|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 11:44 am Assunto: |
|
|
Rodolpho!
Realmente é um Shimpaku (Juniperus chinensis Var. sargentii)
Em se tratando de muda nova, pode seguir os procedimentos recomendados.
Como disse o Ricardo, a shimpaku não é nem um pouco temperamental. É muito resistente mesmo.
Quanto ao vaso, aproveite a época e transplante para um vaso bem grande com bastante matéria orgânica. Nem faça poda de raízes.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 1:08 am Assunto: |
|
|
BozóbonsaiPoa escreveu: | Ô Rodolfo, fica mais tranquilo agora em saber que sua planta é mais resistente que a anterior?Está melhor adaptada aos climas variados deste país.
Gostaria de saber dos amigos de plantão, como anda o cultivo da nana mais ao norte do país, se existe mesmo está dificuldade com está variedade, se ela suporta bem o sol forte ou meia sombra no verão, pra preservá-la...!?Precisa de um período de hibernação?Ou vai bem brotando direto?Falta de ventilação sei que é mortal!Excesso, mesmo não exagerado na adubação, também é prejudicial!Muita umidade e pouco sol tb!Queria saber os prós e contras de diferente regiões. O Ricardo deixa sem problemas por um longo período de insolação, mais ao norte este tempo de exposição também é viável?abç Marco |
Nooossa.. até voltei pare este tópico só pra ver se não estava falando bobagem...... hehehe... to alegre.... vejo q estou aprendendo um pouquinho a cada dia....
engraçado, eu vi q a melhor época para podas da nana é no inverno. A minha podei faz algumas semanas mas acho q não vai aguentar. parou a brotação e algumas folhas estão ficando secas.. mas em compensação a outra está durona, firme e forte, brotando pra todo lado...
abraço à todos... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 12:02 am Assunto: |
|
|
Gente boa noite, por que ningeum teve a ideia de colocar esta planta em um escorredor, ela vai ter o espaço que precisa e assimq vazar pelos furos terá nutriente, o que significa planta grande e forte em menos tempo.
Desde já garto. |
|
|
 |
Rodolpho

Registrado: 20/08/10 Mensagens: 14 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 10:55 am Assunto: |
|
|
pedrojorge escreveu: | Gente boa noite, por que ningeum teve a ideia de colocar esta planta em um escorredor, ela vai ter o espaço que precisa e assimq vazar pelos furos terá nutriente, o que significa planta grande e forte em menos tempo.
Desde já garto. |
Isso é verdade esse método pode acelerar o processo de crescimento? E agora o que eu faço? Coloco em um escorredor ou planto em um vaso maior? Minha planta tem seis meses, posso fazer isso? Dúvidas.
Valeu!! _________________ “Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Ago 28, 2010 12:12 am Assunto: |
|
|
Amigo, o método do escorredor e exelente para planta jovens ele acelera o desenvolvimento da planta, como disse anteriormente você dará a planta sustentação e nutrição tudo que ela precisa para se desenvolver de forma rapida. Sim sua planta pode ser subsmetida ao escorredor e futuramente a mamadeira. Bom a tecnica do escorredor se basea num simples fato, o escorredor serve de sustentação para a planta o que da ela uma ideia de que pode crescer e a mamadeira fornece os nutrientes necessarios ao desenvolviemento.
Desde já grato. |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Ter Ago 31, 2010 7:52 am Assunto: |
|
|
pedrojorge escreveu: | Amigo, o método do escorredor e exelente para planta jovens ele acelera o desenvolvimento da planta, como disse anteriormente você dará a planta sustentação e nutrição tudo que ela precisa para se desenvolver de forma rapida. Sim sua planta pode ser subsmetida ao escorredor e futuramente a mamadeira. Bom a tecnica do escorredor se basea num simples fato, o escorredor serve de sustentação para a planta o que da ela uma ideia de que pode crescer e a mamadeira fornece os nutrientes necessarios ao desenvolviemento.
Desde já grato. |
Como preparo a terra do escorredor? _________________ “Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 10:56 am Assunto: |
|
|
Rodolpho
O material do escorredor deve ser bem drenante e sofrer o mínimo de compactação possível, para que você possa aplicar uma boa adubação e que as raízes cresçam o mais livremente possível.
Opte por caco de telha, pedriscos, e pouca (ou nenhuma) matéria orgânica.
Preste atenção as regas e a adubação, pois com pouca ou nenhuma matéria orgânica há pouca retenção de humidade e pouco fornecimento de nutrientes.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 7:56 pm Assunto: |
|
|
prumodeq escreveu: | Rodolpho
O material do escorredor deve ser bem drenante e sofrer o mínimo de compactação possível, para que você possa aplicar uma boa adubação e que as raízes cresçam o mais livremente possível.
Opte por caco de telha, pedriscos, e pouca (ou nenhuma) matéria orgânica.
Preste atenção as regas e a adubação, pois com pouca ou nenhuma matéria orgânica há pouca retenção de humidade e pouco fornecimento de nutrientes.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html |
Obrigado prumodeq mais como preparo essa terra detalhadamente, a terra deve ser misturada com os pedriscos ou colocadas em camadas?? _________________ “Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 12:57 am Assunto: |
|
|
tudo misturado... eu faço assim _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rodolpho

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 8:33 am Assunto: |
|
|
Pessoal eu fiz a transplantação da minha planta para um escorredor para fazer a mamadeira como sugerido pelos amigos. Agora as dúvidas são:
Posso adubar? E como e qual adubo usar?
Posso podar?
Continuo com os horários de banho de sol, normalmente?
Abração Obrigado a todos. _________________ “Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 11:29 am Assunto: |
|
|
Rodolpho
Depende de como foi o "Transporte"...
Se você simplesmente tirou do pote original e colocou no escorredor, ou seja, não mexeu muito nas raizes e/ou não podou as raízes, pode colocar no sol e começar a adubar.
Caso contrário, tem que seguir o procedimento costumeiro de reenvazamento: deixa descansar bem uns 30 dias, até poder colocar a sol pleno e começa a adubar. Lembrando que você está com uma conífera, e não pode deixar sem tomar sol nestes 30 dias, ela precisa pelo meno pegar o sol do começo da manhã e/ou do fim da tarde.
Para adubar eu aconselho a você entender mais sobre adubação (O que são o N-P-K e os micronutrientes) assim como ler dois tópicos aqui no fórum. Também aconselho a usar adubo organico, tipo Torta de Mamona e Farinha de Osso, pois as chances de você matar a planta por excesso são "quase" impossíveis.
Tópicos Sobre a TM+ FO:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451
Sobre adubação
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4758 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|