|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 10:36 am Assunto: Tanuki em Caliandra |
|
|
Ontem estava olhando uma das minhas Caliandras que após perder uns galhos principais perdeu totalmente a forma que eu imaginava, então pensei em outras alternativas para trabalhar com a planta.
Pensei em podar rente ao nebari e começar tudo denovo, então achei um pedaço de madeira morta que tinha dos meus antigos aquários e pensei em fazer um Tanuki!
Aqui começa a minha dúvida alguém já usou essa técnica para nessa espécie? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 4:24 pm Assunto: |
|
|
Márcio, tanuki vc pode fazer com qualquer espécie.
Muito importante é conseguir naturalidade no trabalho.
Uma condição extremamente necessária é que o tronco morto seja similar ao da Calliandra.
Ex.: Nunca se conseguiria um bom trabalho usando um tronco morto de Ficus para fazer um Tanuki de Pinheiro Negro.
Poste uma foto da tua planta para o pessoal analisar e sugerir.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 10:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Márcio
falou e disse o amigo Elio... NATURALIDADE é o segredo para um tanuki!
Tenho este tanuki, semicascata, com uma Calliandra surinamensis que pode ajudar nesta tua empreitada:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 10:17 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, beleza de tanuki. É isso aí, naturalidade!
Isso já dá uma idéia pro Márcio.
Para colaborar, coloco meu tanuki de Cambui. Longe de estar da qualidade do teu, Alexandre.
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 10:41 am Assunto: |
|
|
Pessoal, também já fiz um mas o tronco, mesmo com calda, veio a apodrecer. Aproveito para perguntar como vocês fazem pra conservar a madeira morta visto que sempre tem um ponto de contato com o substrato? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 46 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 12:37 pm Assunto: |
|
|
oque eu fiz para evitar o apodrecimento da madeira foi no ponto onde ela fica em contado com o solo eu passei massa plástica destas de reformar carro, funcionou bem podem um tempo depois perdi a planta, pedi para meu cunhado molhar e ele esqueceu, já diz o "velho deitado" se cunhado fosse bom não começava com C U
abraço |
|
|
 |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 46 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 1:28 pm Assunto: |
|
|
oque eu fiz para evitar o apodrecimento da madeira foi no ponto onde ela fica em contado com o solo eu passei massa plástica destas de reformar carro, funcionou bem podem um tempo depois perdi a planta, pedi para meu cunhado molhar e ele esqueceu, já diz o "velho deitado" se cunhado fosse bom não começava com C U
abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 5:15 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Pessoal, também já fiz um mas o tronco, mesmo com calda, veio a apodrecer. Aproveito para perguntar como vocês fazem pra conservar a madeira morta visto que sempre tem um ponto de contato com o substrato? |
Ricardo, eu tratei com Sulfocálcica. Porém, só no próximo transplante (mês que vem) é que irei ver se realmente protegeu.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 8:19 am Assunto: |
|
|
O amigo Élio também é adepto dos saquinhos!
Invadindo um pouco o tópico, mas me conta, como você avalia a utilização deste sistema Élio? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 5:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzi!
Há 4 anos faço os saquinhos com osmocote.
Sempre fiz com meias de mulher. Em 2008 fiz com um tecido (veja saquinho da esquerda) e não gostei.
Ano passado voltei aos saquinhos de meia.
Eu acho a melhor forma de aplicar o omocote.
Tiro, troco, mudo de posição, aumento a quantidade de saquinhos no vaso, diminuo...........é super prático.
Uso o Osmocote 15.9.12 c/micronutrientes - liberação 8/9 meses.
É isso aí, Arzivenko.
abração _________________ Elio
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 10:05 am Assunto: |
|
|
Bom pessoal demorei um pouco pra tirar as fotos mas agora já estão na mão!
A princípio a planta tinha dois troncos e galhos mais baixos, os quais vieram a morrer, quando descasquei a madeira do outro tronco encontrei uma larva, que estava trabalhando escondida a um bom tempo.
A vista inicial da planta
Agora a posição da planta como pretendo trabalha-la. Inclinada para que a copa fique inclinada para a frente.
O detalhe do tronco que pretendo utilizar, é claro que vou ter que trabalhar um pouco com a retífica, de modo que fique mais bem adaptado a árvore, assim como as raízes.
Frente
Verso
Por fim a planta com o tronco para ter uma idéia de como vai ficar.
Espero as dicas e orientações dos amigos! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 12:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Márcio, como bem salientaram os colegas foristas Elio e Alexandre, a escolha da madeira a ser usada no tanuki faz uma enorme diferença, vez que, se for de cor e textura diferente da planta a ser trabalhada, o resultado nunca irá ficar bom.
Com isto, ouso dizer que o resultado que vc obteve não ficou adequado à planta. O tronco, grosso em demasia, ainda que possua uma boa base com conicidade acima, não tem a mesma textura da madeira morta de uma caliandra (que aliás não é resistente ao tempo nem às adversidades do cultivo e trato diários).
O nobre colega poderia usar, com maior sucesso, a madeira morta de um buxinho, por exemplo, ou de um resedá. Elas apresentam uma textura mais de acordo com a madeira da caliandra.
Entretanto, no meu entendimento de estudande e aprendiz de bonsai, eu preferiria, se a planta fosse minha, cultivar e formar uma estruturação mais interessante, desenvolvendo com essa planta um bonsai estilo Literati. Os galhos e tronco finos, principalmente o tronco com um bom movimento em toda sua extensão, conduzem a isso quase sem nenhum esforço por parte do cultivador.
Adotando a frente e posição mostrada na terceira foto, inclusive, bastaria apenas uma redução no comprimento dos galhos, aramação em todos e recondução, reposicionando para dar maior estabilidade visual para a planta. Com isso ela iria ficar mais elegante e apresentável, dentro de um estilo clássico porém sempre atual, um atrativo e tanto para qualquer coleção de bonsai que se preze.
Se o nobre colega se dispuser a tanto, eis um excelente link que mostra várias possibilidades de formação estrutural no estilo bunjin ou literati, como é mais conhecido:
http://photo.blog.sina.com.cn/category/u/1266933041/s/120872/page4
Apesar da pagina estar em Chinês, é fácil pesquisar a galeira, bastando clicar sobre o numero que indica a pagina no canto inferior direito da tela. Analise as plantas mostradas ali e verá que algumas servirão perfeitamente de modelo para um trabalho com a sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 1:33 pm Assunto: |
|
|
Eu havia pensado em alguma coisa no estilo literati mas acabei descartando depois que achei vários pedaços de madeira morta que tinha esquecido que possuia.
Essa madeira e as outras que possuo são todas de raízes de um Eucalípto que encontrei tombado na minha chácara a vários anos,; o que me incomoda nessa não é a dureza mas sim a textura da superfície que como você mesmo falou não iria se adequar a espécie em vista.
Vou fazer um estudo e ver como fica para um literati então; tenho que esperar a primavera mesmo para poder trabalhar com essa planta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|