FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mame?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2004 8:21 am    Assunto: Mame? Responder com citação

Caros amigos,

Este shimpaku pode ser considerado como mame?
Favor opnarem sobre a planta

Obrigado



A máquina fotográfica está horrivel.
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2004 1:38 am    Assunto: Re: Mame? Responder com citação

Rildo, creio que sim. Considere a altura a partir da base do tronco. Os tres galhos superiores saem do mesmo ponto o que não é interessante mas poderíamos salvar um pouco da seguinte forma:
O galho que fica à esquerda você trás para baixo e leva a ponta um pouco para cima. Obedecendo a naturalidade da Natureza.
O primeiro galho da direita você poderia fazer ondulações para trazê-lo mais para perto do tronco principal.
O galho do centro no alto será o formador da folhagem de trás de sua árvore criando a sensação de profundidade. Leve-o para trás e para baixo um pouco deixando que apareça, faça ondulações para que chegue mais perto do tronco.
O segundo galho à direita será o ápice. Creio que assim sumirá um pouco a sensação de três galhos saindo da mesma posição.
Retire o jin maior que ficará desagradavel na composição.
Acredito que girando 15 graus para direita o seu vaso, encontrará uma frente mais adequada.
O que você acha?

Rildo escreveu:
Caros amigos,

Este shimpaku pode ser considerado como mame?
Favor opnarem sobre a planta

Obrigado



A máquina fotográfica está horrivel.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2004 7:24 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta Mário,

Agora este "ondular o galho" deve ser um pouco complicado, pois o galho é curto para isso.
Tem alguma técnica para isso?Usar pinças ao invés dos dedos ou algo parecido...

Depois posto a foto da modificação.
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 2:54 am    Assunto: Responder com citação

Rildo, também acho que pode ser considerado um belo mame. O caminho é esse. Já tem todo o jeitão!

Abraços
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 10:07 am    Assunto: Re: Mame? Responder com citação

Oi Rildo, tudo bem?

Quanto à estética da planta, acho que seu trabalho deu para mostrar um bom potencial.
Achei interessantes as dicas do Mário e acrescentaria mais uma sugestão, apenas para sua reflexão, ou seja:
Eu reduziria a massa verde a partir das pontas dos galhos, em direção ao tronco deixando, em cada galho apenas um pequena porção de verde (se retirar todo o verde o galho morre).
O objetivo seria estimular novas brotações junto ao tronco.
Acho que, com o tempo, isso daria um volume mais compacto de verde, compatível com bonsai de pequeno porte.

Quanto ao tamanho, me parece que seu bonsai tem perto de 14cm da base do tronco ao ápice. Isto o classificaria como um shohin bonsai.
Em resumo, as regras mais praticadas dizem que:

mame bonsai = até 7cm (sempre da base do tronco até o ápice)
mini bonsai = acima de 7cm e até 10cm
shohin bonsai = todos os bonsai até até 25cm

Assim, tendo acima de 7cm, não será um mame (poderá ser mini). Tendo acima de 10cm, nao será um mini (mas será shohin). E todos até 25cm são shohin.

Parabéns pela planta... e boa sorte !!

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,
Felipe,
Charles,

Seguindo várias sugestões cheguei a isto. Será que melhorou....eu gostei Smile .

Só me preocupa que as pontas das folhas do galho mais baixo está secando, e os 2 últimos que me aconteceu isso (1 nâna e 1 shimpaku) secaram inteiro Crying or Very sad . O que posso fazer? Colocar incentivador de raiz?


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Rildo....

Legal... voce acabou crindo um bonsai estilo fukinagashi ...

Minha ultima sugestão seria voce definir um pouquinho mais a triangulação da árvore, fazendo o seguinte:
- no ultimo galho (superior), mantenha apenas aquele maior volume de verde e retire aquele "rabichinho" que sai desse volume verde e vai até a pontinha do galho.
- idem no segundo galho de baixo para cima.

É como se voce traçasse uma reta imaginária partindo da ponta do galho mais baixo e indo até a ponta do galho mais alto (após a poda daquele "rabichinho", fazendo com que as pontas dos 4 galhos terminassem junto a essa reta. Compliquei demais ?? Rolling Eyes ?

Sobre as pontinhas secando no primeiro galho, eu não faria nada agora.
Nem enraizador, nem adubação.
Apenas deixaria a planta repousar. Ela foi bastante mexida nos ultimos dias e precisa um refresco.

Rildo, vou fazer mais comentário.... que acho importante !!!
Voce disse que achou legal a planta como está. Isso é fundamental !!!... O criador estar feliz com a criatura !!! Very Happy
Dizendo isso, absolutamente qualquer sugestão que te façam... minhas sugestões, etc.... devem ser vistas com muita reserva !!!
Detestaria saber que voce mexeu no seu bonsai seguindo sugestões.... e se decpcionou com o resultado.
Leve em conta as dicas mas.....Segue sua sensibilidade... seu faro... seu feeling....
Porque acho que essa é a maneira mais gratificante da gente crescer...

Boa sorte..
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Charles,

Eu estou gatinhando no bonsai e tenho que seguir algumas orientações, opiniões e criticas para aprender.
Eu gostei da planta e vc já notou um "defeito" para um perfeito bonsai que é a triangulação.
E depois que vc falou,e eu entendi, realmente ficará melhor ainda.
Não tenha medo de "meter o pau" pelo menos nas minhas plantas, pois isso está me ajudando. Não vou ficar magoado.
Obrigado Wink
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rildo,
Citação:
Só me preocupa que as pontas das folhas do galho mais baixo está secando, e os 2 últimos que me aconteceu isso (1 nâna e 1 shimpaku)
Ña minha opinião se me permites, pode ser devido ao facto de que as "Escamiformes" Junipero nunca devem ser podados com tesouras, mas sim com pinçagem, tipo o "Me-Tsumi" não sei se foi o caso, precisamente para não ficar com marcas castanhas nas

Não sei se foi efectuado o transplante este ano, se foi o bonsai está a ser submetido a um grande stress.
Que no caso de um com tamanho normal já é o que é, em mame ainda penso ser pior.
Este estilo que segundo alguns "experts" é provalvelmente o mais dificil de conseguir, e penso que a triangulação neste caso não é regra, pelo que o que se pretende é a imagem de uma Árvore numa encosta exposta á erosão do vento ( não como se fosse a cair ) normalmente as fotos aparentam ter o ramo principal mais inclinado e com os ramos quase paralelos ao solo, mais isso tambem deve ter a ver com a intensidade a que ela foi submetida.
De resto vai no bom caminho Very Happy , se ele fosse meu por agora só lhe dava vitaminas, para ajudar na recompor-se.

Boa sorte Smile

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2004 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Oi Rildo

Ficou muito bom o trabalho

Só daria mais uma sugestão: fazer uma leve ondulação no jim, dando a impressão que ele também sofreu a ação do vento antes de secar.

Abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Nov 25, 2004 1:19 am    Assunto: hipermini bonsai Responder com citação

apresento aos colegas um mini bonsai de serissa. gostaria que os colegas sugerissem estilos para esta planta. pensei inicialmente num hokidachi.

tenho apenas podado regularmente, colocando adubo organico(torta de mamona/farinha de osso) em pequena quantidade. esta em plena floração agora. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil