FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Principiante precisando de ajuda.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Sex Jul 30, 2010 7:40 pm    Assunto: Principiante precisando de ajuda. Responder com citação

Pessoal sou principiante mesmo por isso estou postando duas plantinhas para Vocês me ajudarem eu pensei em fazer um mame dela, mas não sei ao certo, conto com vocês aceito críticas é principalmente sugestões.

Essa pitangueira foi a minha primeira planta eu a ganhei ainda bem pequena um raminho ai ela engrossou um pouco e comecei a trabalhar nela.





Esta é minha segunda tentativa um limoeiro que eu tirei do pé do muro bom ta meio sem folha por que eu viajei e deixei o meu vizinho tomando conta ai ele na regou direito.





Bom pessoal é isso ae espero que me ajudém apontém os meu erros e me mostrem o melhor caminho não são plantas muito robustas mas ja estou com elas a algum tempo tentando tranformar em Bonsai, abraço a todos desde ja grato. Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Jul 30, 2010 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

ola, primeiramente seja bem vindo ao forum!
Realmente as plantas estão pouco incorporadas, te aconselho plantalas em uma bacia com substrato rico em matéria organica e drenante (50%areia, pedriscos 50%material organico) sem poda de raiz, bastante sol e rega moderada, deixe as plantas crescerem livremente, até lá va estudando o melhor estilo para cada uma delas, é importante tmb que vc retire ests matinhos dos vasos Wink
Este limoeiro me parece estar com conicividade invertida, isto é, a parte de baixo do tronco esta mais fina que a parte de cima, ou se caso isso for uma raiz a enterre para que estte problema não ocorra futuramente!

No mais ... boa sorte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Sex Jul 30, 2010 11:24 pm    Assunto: limoeiro Responder com citação

sim eu pensei nisso mesmo para que elas engrossem bem o tronco eu quero fazer dos dois mame bonsai, já o limoeiro é só impressão na verdade o tronco faz uma curva sinuosa e dependendo do ângulo parece que é mais grossa, valeu pela dica. Wink
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 38
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Rafa, tem muito matinho no jarro, dá uma limpeza nele, assim o bonsai n vai ter que dividir os nutrientes c eles...
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09
Idade: 48
Mensagens: 1056
Localização: BELÉM-PA

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 5:24 pm    Assunto: HUM Responder com citação

SE FOSSEM MINHAS,,,FARIA TUDO ISSO QUE O PESSOAL FALOU AÍ EM CIMA,,,E COLOCARIA NA MAMADEIRA.
_________________
O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 2:37 am    Assunto: Responder com citação

Elas realmente estão precisando engrossar, mas a primeira coisa a ser feita é eliminar todo essa mato dos vasos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 7:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafaranter, os japoneses apreciam muito trabalhos de bonsai em tamanhos reduzidos, conhecidos por nós como MAMÊ, que nada mais é do que um mini bonsai, com altura máxima variando até 10cm. Mame, em japones, é o mesmo que feijão ou semente de feijão, para ter uma idéia do significado disso. Assim, podemos ter uma idéia de que um bonsai trabalhado nesse sentido é algo bem pequenino, mas que deverá aprensetar todas as caracteristicas de um verdadeiro bonsai: porte, elegancia, estrutura aerea definida, etc. Very Happy

Vc está no caminho certo, com sua planta. Há, a meu ver, diversas possibilidades de trabalho para fazer, dela, um lindo bonsai mame. Eis alguns bonsai japoneses semelhantes, para vc usar como referencial:







[img]http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:z4J8LCeiUBLFHM:http://blog-imgs-24.fc2.com/k/o/k/kokeya/620ss.jpg&t=1[/img]







[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/b5/a2/himegaki_jugei/folder/6100/img_6100_23912197_1?1235136604[/img]

[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/8b/7f/ruupu2880/folder/1038992/img_1038992_49438556_1?1259409303[/img]

[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/8b/7f/ruupu2880/folder/1038992/img_1038992_49438556_0?1259409303[/img]

Observe que uma das plantas, originalmente, estava plantada num vasinho plastico preto, como é geralmente comercializada no Japão esse tipo de planta. Depois, com a escolha de um bom vaso ceramico, a planta foi transplantada:



Continuando:





Alguns cultivadores torcem o nariz para plantas assim. Mas a bem da verdade, vai do gosto de cada um o que fazer com sua planta. Afinal, se o cultivador quer um bonsai com a planta que possui, nada obsta que a recondicione em um vasinho e usufrute, desde já, do que considera ideal para si mesmo. Very Happy

Claro, sempre podemos priorizar um engrossamento do tronco, ou buscar uma estruturação fina e complexa na parte aerea, ou um bom nebari, antes de envasar nossa planta. Mas, como mostram os exemplares acima, tambem podemos fazer como os japoneses e partir para o envase de plantas pequenas, que guardem em si mesmas particularidades peculiares e diferenciadas, atrativas visualmente falando. Very Happy

A observar apenas o cuidado e esmero do resultado final, que deverá ficar apresentável sob todos os aspectos, não somente para nós mas igualmente para os outros cultivadores ou leigos que virem nosso trabalho concluso. Very Happy

Um detalhe: por conterem pouca terra ou substrato no interior do vasinho diminuto, essas plantas precisam de um tratamento diferenciado em relação a seu cultivo e manutenção. Assim, é comum usarmos bacias plasticas ou similares, contendo areia grossa de rio ou outro material organico, onde depositamos os vasinhos, sem enterrá-los, e que serão igualmente molhadas quando da ocasião da rega diária. As raízes que porventura vierem a nascer e crescer, saindo pelo orificio de drenagem do vasinho, atingindo o solo e ali se ramificando, deverão ser constantemente cortadas, sob pena de prejudicar o nosso árduo trabalho de conservação. Eis um exempla de uma bacia contendo vasinhos de mini bonsai:



O musgo no solo dos mini bonsai é meramente um recurso de apresentação, e não deve ser mantido pelo cultivadore em período integral. Ele impede a absorção plena da agua da rega diária, além de dificultar o aporte de adubação periódica (o ideal é a cada 45 dias).
Tão logo a planta deixe de ser exibida, retira-se o musgo, acondicionando-o em um vaso apropriado, para uso futuro, voltando o solo do vasinho a ficar limpo e livre desse tipo de parasita. O mesmo vale para os "matinhos" que crescem no vaso, como aparecem nas fotos mostrando sua planta. Very Happy

Se algumas imagens não aparecerem, por gentileza, copie o endereço na barra do IE ou similar e busquem a imagem, pois é muito interessante a meu ver. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 8:08 pm    Assunto: mamê Responder com citação

Oi nickyfury, bom gostei muito do seu post e quero pelo-menos transformar a pitangueira em um mamê mas não sei qual caminho tomar poderia me orientar um pouco. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Abraços desde já grato.
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 10:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafaranter, é bem simples:

Primeiro, retire todas as folhas da sua planta. Em seguida, corte todos os galhos, reduzindo o comprimento deles. Isso visa melhorar a estrutura aerea, proporcionando o que se chama densificação: as brotações irão vir mais próximas do tronco, fechando a copa. Very Happy

Isso pode ser feito agora, que estamos no inverno. Na primavera, que começa oficialmente no dia 22,23 de setembro, vc irá retirar a planta do vaso em que está, cortar as raízes grossas e compridas, cuidando de manter apenas as raizes finas, todas as que houver. Isso irá facilitar na hora de replantar em um vaso menor que o atual. Very Happy

Se não tiver um vaso de ceramica apropriado, e não quiser comprar um agora, use como vaso uma tampa de garrafa plastica do tipo usada para acondicionar amaciantes de roupas:




Lave bem a tampa, faça um furo grande no fundo. Cubra o furo com uma telinha. Use apenas areia grossa de rio, sem peneirar, como substrato. Ponha uma primeira camada de areia, distribua as raizes e cubra em seguida com mais areia. Regue bem e deposite o vasinho em local sombreado, para a planta se recuperar bem, antes de por ao sol. Very Happy

Antes de plantar, porém, deixe a plantinha com as raízes mergulhas em solução contendo hormonio enraizante por uns 30 minutos. Very Happy

O ideal é cultivar a planta nesse tipo de recipiente, para que as raízes adquiram capacidade de desenvolvimento e a planta não cresça, por uns dois anos, antes de replantar em um vaso ceramico. Mini vasos de ceramica podem ser comprados no site da Bonsai Mizuno, Bonsai Center, Terra Bonsai, Bonsai Morro Velho, dentre outros. Não custam tão caro. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 1:20 pm    Assunto: OBRIGADO Responder com citação

Obrigado vou seguir a rsica o seu conselho, e írei postar novas fotos para ver a opinião dos colegas abraços.
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 7:28 pm    Assunto: seguindo orientações. Responder com citação

Bom seguindo os conselhos do nickyfury, fiz uma poda e tirei as folhas agora é só aguardar o resultado em setembro vou transplanta-la para um vaso de MAMÊ, espero que fique bela, já o limoeiro irei plantar em uma bacia para engrossar o caule irei trabalhar diferente com ele.
Aqui uma foto da pitangueira de como ficou aguardo a opinião dos amigos.





Aqui uma foto para terem noção do tamanho.



Abraços a todos.
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 8:55 pm    Assunto: Pitanga Responder com citação

pessoal, seguem as fotos atualizadas optei por não transformar a pitangueira em mame, então a plantei no escorredor, sintam-se a vontade para o opinarem.



_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil