FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda para Iniciar
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leonel



Registrado: 07/09/10
Idade: 62
Mensagens: 28
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qua Set 08, 2010 1:59 am    Assunto: Ajuda para Iniciar Responder com citação

Bom dia!

Se algum forista de Juiz de Fora ou alguma cidade vizinha puder entrar em contato, pois eu preciso de ajuda para inicar minhas atividades no cultivo de Bonsai.

Desde já, meu muito obrigado,

Leonel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/09
Idade: 41
Mensagens: 235
Localização: Vargem Grande Paulista-SP

MensagemEnviada: Sex Set 10, 2010 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Leonel não sou de Juiz de fora nem de nehuma cidade vizinha , mas se vc quer começar na arte do bonsai tenta começar obtendo uma planta de facil cultivo de facil brotação e de boa resistencia ok tipo ficus por exemplo
ai vc vai tirando as duvidas e leia bastante sobre bonsai de preferencia, toda a materia que encontra .
aqui mesmo no forum tem muita coisa ok

Boa sorte

ADN
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leonel



Registrado: 07/09/10
Idade: 62
Mensagens: 28
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Set 10, 2010 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

ADN, boa noite!

Obrigado pela resposta. Já estava desanimando. Eu acho que por aqui por perto ninguém cultiva Bonsai.
Eu já tenho duas plantas, mas não sabia, quando comprei, se era fácil ou difícil cultivar. Foi no ímpeto: pronto! comprei. Coloquei dois posts, um com cada uma no fórum "Minha Panta e Sua Opinião", dê uma passada lá e deixe sua opinião.
Estou sentindo muita dificuldade para começar, é difícil obter ajuda e informações. A maioria está na Internet, mas nem tudo que está na rede é bom!

Um abraço,

Leonel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Leonel

Todos os que participam deste fórum um dia foram principiantes (ou ainda são, como eu) e tiveram (ou tem) as mesmas dúvidas que você...
e é certo que muitos (se não todos) fizeram muitas coisas de ímpeto, pois é normal a grande ânsia e a inquietude logo após ser contagiado por esta nobre arte.

No princípio a dificulde de iniciar é grande, devido a nossa ignorância com relação à botânica e com relação ao cultivo de bonsai.
A melhor solução é ler e estudar, e bastante, pois é uma área muito vasta, que necessita de muitos conhecimentos básicos para poder aplicar as técnicas de bonsai.
Há muito material bom na web, mas é necessário pesquisar e filtrar.
A aquisição de livros também ajuda muito. Tem o guia da Editora Casa Dois http://loja.casadois.com.br/c2/Vitrines/Detalhes/Detalhe9605.asp
Tem o livro "Arte do Bonsai" do Peter D. Adams que é bom, pois trata desde tecnicas simples até técnicas avançadas. Tem os livros do Fabio Noronha...

Mas o resumo de tupo se dá uma palavra: paciência! Ela é necessária, pois as plantas tem o seu próprio tempo, e uma árvore só se torna "bonsai" com o passar dos anos e com as técnicas corretas...

Fiz muitas coisas de "ímpeto" que não deram certo ou não funcionaram como esperado, pois não fiz do jeito correto ou não tinha o conhecimento. Mas não me arrependo! Foi válido como experiência e aprendizado. Não tenha medo de errar, só lembre que é um ser vivo e, como tal, merece o nosso respeito.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 4:59 pm    Assunto: Responder com citação

Leonel, logo quando cheguei no fórum saí postando as minhas dúvidas pois, como você, achei difícil encontrar o material certo na internet.

Se você quiser, pode dar uma olhada nesse tópico, onde pergunto sobre algumas coisas... Foi assim que comecei: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15124

E aqui tem uma matéria interessante que o Marco Avelar me passou: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9138


Espero que te ajude! =D

Boa sorte aí! o/
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leonel



Registrado: 07/09/10
Idade: 62
Mensagens: 28
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

ADN, Prudomeq e Guilherme, boa noite!

Obrigado pelas dicas, foram muito importantes.

Prudomeq: Eu até que estou me soltando aos poucos, já me aventurando em cortar uma galhinho aqui e outro ali, mas tudo muito devagar, para tentar errar pouco!!!

Guilherme: Eu queria ter conhecido essa arte com a sua idade garoto! Você vai longe se continuar aplicado, como pude perceber em suas mensagens no fórum. Sou seu fã!!!
Vou, agora mesmo, dar uma olhada nos tópicos que você sugeriu.

Eu postei dois tópicos no fórum "minha planta e a sua opinião. Passem por lá e deixem seus comentários. Eles serão muito importantes para que eu tome coragem para usar a tesoura.

Obrigado a vocês, e continuo na busca por algum vizinho bonsaísta.

Leonel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

^_^ Obrigado, Leonel, e boa sorte aí com os estudos em bonsai! o/
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Leonel tem um curso basico na Floricultura Jardins com Arte na Rio Branco, entre o Megulhão e a Ponte do Manoel Honorio, só não sei quem dá o curso, o basico da para aprender o resto é experiência mesmo.
Jã te mandei uma MP com meu email se quiser tirar alguma dúvida é só perguntar.
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonel



Registrado: 07/09/10
Idade: 62
Mensagens: 28
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei, boa noite!

Muito obrigado pela informação. Eu conheço uma das proprietárias dessa loja, que foi minha colega de Coral.
Vou falar com ela amanhã.

um abraço,

Leonel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Seg Set 20, 2010 8:23 am    Assunto: Responder com citação

E ai viu com ela sobre o curso Question
Quem que dá o curso Question
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil