FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia de Acer buergerianum (atualizado 5-10-11)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 1:09 am    Assunto: Alporquia de Acer buergerianum (atualizado 5-10-11) Responder com citação

Ola, gente!
No dia 13 postei aqui uma opinião sbre um Acer buergerianum.
Bem decidi que farei a alporquia no final de julho, coisa que eu ja pensava ha anos!
A única questão é que não sei em que local do caule ou: será que não vale a pena fazer nas pequenas raizes que ja "viraram" troncos??
Seguem algumas fotos das pretenções:

NO TRONCO:
[img]<script></script><noscript></noscript>[/img]

NO TRONCO MAIS A CIMA:

NAS RAIZES:

O que vocês fariam? Sera que o fluxo de seiva nas raizes pequenas não é pequeno demais para fazer o alporque?
O corte tem que ser logo a baixo do anel,certo? ou logo abaixo da emissão das raizes?
Será que um cicatrizante vai bem ao retirar o alporque?

Aguardo opiniões,

abraços

Editado pela última vez por gpsabino em Sex Out 05, 2012 12:42 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 7:28 am    Assunto: Responder com citação

Se vc já tomou essa decisão a anos acho muito difícil vc voltar atrás, mas sendo minha não faria alporque não...
Teria que reconstruir o nebari, mas não é nem por essa desvantagem, e sim pq raiz sobre pedra dá um charme de velhice a mais na planta, se vc não está satisfeito experimente trocar de vaso, enterrar mais a pedra, ou até mesmo tentar um peiijing, enquanto muitos passam anos trabalhando para conseguir esse efeito, vc quer desmanchar, mas não considere como crítica, cada um tem seus gostos, eu por exemplo não admiro muito bonsais estilo literati, acho pescoçudos, e parece que não tiveram trabalho nenhum pq vejo tantas plantas "normais" assim.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 10:25 am    Assunto: Responder com citação

Gpsabino, porque optaste pela alporquia? O que te levou a querer isto para a planta?

Também concordo com a opinião do Hraphi, mas esta é a nossa opinião. O que vale é o desejo do dono.

Tantas vezes vemos estruturas como a do teu Acer, com aparência de material antigo, e vejo colegas e amigos efetuando podas drásticas ou alterando totalmente o desenho da planta.
Não que isto não seja necessário, as vezes é só o que resta para a planta... mas acho este teu exemplar tão natural!

Enfim, fica a dica. De qualquer forma tens um grande material nas mãos.
Posta pra gente tuas intervenções e evolução.

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 1:46 pm    Assunto: o porquê da decisão Responder com citação

Olá, Rhapi e renato.
Obrigado pela pronta resposta. Penso em fazer a alporquia pois a raiz exposta é muito delicada perto da grossura do tronco. Me incomodo um pouco com a rocha também que não está nem um pouco fixa na planta. Ja até retirei ela.
Na época em que adquiri a muda em itapecirica da serra (há uns 6 anos), a fixação não havia sido feita com tanta dedicação. gostaria de tentar uma técnica no alporque que agilizasse o desenvolvimento do nebari.
Minha dúvida é: em que ponto fazer o alporque e onde modificar a planta para obter um Moyogi bacana?

Obigado,
gabriel
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Gabriel, então se já retirou a pedra a decisão está tomada. As fotos podem enganar, mas de certa forma concordo com a interferência porque as raizes de fato não estavam bem acopladas a pedra, o que é necessário para o estilo raiz sobre rocha. Claro, poderia ter optado por técnicas de amarração com borracha, fita elástica etc... para forçar elas a se adaptarem bem a pedra.
Bom, mas parece que já foi. Então ao invés de fazer exatamente um alporque, acho que correria menos riscos fazendo apenas um estrangulamento no logal desejado, que no meu entender o melhor é o mostrado na segunda foto. O da primeira foto, deixa fora aquela raiz e a planta vai privilegiar esta e talvez nem crie outras, ou serão muito finas com relação a esta que ficou, e o nebari nào será bom. A terceira foto, não ajudará em nada na formação do nebari pois serão raizes longe do tronco e o nebari mesmo ficará igual como está. Então a segunda foto mostra um local, onde parece até haver uma leve inversão de conicidade. Se o estrangulamento for feito no risco vermelho de cima desta foto, as raizes sairão no local certo, que é o ponto mais grosso do tronco. Como fazer: com um arame de grosso calibre, amarar ao redor do tronco dando um nó de aperto. Enterrar a planta com todas as raizes do jeito que estão, colocando substrato até uns cinco centímetros acima do arame. Esperar enraizar bem. Acho que seria bom deixar até o próximo inverno/primavera e só então replantar cortando a parte de baixo da amarração.
Bom, ficou meio longo, mas acho que eu faria por aí.

abraço
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião eu deixaria como está o sonho de muitos e ter uma arvore como essa a rais sobre a pedra é um dos estilos mais lindo e dificeis.
Se essa arvore fosse minha eu a deixaria mais um tempo no escorredor e depois a palantaria em um vaso bem bonito e me orgulharia muito de ter uma arvore assim.
Pensse bem!
até!
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 6:38 pm    Assunto: obrigado a todos Responder com citação

Olá!
Muito obrigado a todos pelas opiniões. Decidi que farei o estrangulamento mesmo no final de julho!
Elio, te mandei uma MP perguntando alguns detalhes do procedimento, ok?

até!
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente...é um belo exemplar e uma pena.Enquanto muitos colegas passam anos trabalhando para conseguir esse efeito, vc quer desmanchar.
Maaaaaaaas cada um cuida do seu bonsai.Sorte ao futuro procedimento!!!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Concordo pelnamente com os colegas de que poderia continuar com o estilo raiz sobre pedra, que é belo, e não muito fácil de se obter.
Mas talvez alguns detalhes passaram dasapercebidos pelos colegas: primeiro, para um estilo raiz sobre pedra, esta planta não estava com as raizes devidamente acopladas a pedra. As razies na maior parte estava soltas, até bem afastadas da pedra. Segundo, o Gabriel escreveu acima que até já retirou a pedra. Terceiro, esta pedra não estava adequada a esta planta, a não ser que fosse adaptada. Bom daí viria a sugestão: caso optar por continuar com o estilo de raiz sobre pedra, que é um estilo muito bonito e que muitos trabalham anos para conseguir uma boa composição, teria que pegar esta ou outra pedra e entalhar sulcos com o perfeito encaixe das raizes, pressionar contra a pedra, eventuais raizes que ainda ficassem afastadas, colocar a planta a bombar no crescimento para que as raizes ao engrossar firmassem mais ainda na pedra, e finalmente esperar a passagem dos anos fazendo crescer limo e musgos nas ranhuras feiats na pedra a fim de desaparecer a artificalidade desta intervenção. Em nome de um belo trabalho, acho que valeria a pena. Mas sobretudo deve prevalecer a vontade do proprietário, que citou esperar desta planta um belo moyogi. Bom, ficam as sugestões...
abraço
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamente com o Élio, como diz o ditado "No pain, no gain"...

A maior parte das pessoas quando olha para um bonsai analisa apenas a parte aérea, sem dar o devido valor para o nebari, raízes, tronco, ou melhor dizendo, a estrutura do primeiro terço da composição.

De fato este primeiro terço é o alicerce onde o bonsai é construído, se o colega insistir com o projeto sem uma reformulação, quando passarem 10 anos, alguém vai olhar e dizer, "que linda árvore, pena que as raízes não estão devidamente acopladas na rocha", ou então "Pena que não escolheu uma pedra melhor", e assim por diante.

Porém, se esta é sua melhor planta, melhor não ser radical, cultive outras paralelamente. Agora, se no entanto, você já possui outras neste patamar, ou melhores, o ideal é radicalizar Twisted Evil
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 3:33 pm    Assunto: Valeu, Arzi. Responder com citação

Ola gente!
A opção pelo estrangulamento é justamente para ela criar novos enrraizamentos para, posteriormente, ter mais chances de obter um raiz sobre pedra mais ideal!
Não vou desmanchar o que fiz! Vou, simplesmente, fazer novamente com mais "capricho". Quando obtive a muda, como ja falei no 1º post, a raiz não estava bem encaixada.
Só me resta executar o estrangulamento num vasão, esperar um enrraizamento bom (daqui 1 ano ou 1 ano e meio) e procurar uma nova rocha ideal!

Abraços e muito obrigado pelas dicas Arzi e Élio!
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 8:02 pm    Assunto: Atualização Responder com citação

Segue a atualização desse meu Acer buergerianum.

A alporquia do tipo torniquete foi muito bem sucedida, verifiquei grande quantidade de raíz.

Deixei um galho de sacrifício continuando o galho principal e fiz a descfolha brevemente recuperada (agora ja está com novas folhas).
Resolvi postar desfolhada para melhorar a visão do Moyogi pretendido.

Abraços!

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 12:00 am    Assunto: Responder com citação

atualizando- fotos do início de 2012:
<script></script><noscript></noscript>

setembro/2012:
<script></script><noscript></noscript>
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Belo desenvolvimento, bela planta, acompanhando!!!!!!
T + abraço!!!!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

gsabino, parabéns pelos resultados até aqui. Aí está a prova de que tem que se ter paciência e muitas vezes ousadia para se chegar a um bom trabalho final. O problema é que a maioria tem pressa no resultado, então não quer perder, não quer retirar galho, não quer recuar em determinado procedimento, não quer retirar um defeito porque representa recomeçar, conseguindo assim apenas um material sofrível. No seu caso, o bonsai ainda pode não ter "aparecido" mas o material em si evoluiu muito. A parte final de copa, é a mais fácil de se obter. Isso a gente demora para entender, aceitar e praticar.
Parabéns.
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: