FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante: 1° Bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlos_george

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2010 11:03 am    Assunto: Iniciante: 1° Bonsai Responder com citação

Ganhei este bonsai de Ficus Benjamina, depois fui procurar saber de onde tinha vindo e qual a idade dele, me diceram que tinha 5 anos. Depois de ler alguma coisas sobre bonsai, fique muito intereçado sobre a arte. Postei este tópico no lugar errado, mas sou um principiante na arte e gostaria de saber algumas críticas sobre meu Ficus. Não sei se tenho um bom exemplar. Grato por críticas construtivas.

Depois de ler algumas coisas sobre adubação, coloquei uma mistura de torta de mamona e farinha de osso e a planta começou a se dessenvolver mais. Aqui na minha região, João Pessoa - Paraíba, o inverno não é tão rigoroso, não é de fazer muito frio. Todos os dias quando vou regar o solo está um pouco seco, mas se passar mais de um dia com o céu nublado ele fica um pouco úmido.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 3:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sua planta parece ótima. Exceto pelo fato de que as brotações estão muito afastadas do tronco. O ideal é aproximá-las mais, fazendo o que chamamos de "densificação", ou seja, uma folhagem mais densa, mas "cheia". Para conseguir isso, vc terá que retirar a planta do vaso atual e replantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: areia grossa, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal. Sem isso, para conseguir adensar irá demorar muito tempo e nunca ficará totalmente bonita a sua planta. Very Happy

Vc sempre poderá retornar para o vaso atual, após obter esse resultado, depois de uns dois ou tres anos de cultivo na bacia. Very Happy

Outra mudança que fará bem é em relação a frente da planta. Na visão atual, sua planta aprensenta um tronco em forma de arco. Isso pode ser facilmente corrigido, bastando mudar a frente da planta a ser exposta. Outra maneira é corrigindo o tronco. Isso pode ser conseguido fazendo enxertos no tronco com plantas novas, obtidas a partir de estacas de cortes de galhos da própria planta. As estacas, plantadas na primavera, renderão novas plantas que irão possibilitar o preenchimento gradativo do tronco, anulando a forma de arco, agregando maior robustez para sua planta. Very Happy

A adubação segue correta, mas pode encher mais os potinhos, além de aumetar seu numero no solo do vaso. Passando para a bacia, poderá aumentar a adição e aporte de adubo, favorecendo uma aceleração na resposta da planta, em termos de novas e vigorosas brotações, além de auxiliar na fusão dos enxertos, caso opte por executá-los. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 10:41 am    Assunto: Responder com citação

uma projeção ousada.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
carlos_george

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Laudir,

Gostei muito de tua projeção. Quando essa plantinha chegou na minha casa, estava com os galhos mais apical entrelaçados, entao, desentrelacei-os.
Em que época eu poderia ta fazendo essa reestilização?
Sei que estamos no inverno e é tempo de dormência das plantas, mas o inverno aqui no nordeste nao eh tão frio e a planta está com muitos brotos.
Coloco ela em um escorredor e faço a poda???

Grato pela atenção,

Carlos George.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 4:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Melhor aguardar o inicio da estação primaveril, antes de fazer qualquer alteração. Ainda que não pareça, dado o clima reinante aí, o inverno é sentido pelas plantas mais que pelas pessoas. Very Happy Além do mais, é sempre bom lembrar: paciência, sempre. A pressa é inimiga da perfeição. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: