|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodolpho

Registrado: 20/08/10 Mensagens: 14 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sex Ago 20, 2010 10:25 am Assunto: Iniciando no Bonsai - Dúvidas |
|
|
Pessoal comprei um bonsai ou um pré-bonsai recentemente e gostaria da ajuda de vocês para cuidar.
Sou iniciante não sei nada, peguei algumas informações na rede e no fórum mais estas não sanaram todas as minha dúvidas, e o vendedor só estava vendendo mesmo, não sabia de nada.
Descobri que meu bonsai é um popularmente conhecido como Cedro nana, nome botânico: Chamaecyparis obtusa "nana gracilis". Segundo o vendedor ele tem seis meses. Depois postarei uma foto e vocês me dirão se as informações estão corretas.
MINHAS DÚVIDAS:
1- Ele veio em um vaso de plástico raso, devo mudá-lo para um vaso de "verdade"?
2- Qual a idade certa para começar a modelar, transplantar, aramar, adubar e podar?
3- No vaso que ele veio tem uma grama plantada, devo deixar ela se espalhar ou arranco?
Desde já agradeço a atenção.
Grande abraço a todos. |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Sex Ago 20, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Seja bem vindo Rodopho.
Bem pela sua fala acredito que vc tem uma muda de alguma arvore plantada em um vaso de plastico comprada muitas vezes em supermercados. Se for acredite com essa planta vai ter um longo caminho pela frente. Porem vc esta no lugar certo de uma olhada pelo forum veja as materias de iniciantes como nós.
Agora quanto a mudação do vaso se for a planta que te descrevi mude o mais rapido possivel para não perder a muda. _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Sex Ago 20, 2010 5:43 pm Assunto: |
|
|
Fabio Dougla S. Bezerra escreveu: | Seja bem vindo Rodopho.
Bem pela sua fala acredito que vc tem uma muda de alguma arvore plantada em um vaso de plastico comprada muitas vezes em supermercados. Se for acredite com essa planta vai ter um longo caminho pela frente. Porem vc esta no lugar certo de uma olhada pelo forum veja as materias de iniciantes como nós.
Agora quanto a mudação do vaso se for a planta que te descrevi mude o mais rapido possivel para não perder a muda. |
Obrigado por responder Fabio. Não é exatamente isso, a árvore foi adquirida em uma feira de bonsai que teve na cidade, quem comprou pra mim não colheu as informações que deveria. Já li muita coisa na web, aprendi bastante, mais de tudo que li sobre adubação, rega, cuidados etc... Não informam quando eu posso começar a fazer isso e aquilo essa é a minha dúvida. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 20, 2010 6:20 pm Assunto: |
|
|
Você tem uma grande missão pela frente, adquiriu de cara, uma espécie complicada de se manter viva, muitos bonsaístas experientes, estão abandonando está espécie, pela dificuldade de cultivo, eu não tive e não tenho nenhuma, mas no futuro, penso em ter um exemplar.Bom o que que vai se falar, posso te sugerir que use um solo bem drenante e não deixe que pegue horários em que o sol é muito forte, a planta gosta de luz,mas não de calor, gosta de água mas não terra encharcada e pelo que vejo por aí, cuidar coma adubação, parece ser sensível ao sais, tente uma mistura de agulha de pínus decomposta como parte do substrato(20%)os outros 80% cacos de tijolo ou telha _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Sex Ago 20, 2010 6:28 pm Assunto: |
|
|
marcobonsaipoa escreveu: | Você tem uma grande missão pela frente, adquiriu de cara, uma espécie complicada de se manter viva, muitos bonsaístas experientes, estão abandonando está espécie, pela dificuldade de cultivo, eu não tive e não tenho nenhuma, mas no futuro, penso em ter um exemplar.Bom o que que vai se falar, posso te sugerir que use um solo bem drenante e não deixe que pegue horários em que o sol é muito forte, a planta gosta de luz,mas não de calor, gosta de água mas não terra encharcada e pelo que vejo por aí, cuidar coma adubação, parece ser sensível ao sais, tente uma mistura de agulha de pínus decomposta como parte do substrato(20%)os outros 80% cacos de tijolo ou telha |
Marco obrigado por responder. Certo entendi. Mais eu posso tirar ela da terra "original"? Ela tem apenas seis meses. E se posso, tenho que esperar a primavera?
E a partir de que idade posso podar, adubar, modelar etc... ??
Abração!! |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 7:26 pm Assunto: |
|
|
Lendo por aí no fórum descobri que preciso mudar meu cedro de vaso, pois o vaso que ele se encontra é pequeno, e está estabilizando o seu crescimento. Pelo que entendi preciso que ele cresça e engrosse o tronco, e para isso preciso plantar em um vaso maior. Isso tá certo??
PRECISO DE AJUDA!!
Queria saber qual a composição da terra ou se posso usar a original?
Qual o tamanho do vaso que posso usar?
Obrigado! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 7:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodolpho.
Seja bem vndo ao forum.
Cara, realmente você poderia ter iniciado com uma planta mais fácil de cultivar, mas ela ta aí e pode ser trabalhada sim. Quando falo em fácil, falo em velocidade de crescimento, brotação ...
Se você estiver certo, sua planta deve ser parecida com esta:
Vamos por parte:
Agora é o momento de você trca-la de vaso, antes que o clima esquente.
Você pode plantá-la em um vaso ed cerâmica ou mesmo numa pequena bacia plática (fazendo furos no fundo.
No momento do transplante, desmanche um pouco o torrão das raízes para solta-las um pouco. Mais ao redor e não próximo ao tronco. Não pode as raízes.
Como terra (substrato), você pode fazer uma mistura básica assim - 50% terra preta de boa procedência e 50% de areião grosso (tipo pedrisco). Misture bem.
Coloque uma camada deste sunstrato no fundo, acomode sua planta e cubra com o restante do substrato. Regue bem e a coloque na rua, ao ar livre mas sem que pegue sol para protege-la.
Por que ao ar livre? Porque esta espécie MORRE se colocada dentro de casa ou mesmo numa sacada, sob um teto.
Molhe sempre que a terra secar na parte de cima.
Não adube, arame ou pode agora. Espere ela começar a se recuperar. Se tudo der certo, depois de 1 mês ela começará a brotar e então é o momento que ela deve ir pegando sol.
As minhas pegam sol direto das 7 da manhã às 6 da tarde.
Qualquer dúvida, prende o grito.
Ah, não esuqece de postar fotos dela. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 8:13 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Olá Rodolpho.
Seja bem vndo ao forum.
Cara, realmente você poderia ter iniciado com uma planta mais fácil de cultivar, mas ela ta aí e pode ser trabalhada sim. Quando falo em fácil, falo em velocidade de crescimento, brotação ...
Se você estiver certo, sua planta deve ser parecida com esta:
Vamos por parte:
Agora é o momento de você trca-la de vaso, antes que o clima esquente.
Você pode plantá-la em um vaso ed cerâmica ou mesmo numa pequena bacia plática (fazendo furos no fundo.
No momento do transplante, desmanche um pouco o torrão das raízes para solta-las um pouco. Mais ao redor e não próximo ao tronco. Não pode as raízes.
Como terra (substrato), você pode fazer uma mistura básica assim - 50% terra preta de boa procedência e 50% de areião grosso (tipo pedrisco). Misture bem.
Coloque uma camada deste sunstrato no fundo, acomode sua planta e cubra com o restante do substrato. Regue bem e a coloque na rua, ao ar livre mas sem que pegue sol para protege-la.
Por que ao ar livre? Porque esta espécie MORRE se colocada dentro de casa ou mesmo numa sacada, sob um teto.
Molhe sempre que a terra secar na parte de cima.
Não adube, arame ou pode agora. Espere ela começar a se recuperar. Se tudo der certo, depois de 1 mês ela começará a brotar e então é o momento que ela deve ir pegando sol.
As minhas pegam sol direto das 7 da manhã às 6 da tarde.
Qualquer dúvida, prende o grito.
Ah, não esuqece de postar fotos dela. |
Ricardo muito obrigado pela resposta.
A minha planta é essa mesmo da foto, é já me falaram que ela é dificil, mais não vou desistir dela não.
O vaso que vai receber a planta tem que ser maior que o vaso atual certo? (vaso atual média de 30cm comprimento) Para que ela desenvolva certo?
Postarei fotos assim que puder.
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 8:21 pm Assunto: |
|
|
Rodolpho, assino embaixo do que o amigo Ricardo disse.
Apesar de ser uma conífera, é melhor tratá-la como uma mirtácea.
O que quer dizer:
Substrato gordo, orgânico.
Prefere mais o sol da manha do que o da tarde
Não pode ficar sem água (porém, moderadamente)
Não pode fazer intervenções agressivas sucessivamente.
É mais do tipo..........me deixe quieta........................rsrsrs!
Matei 3 antes de aprender a lidar com elas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Rodolpho, assino embaixo do que o amigo Ricardo disse.
Apesar de ser uma conífera, é melhor tratá-la como uma mirtácea.
O que quer dizer:
Substrato gordo, orgânico.
Prefere mais o sol da manha do que o da tarde
Não pode ficar sem água (porém, moderadamente)
Não pode fazer intervenções agressivas sucessivamente.
É mais do tipo..........me deixe quieta........................rsrsrs!
Matei 3 antes de aprender a lidar com elas.
abraço |
Certo entendi Elio, valeu pela dica. Espero não matar a minha também. Eu queria mais algumas orientações sobre o novo recipiente.
Grande abraço! |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
Ah! As fotos:
Valew!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 1:26 am Assunto: Me desculpem mas... |
|
|
Pessoal... eu tenho dois shimpakus aqui em casa e tb 2 plantas q me disseram ser tuia nana. essa foto ai tá me parecendo shimpaku... será q eu estou comendo bola?? pq é idêntica a minha planta. inclusive na foto do nosso amigo ai de cima, pelo menos quando eu comprei, o vendedor me disse ser tuya nana. se estiver errado por favor me desculpem.... será q alguém pode me tirar essa dúvida??
não estou querendo dizer que é mas, to com medo de ter uma espécie em casa achando q é outra.
abraço pessoal _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 8:57 am Assunto: |
|
|
Você está certo mcdonaldbike, é um shimpaku sim.
Rodolpho, sua planta é um shimpaku e não uma Nana.
Eu manteria os mesmos procedimentos. A vantagem é de que o shimpaku não é tão "temperamental" quanto uma Nana.
Tem muito material no forum e na net sobre ele. Vai a luta Rodolpho. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 11:11 am Assunto: |
|
|
CARAMBA!! Que coisa, quando pensava que tinha uma Tuia derrepente tenho um Shimpaku.
Essa planta parece com a Tuia mais é idêntico ao Shimpaku.
Mais beleza vou manter os procedimentos e pode ter certeza que voltarei para encher o saco de vocês.
Obrigado, Ricardo Paiva e mcdonaldbike |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 11:28 am Assunto: |
|
|
Ô Rodolfo, fica mais tranquilo agora em saber que sua planta é mais resistente que a anterior?Está melhor adaptada aos climas variados deste país.
Gostaria de saber dos amigos de plantão, como anda o cultivo da nana mais ao norte do país, se existe mesmo está dificuldade com está variedade, se ela suporta bem o sol forte ou meia sombra no verão, pra preservá-la...!?Precisa de um período de hibernação?Ou vai bem brotando direto?Falta de ventilação sei que é mortal!Excesso, mesmo não exagerado na adubação, também é prejudicial!Muita umidade e pouco sol tb!Queria saber os prós e contras de diferente regiões. O Ricardo deixa sem problemas por um longo período de insolação, mais ao norte este tempo de exposição também é viável?abç Marco _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Qua Ago 25, 2010 11:57 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|