Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Out 13, 2005 10:42 am Assunto: Shimpaku em Mandaguari |
|
|
Oi Mário, oi pessoal,
Estou colocando aqui as fotos de um shimpaku que trabalhei no Encontro de Mandaguari deste ano.
Fazia anos que não trabalhava shimpaku e aproveitei a ocasião prá discutir minha idéia com vários dos demonstradores presentes, entre eles Tramujas, Rock Jr, Zezão, David Benavente, Hidaka, Takeshima, visando captar as diferentes abordagens e pontos de vista. Foi bastante interessante, curioso e proveitoso!
Planta original, já fotografada pelo lado escolhido como frente
Uma passagem marcante ocorreu com o Sr. Takeshima, que me impressionou pela simpatia, simplicidade, humildade e competência.
Muito prestativo com o pedido de opinar sobre minha idéia, ele observou a planta atentamente, olhando de muito perto. Em seguida, alegou dificuldade com a visão e passou a tatear a planta para sentir melhor o trabalho que eu estava desenvolvendo!
Pelo tato, me sugeriu alargar o shari que havia feito, pois na cicatrização haveria uma boa redução da largura original!
Idéia prontamente acatada! e, mesmo sem ser a intenção, deu uma aula de sensibilidade em todos os sentidos!
Trabalho básico realizado
Primeiro refinamento de jin's, shari e envasado.
Neste momento não foi possivel um melhor posicionamento da planta no vaso, devido a uma massa de raízes muito concentrada num lado do tronco. No próximo replantio será melhor posicionada.
Sugestões e críticas são muito bem vindas!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Out 13, 2005 11:12 am Assunto: |
|
|
Charles, disse lá e digo aqui: "Que beleza, meu amigo!". Fico sempre admirado quando vejo os trabalhos realizados como este pois, sinto uma dificuldade terrível para realizá-los.
Parabéns mais uma vez! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Out 13, 2005 11:34 am Assunto: |
|
|
M-A-R-A-V-I-L-H-A Charles
seus trabalhos sempre nos mostram muito refinamento e bom gosto, e lá em Mandaguarí não deve ter faltado inspiração heim!!!???
tá bom D+... o que achas de mostrar um pouquinho do final (ou começo???) do shari que vem do lado direito, próximo da base. Nessa frente ele não aparece direito...
e o ápice vocë vai direcioná-lo levemente para a esquerda, conforme a base???
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 14, 2005 8:42 am Assunto: |
|
|
Oi Mário, tudo bem?
Pois é meu amigo.... voce tem mesmo esta característica de "jogar a gente prá cima", com seu comentários elogiosos!
Valeu... vale muito pelo estímulo a todos nós...
E afinal, o mesmo se aplica a mim em relação aos seu penjing, verdadeiras miniaturas da natureza numa bandeja, para o quais, estou longe ter sua habilidade! Parabéns por eles!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 14, 2005 9:02 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre...
Verdade! Foi muito bom ter ido a Mandaguari!
Olha, o final do shari de fato é aquele "biquinho" que termina na parte inferior direita. Parece mesmo que ele continua do outro lado, mas é só impressão.
Eu ainda estou avaliando se aumento este shari, tanto na largura como abaixando um pouco mais o final dele. Aí sim ele contornaria um pouco mais o tronco, em relação ao final dele embaixo.
Sobre o ápice (o que pretendo mesmo que seja o novo ápice), já está voltado para a esquerda, acompanhando a inclinação do tronco. Acontece que ele ainda é curtinho e com muito pouco verde (dá prá notar na forto). Por isso eu ter deixado um pouco de galhinhos aramados na parte superior, fazendo as vezes de uma pequena "maquiagem", até o verdadeiro ápice encorpar um pouco mais. Nesse momento decido se elimino ou redireciono os galhinhos que deixei no topo.
Agradeço seus elogios... valeu mesmo!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 12:34 pm Assunto: |
|
|