|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 12:03 pm Assunto: Jabuticabeira apressada |
|
|
Comprei esta jabu no fim de semana passado. Cortei metade da raiz pivodante, sem mexer nas raízes capilares. Desmanchei o torrão, lavei as raízes e coloquei 50% de terra e 50 de pedrisco. Meti logo num vaso para bonsai, por falta de espaço para um vaso grande de treinamento e por achar que não terá que se desenvolver tanto, apenas a copa e, o pior de tudo, o nebari.
O que vocês acham da poda que fiz? Está boa para formar uma jabu natural, ou devo cortar mais alguns galhos para que fique com mais qualidade?
Antes,
Depois
Lado esquerdo
Copa
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 5:21 pm Assunto: |
|
|
Bom, se fosse minha eu abaixaria mais ainda.. buscaria brotações mais baixa. pois ao meu ver ainda ta mt caneluda
=) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 11:03 am Assunto: |
|
|
Eu abaixaria também, só o toco, mas não sei como a jabu responde para poda radical... |
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 10:52 am Assunto: |
|
|
As Jabus respondem bem à podas drásticas, em 30 dias a brotação vem vigorosa, mas eu já tenho algumas muito baixas. Podei novamente para favorecer uma boa conicidade nos galhos e ápice mais natural. E assim tentar amenizar o defeito da ramificação alta.
Gostei do resultado, e o mais importante de tudo isso é que mesmo quebrando a cabeça sobre que galho cortar e que posição colocar, foi meio que por acaso que cheguei a este resultado. A própria árvore mostrou o caminho a seguir.
A questão agora é aparar os toquinhos que ficaram dos galhos cortados bem no meio da árvore. Sei que deveria ter cortado rente, ou côncavo, mas fiquei com receio de perder a planta. Qual seria a solução?
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 7:23 pm Assunto: |
|
|
Flavio agora é hora de dar um bom descanso para ela , já replantou duas vezes em menos de 3 meses não foi? isso estressa a árvore, e no primeiro transplante, salvo engano, vc podou radicalmente as raízes, para caber no vaso raso, e não foi gradualmente, ou seja cortou mais de 1/3 das raízes de uma só vez, isso é quase um yamadori, rsrsrsr.
Se fosse minha, plantaria em um vaso grande com um objeto circular embaixo das raízes espalhando radialmente para formar o nebari e emgrossar os próximos galhos que vão brotar, além de poda radical no tronco, bem baixo.
Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Editado pela última vez por hraphi em Ter Ago 03, 2010 10:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 8:33 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o amigo haphi, um vaso grande pra bombar ela, a arte final ficou muito boa, agora é só espaço pras raízes, costumo dizer pra minhas plantas se elas se comportarem bem em oito anos ganham um vaso.rs _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 10:45 pm Assunto: |
|
|
Ps: Mas não faz isso agora viu? Se for mudar para um vaso grande espera um tempinho para ela se recuperar das intervenções, regar com tiamina, (vitamina b1), 2 vezes por semana, tb ajuda a enraizar mais rápido.
A solução para dar acabamento nos cortes que não foram rentes seria lixar com uma dremel, mas não faz isso agora tb, pq ela está emitindo novas raízes para repor as que foram cortadas e poder continuar alimentando os galhos que ficaram, como essas novas raízes são muito sensíveis e fininhas, com a vibração do equipamento, poderiam partir, por agora é so sombra e água fresca mesmo.
Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Ago 04, 2010 12:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Flavio,
os amigos já deram boas dicas de como proceder com esta muda. Entretanto, vou fazer algumas considerações...
A foto tirada provavelmente no viveiro, mostra uma árvore um pouco alta mas com boa estrutura aérea. Veja; não estou dizendo que as pessoas devam fazer bonsai com árvores altas, mas mesmo na Natureza temos belíssimas árvores de copa alta como a castanheira-do-Pará:
Trabalhar com plantas assim exige uma perícia ainda maior do bonsaísta, mas na minha modesta e particular opinião, EU teria considerado deixar a copa alta porque nem tudo é tesoura e serrote...
Mas repito, é MINHA opinião e por isso mesmo vale apenas como tal...
Eu comprei há um tempo atrás uma Jabu muito parecida com esta tua mas com uma distribuição de galhos inicial que não era boa:
Veja o caminho que resolvi seguir para ela:
O tópico completo pode ser visto aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8903
Por último mais uma dica: As frutíferas em geral preferem vasos (mesmo que definitivos) um pouco mais fundos.
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|