FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus que ia para o lixo
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
Julio, a planta está bem sadia e vigorosa...
se fosse minha, o que eu faria? uma desfolha completa, só assim da pra ver a estrutura dos ramos. Depois disso, seleção de galhos, não deixe como está, com vários galhos surgindo no mesmo nó, selecione 1 galho por nó e corte os outros, depois disso, reduza um pouco cada um dos restantes, pois ficaram bem longos neste tempo. Por fim, descanso denovo, deixa rebrotar intensamente mais umas vez....

Não devo aguardar a primavera para intervir? Estou no sudeste, logo acima do Rio de Janeiro, em Vila Velha - ES. Não temos inverno rigoroso... e ela se encontra dentro de um apto, sem varanda (terraço), mas pega sol através da janela durante toda a manhã.

Agradeço a dica, e é bem como pensava... só não imaginava fazer isso agora!

Abração.

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Julio, concordo com o Arzivenko. A profusão de galhos demonstra boa saúde da planta mas, dificulta a estilização. Se fosse na minha região, aguardaria até o final do inverno. Na tua região, teu clima, não sei opinar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

O frio que tem feito aqui é raro acontecer... a previsão de temperatura mais baixa da semana é de 16º, sendo que dentro do apto não chega perto disso! Frio, por aqui é sinônimo de chuva... não tem chvido intensamente, mas durante a noite tem caído uma águinha.

Não sei se ajuda, mas é o que posso dizer.

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Julio, com 17 graus eu saio de casa com camiseta.. isso não é frio.. Hoje estava 3°C quando saí de casa, e já estou fazendo desfolha, poda e aramagem em tudo, explico o por quê.

Estamos praticamente em agosto, entre 25 de agosto e 07 de setembro as plantas começam a acordar por aqui. Isto quer dizer que falta 1 mês pra brotação. Qualquer tipo de risco com o frio já passou, e eu quero pegar a primeira força de brotação já nos ramos conduzidos. Se deixar pra podar na primavera, as plantas já estarão brotadas, e as reservas acumuladas durante o inverno já terão começado a ser gastas...

Não sei se faz sentido..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ótima brotação. Acho interessante seguir os conselhos do Arzivenko. Só que na desfolha, pensaria em não fazer desfolha total total. Quando fiz desfolha total no meu (e já muita gente no fórum com o mesmo problema), pode perder alguns galhos (que secam). Então deixe pelo menos uma folha por galho na desfolha Very Happy
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, eu imaginei algo do tipo, por isso passei as informações meteorológicas Wink

Sem dúvida será um prazer trabalhar na planta... quanto a brotação, notei que minha jabuticbeira está brotando... estava(estou) aguardando a primavera para reduzir mais o tamanho.

Considerando minha pouca experiência, vou fazer a desfolha, seguindo a dica, também, do Nikkei 100 (obrigado!)... e vou tentar escolher os galhos.. se eu tiver alguma dúvida, deixo os dois (ou mais) ramos e posto uma foto para ouvir opiniões antes de finalizar.

De qualquer forma, devo trabalhar nela só no domingo.

Abração e agradeço a atenção e todas as dicas!

Ps.: por aqui 20, 18° é o máximo de frio que costuma fazer... e o povo anda todo coberto!

Forte abraço a todos.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, o risco de fazer poda (incentiva brotação) e desfolha agora é que a planta, se der alguns dias de sol (aqui em Curitiba está dando 22 graus e sol forte) ela irá largar brotação. E se vier uma geada daquelas?
Aqui em Curitiba ainda não geou..............e todo ano dá geada. Assim, eu espero até o final do inverno, antes de começarem as brotações.
Nesse ponto eu sou meio medroso, Arzi.................hehehehe!!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Élio, aqui as plantas estavam todas brotadas, e veio geada.. deu uma sapecada geral.. bom.. o que é um peido pra quem ta lambuzado? geada mesmo acho que não vem mais por aqui...
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Como ficou depois da intervenção... hoje já tem muito mais folhas e brotos. Por falar em brotos, eles insistem em sair nos nós... não param!

Seguem as fotos:

Forte abraço a todos.

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, Júlio, esta planta em uns dois ou tres anos, vai ser um plantaço!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 8:11 am    Assunto: Responder com citação

Tomara!

Abração.

Forte abraço a todos.

flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 9:04 am    Assunto: Responder com citação

acho que vc nao deveria mexer nela agora deixa ela recuperar um pouco mais ja que foi transplantada recente , mas vc tem um bom material em mãos tenha paciencia e logo tera um belo ficus.
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Já mexi... e já está cheia de brotos, outra vez!

Forte abraço a todos.

adam

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 9:47 am    Assunto: Responder com citação

bem, pelo que tenho visto aqui nesta discussão, só chego a uma conclusão, o ficus benjamina é resistente pra c*&$#@!... rsrsrs, brincadeiras a parte, eu acho que sua planta tem um excelente potencial, e penso que os galhos que não param de nascer estão tentando te dizer algo... Talvez, algo do tipo:
HOKIDASHI, HOKIDASHI, HHHOOOKKKIIIDDDAAASSSHHHIII..... contudo, se fosse minha, faria a ramação para este estilo, mas sua planta tem muito potencial para quaisquer estilos, parabéns!!!
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Gozado, eu já vejo um tradicional, galhos retos, copa perfeita, fechada. Começando dos primeiros brotos, lá embaixo.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: