Para triturar tem que quebrar em pedaços pequenos senão ele não puxa. Tem regulagem para o tamanho dos grãos mas mesmo assim tem que peneirar depois. Uso um peneira de feijão e embaixo dela uma peneira de arroz, para ter dois tipos de granulação. Mas o mais chato mesmo é a dor no braço de tocar aquela manivela. Ainda quero comprar um elétrico. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Sáb Jul 03, 2010 10:40 am Assunto: |
|
|
Newgalileu, obrigado - você tirou uma dúvida que eu tinha... Eu também gostaria de um triturador elétrico, mas enquanto isso, só na porrada mesmo hehehe
Bom - e aqueles pedriscos de aquários, sem tingimento (corante), são bons? É outra dúvida que tenho...
Abraços! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|