|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 3:41 pm Assunto: |
|
|
Vou aproveitar para colocar o meu dedo também nessa história, já que fui atingido e certo ponto por um email.
O nosso amiguinho Edson, ontem, me enviou o seguinte email:
Citação: | Caro Guilherme,
O que você considera como experiência? Um monte de histórias? Conversa longo é sinônimo de experiência.
Não, meu amiguinho. Experiência é saber e, exatamente por isso, poder ser direto e objetivo.
Cuidado com os papagaios de plantão. Esses adoram viver dando espetáculos para seu "engrandecimento pessoal". Porém, nada disse reflete experiência.
Seja crítico consigo mesmo e também com aquilo que te rodeia. Com toda educação e gentileza, seja direto sem rodeios.
Bem, de toda forma, concluo que experiência é conhecimento adquirido e não palavrório.
Fui direto com um forista amigo nosso e acho que você prefere que sejamos mais brincalhões, quem sabe, dizendo que a planta é ótima, tem enorme potencial, planta de futuro ou coisa assim. Mas não foi isso que fiz, não é!
Não se preocupe, vamos seguindo em nosso aprendizado e compartilhando experiências, para daí sim nos tornarmos "experientes".
Um abraço.
Edson |
Edson, aqui vão algumas explicações à você. Espero que as compreenda corretamente (e espero que compreenda o sentido desse pleonasmo também).
1º) Escrever "Com certeza os mais experientes poderão falar melhor sobre essa conífera" e comum aqui no fórum, principalmente vindo de bonsaistas curiosos e iniciantes, como eu. Ainda inexperientes, temos uma certa noção das coisas já dada pelo pessoal daqui. Eles nos ensinam muito, e até eu pude ver que tinha jeito sim, a planta do Julio, mesmo que fazendo podas radicais ou algum método ainda melhor.
2º) A sua primeira resposta ao Julio não foi nada legal. Ninguém que está começando no bonsai gosta de receber uma resposta assim. É muito desanimadora e, se me permite, grossa. Da minha primeira postagem nesse tópico, a única coisa que se refere mais a você foi o "Calma, nada é impossível... " que escrevi, em resposta ao seu comentário pessimista.
Veja o exemplo do Elio, do Nicky e do Evandro, veja como eles foram e estão sendo legais. É assim que deve ser!
3º) Se me permite dizer, você está sendo um tanto dogmático. Para alguém com pouco número de postagens e, principalmente do modo como escreveu, você parece não conhecer muito bem o pessoal daqui do fórum. "Papagaios de plantão"... Acho que aqui, no Fórum do Atelier do Bonsai, não existem pessoas maldosas e/ou intrometidas/inexperientes para darem qualquer tipo de sugestão e se existem, são pouquíssimas ou quase não frequentam o fórum.
Para ser sincero, por favor, não subestime as pessoas, OK?
4º) Se você fosse realmente um bonsaista experiente, em primeiro lugar, não teria me enviado um email ridículo e desaforado como esse, porque é realmente isso que ele é. Um bonsaísta experiente tem calma e paciência, já adquiridas com o cultivo do bonsai, porque é isso o que ele exige, não é mesmo?
Bonsaistas experientes, ainda, não escreveriam respostas diretas e pessimistas aos iniciantes e um bom bonsaista não seria dogmático: discutiria, questionaria e pesquisaria mais, sem confronto ou tentativa de imposição de opinião.
5º) Não importa, como disse o amigo Nicky, se a planta tem crescimento lento ou se é uma espécie "difícil". O que importa é mesmo a boa vontade.
Outra coisa chata, realmente chata, sinceramente, é sugerir "descartar" uma planta e comprar outra. Comigo, pelo menos, isso não pega. Para falar a verdade, acho que sou o grande teimoso do fórum: me sugeriram tentar Ficus e outras espécies mais fáceis e o que eu fiz? Macieira, Jasmim, Leucena, Ixora, Pé de Sombreiro e Ipê Rosa! E ainda estou esperando por sementes de Plátano e tentando reconhecer um pinheiro.
Me sugeriram comprar/usar areião de construção e outros substratos, e o que eu fiz? Peguei o martelo para quebrar tijolo!
O ideal é fazer um curso, e o que foi que eu fiz até agora? Nada! Sem tempo, precisando estudar muito para a escola, eu aprendo muito aqui, e para quem esta tentando cultivar bonsais desde sementes, o conhecimento adquirido até aqui já é suficiente, pelo menos para começar.
Portanto, senhor Edson, sugiro que reveja o seu modo de tratar o pessoal, seja novato ou experiente, OK?
Sugiro também que leia mais e conheça mais o pessoal do fórum. Assim, espero que pense mais antes de dizer que os "papagaios de plantão" só falam "conversa" e usam de "palavrório" tentando viver de "espetáculos" para "engrandecimento pessoal", OK? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
Evandro Alves de Almeida escreveu: | Caros colegas,
Eu também acreditava que certas plantas não poderiam ser trabalhadas como bonsai até ver o trabalho de Graham Potter, hoje posso falar que não existe planta ruim, o que falta e imaginação e perseverança.
vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=pvs3RmuNk5E&feature=related |
Evandro,
Certemente não me fiz compreender direito, pois minha intenção era dizer que aquela kaizuka não apresentava as melhores condições.
Tenho uma kaizuka plantada no chão e se desenvolve muito bem.
Entretanto, não considero uma boa alternativa não, porém nada contra. |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 5:07 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | Vou aproveitar para colocar o meu dedo também nessa história, já que fui atingido e certo ponto por um email.
O nosso amiguinho Edson, ontem, me enviou o seguinte email:
Citação: | Caro Guilherme,
O que você considera como experiência? Um monte de histórias? Conversa longo é sinônimo de experiência.
Não, meu amiguinho. Experiência é saber e, exatamente por isso, poder ser direto e objetivo.
Cuidado com os papagaios de plantão. Esses adoram viver dando espetáculos para seu "engrandecimento pessoal". Porém, nada disse reflete experiência.
Seja crítico consigo mesmo e também com aquilo que te rodeia. Com toda educação e gentileza, seja direto sem rodeios.
Bem, de toda forma, concluo que experiência é conhecimento adquirido e não palavrório.
Fui direto com um forista amigo nosso e acho que você prefere que sejamos mais brincalhões, quem sabe, dizendo que a planta é ótima, tem enorme potencial, planta de futuro ou coisa assim. Mas não foi isso que fiz, não é!
Não se preocupe, vamos seguindo em nosso aprendizado e compartilhando experiências, para daí sim nos tornarmos "experientes".
Um abraço.
Edson |
Edson, aqui vão algumas explicações à você. Espero que as compreenda corretamente (e espero que compreenda o sentido desse pleonasmo também).
1º) Escrever "Com certeza os mais experientes poderão falar melhor sobre essa conífera" e comum aqui no fórum, principalmente vindo de bonsaistas curiosos e iniciantes, como eu. Ainda inexperientes, temos uma certa noção das coisas já dada pelo pessoal daqui. Eles nos ensinam muito, e até eu pude ver que tinha jeito sim, a planta do Julio, mesmo que fazendo podas radicais ou algum método ainda melhor.
2º) A sua primeira resposta ao Julio não foi nada legal. Ninguém que está começando no bonsai gosta de receber uma resposta assim. É muito desanimadora e, se me permite, grossa. Da minha primeira postagem nesse tópico, a única coisa que se refere mais a você foi o "Calma, nada é impossível... " que escrevi, em resposta ao seu comentário pessimista.
Veja o exemplo do Elio, do Nicky e do Evandro, veja como eles foram e estão sendo legais. É assim que deve ser!
3º) Se me permite dizer, você está sendo um tanto dogmático. Para alguém com pouco número de postagens e, principalmente do modo como escreveu, você parece não conhecer muito bem o pessoal daqui do fórum. "Papagaios de plantão"... Acho que aqui, no Fórum do Atelier do Bonsai, não existem pessoas maldosas e/ou intrometidas/inexperientes para darem qualquer tipo de sugestão e se existem, são pouquíssimas ou quase não frequentam o fórum.
Para ser sincero, por favor, não subestime as pessoas, OK?
4º) Se você fosse realmente um bonsaista experiente, em primeiro lugar, não teria me enviado um email ridículo e desaforado como esse, porque é realmente isso que ele é. Um bonsaísta experiente tem calma e paciência, já adquiridas com o cultivo do bonsai, porque é isso o que ele exige, não é mesmo?
Bonsaistas experientes, ainda, não escreveriam respostas diretas e pessimistas aos iniciantes e um bom bonsaista não seria dogmático: discutiria, questionaria e pesquisaria mais, sem confronto ou tentativa de imposição de opinião.
5º) Não importa, como disse o amigo Nicky, se a planta tem crescimento lento ou se é uma espécie "difícil". O que importa é mesmo a boa vontade.
Outra coisa chata, realmente chata, sinceramente, é sugerir "descartar" uma planta e comprar outra. Comigo, pelo menos, isso não pega. Para falar a verdade, acho que sou o grande teimoso do fórum: me sugeriram tentar Ficus e outras espécies mais fáceis e o que eu fiz? Macieira, Jasmim, Leucena, Ixora, Pé de Sombreiro e Ipê Rosa! E ainda estou esperando por sementes de Plátano e tentando reconhecer um pinheiro.
Me sugeriram comprar/usar areião de construção e outros substratos, e o que eu fiz? Peguei o martelo para quebrar tijolo!
O ideal é fazer um curso, e o que foi que eu fiz até agora? Nada! Sem tempo, precisando estudar muito para a escola, eu aprendo muito aqui, e para quem esta tentando cultivar bonsais desde sementes, o conhecimento adquirido até aqui já é suficiente, pelo menos para começar.
Portanto, senhor Edson, sugiro que reveja o seu modo de tratar o pessoal, seja novato ou experiente, OK?
Sugiro também que leia mais e conheça mais o pessoal do fórum. Assim, espero que pense mais antes de dizer que os "papagaios de plantão" só falam "conversa" e usam de "palavrório" tentando viver de "espetáculos" para "engrandecimento pessoal", OK? |
Ok Guilherme, conseguiu me dar uma tremenda chamada.
Enviei sim um e-mail porque você foi "desaforento" comigo.
Como você não fala coisa com coisa, vou deixa-lo por aqui mesmo, sem mais comentários, pois você mesmo diz que não tem tempo para estudar sobre bonsai, o que pelo visto não estuda mesmo.
Não sou grosseiro não, quem sabe um tanto direto, porém muito menos que que acontece em sites internacionais onde simplesmente te jogam fora quando posta algo mediano. Disse mediano e não ruím. Quando é ruím eles te arrasam.
Tive e continuo mantendo o maior respeito ao Julio, que com toda certeza está aprendendo muito com nossas postagens. Digo nossas pois tenho trocaco uma séria de postagens com o Luiz Fernando que também está dando uma verdadeira aula de competência.
Digo, sem sombra de dúvidas que é você quem não está entendendo nada sobre nada. Portanto, guarde para sí seus comentários maldosos.
Fique tranquilo, pois quando você postar alguma coisa, certamente direi que tem ótimo potencial, planta com excelente futuro, maravilha de exemplar. Daí você fica contente. |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 5:50 pm Assunto: |
|
|
Afinal de contas, é para plantar no chão ou na bacia ???  _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 6:02 pm Assunto: |
|
|
Pethrus,
Eu costumo plantar no chão, pois possuo um viveiro de mudas e tenho condições de cuidar delas assim.
Entretanto, se você não tiver as mesmas condições, pode perfeitamente plantar na bacia que terá ótimo resultado, conforme bem discutido por aqui.
Tranqüilo?
Edson |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 8:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson!
Debates acirrados à parte, eu sempre fui forte defensor de que quem emite opiniões técnicas sobre algo, o faça provando sua capacidade, não só pela teoria, como pela prática.
Minha posição é que já vi muito inciante que, com 2 meses de pratica, já estava dando pitacos errados neste fórum e, consequentemente, levando o mais iniciante a erros, às vezes, irreparáveis.
Assim, não me leve a mal, mas gostaria que o amigo postasse alguns dos seus melhores bonsai para abalizar seus comentários, para que não fique a menor dúvida quando a tua capacidade como bonsaísta com experiência suficiente para emitir opiniões técnicas.
Como disse acima, debates à parte, conheço bonsaísta pelo trabalho que mostra.
Acredito que fazendo isto, muito mais respeito o amigo terá da galera.
Muitos bonsaístas são mais sutis em seus escritos; outros nem tanto (como Walter Pall), o que importa é o verdadeiro conhecimento transmitido.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 11:18 pm Assunto: |
|
|
E completando, não é porque não são sutis com você que você precisa ser do mesmo jeito com os outros. Aqui não é o exército.
Edson, estude mais interpretação textual e associação de idéias, daí talvez entenda um pouco do que eu quero dizer.
Exemplo? Eu disse que não tinha tempo para fazer um curso, o que não significa que eu não tenha tempo para estudar bonsai.
E espero que tenha tentado compreender o 5º ponto também, vendo que não comprei item algum e usei tudo segundo minhas disponibilidades.
Mas para uma pessoa que cria um pré-conceito (vai entender errado esse termo também? Dica: filosofia...) totalmente errado e completamente ignorante a respeito dos demais bonsaístas do forum sem sequer ver uma postagem deles nesse tópico (espero que se lembre das 4 postagens iniciais)... argumentos fracos já e falaciosos já são de se esperar
Mas... rapaz, se falar
Citação: | Calma, nada é impossível...
Com certeza os mais experientes poderão falar melhor sobre essa conífera. |
é ser desaforento, então não quero nem imaginar o que você faz com quem te olha de mal jeito, te chama de chato, ou pise no seu pé sem querer...
E também já estou acostumado com essa falácias superficiais, isso já não me impressiona muito... Claro, claro, eu que sou o desaforento, escrevo comentários maldosos (se eu fui desaforento e maldoso, então o seu email foi o quê?), nunca entendo nada, sempre tenho a culpa de tudo e por aí vai...
Talvez você não saiba o que é moral, ética, interpretação de texto...
Se trata os seus colegas de trabalho daquele jeito, meus parabéns: um ÓTIMO profissional você é.
Bem, já não vale mais à pena voltar aqui...
O ambiente não ficou legal.
E nos meus tópicos, não precisa nem dizer que tem "ótimo potencial, planta com excelente futuro, maravilha de exemplar". Você não precisa nem postar neles.
Ao Julio, desejo boa sorte, e lembre-se que "para tudo se dá um jeito!" ;D
Tentarei acompanhar o seu trabalho, tenho certeza de que sua planta dará um ótimo resultado!
Siga em frente, insista e não desista do que você quer. Nada é impossível. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 8:19 am Assunto: |
|
|
Guilherme,
Eu não deveria, mas considerando sua tenra idade, vou lhe escrever pela última vez, pelo menos neste tópico.
Diferente do que você escreve, não sou mal educado, ignorante e demais pejorativos de me dirigi.
Sou um homem pai de família, um ótimo profissinoal sim (diferente do que você gravemente me ofende) empresário da área de tecnologia, tenho clientes nos cinco continentese me relaciono muito bem com todos.
Meu círculo de amizades é enorme e o respeito que recebo de todos, pois não tenho inimigos, é também muito grande.
Gosto muito de brincadeiras, sou um verdadeiro palhaço quando estou entre amigos e, portanto, muito diferente do que você me pinta.
Você tem a idade de meu filho e também por isso peço encarecidamente que demonstre respeito pelos mais velhos, coisa que parece esta juventude ter esquecido, pois no meu tempo, o que você me escreveu daria um ótimo castigo.
Do mais, por favor, não me dirija mais a palavra pois você não tem educação suficiente para tal.
Até logo. |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 8:31 am Assunto: |
|
|
Sr. Élio,
Antes de tudo gostaria que me perdoasse pelo tópico anterior, pois fiquei extremamente chateado com o moço que, valendo-se de palavras altamente ofensivas acabou por me desviar de minhas intenções, quais sejam bem me relacionar com os verdadeiros bonsaistas.
Fico muito feliz que tenha se dirigido a mim e, trocar experiências com o senhor será para mim motivo de grande alegria.
Terei muito prazer em lhe apresentar algumas árvores que possuo. Não para provar nada, até porque sei que o senhor não me pediu isso. Mas também julgo importante discutirmos bonsai, observando e critincando-os.
Caso contrário, conforme muito bem posto pelo senhor, ficaremos apenas no campo das teorias, onde nunca terminam as discussões.
Eu costumeiramente escrevo e falo bastante, mas admiro muito aqueles que com poucas palavras conseguem atingir os mesmos objetivos. Procurei logo nas primeiras postagens ser objetivo. Parece que não funcionou. Daí então, seguindo recomendação do Luiz Fernando, postei com detalhes, o que rendeu um verdadeiro duelo (no bom sentido).
Por fim, senhor Élio, reitero que fico lisonjeado pelo seu convite, enquanto me disponho a providenciar, o mais rápido possível imagens para que possamos debater sobre elas.
Ps: Neste sábado fotografarei algumas plantas que estão no chão, as quais gostaria muito de contar com seus comentários e avaliações.
Um forte abraço. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
diegosanta049 escreveu: | Isso aqui é um topico de ajuda ou discussão pessoal, cade os administradores? |
_________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 10:23 am Assunto: |
|
|
Diego Santa,
Posta então uma planta que terei prazer em comentar.
Edson |
|
|
 |
Evandro Alves de Almeida

Registrado: 14/09/10 Idade: 59 Mensagens: 15 Localização: Peruíbe-SP
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 10:28 am Assunto: |
|
|
Edson e Guilherme
Acredito que nenhum de nós tem a pretensão de ser o dono da verdade e que qualquer debate seja salutar, desde que leve ao aprimoramento de cada indivíduo.
Além do mais se entramos em um fórum específico como este o objetivo comum e aprimorar nossos conhecimentos através da experiência de cada um.
O objetivo principal é a planta do Julio, cada um deu sua opinião e devemos respeita-la, pois no final é o Julio que vai escolher qual caminho seguir com sua planta.
Sou novo neste fórum fiz meu cadastro a menos de um semana, ainda estou me locallizando, para falar a verdade não sei nem como postar um foto, mais o que importa é esta com pessoas que compartilham o amor por esta nobre arte e que trinha a mesma senda.
Edson e Guilherme, espero que relevem a posição de não se comunicarem, pois só através da união e que faremos do Brasil uma referência na arte do Bonsai, pois temos um variedade que nem todos os países tem de árvores para serem trabalhadas e talentos para fazer verdadeiras maravilhas.
A alguns anos, muitos falavam que as plantas brasileiras não serviam para serem usadas como Bonsai, hoje pela necessidade e a dificuldade da adaptação de certas das plantas mais tradicionais em algumas regiões, obrigou os bonsaístas brasileiroas a fazerem apostas em plantas locais, fato importante para desenvolvimentos e afirmação do Bonsai brasileiro.
Posso afirmar que é em fórum como este idealizado pelo nosso amigo Mário, que nos afirmaremos como potência no mundo do Bonsai.
[/url][/list] _________________ "Três coisas trazem infelicidade: saber e não ensinar; ensinar e não fazer; ignorar e não perguntar".
São Beda. |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 11:43 am Assunto: |
|
|
Caro Evandro,
Muito obrigado pela preocupação e simpatia.
Assim como você, também sou novato aqui neste fórum e, também estou conhecendo os foristas.
Concordo com você no que se refere a plantas nacionais. Inclusive, provavelmente neste final de semana trabalharei uma pitanga que necessita de intervenções. Fotografarei e postarei para você dar uma olhada.
Mais uma vez, obrigado
Edson |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 23, 2010 11:44 am Assunto: |
|
|
Edson
Sou frequantador do forum a aguns anos porem tenho postado pouco no s ultimos tempos.
Ja postei uma infinidade de plantas neste forum.
Ja fiz muitos amigos aqui, e tbm conheci pessoas muito asperas...
Meu conhecimento na arte do bonsai se basea em pratica e nao de teorias, sou pouco conhecedor porem tenho feito muito e estudado um pouco com o senhor Takeshima um dos pouco pioneiros da arte no Brasil ainda vivo, como grande conhecedor da arte deve saber de quem se trata..
Ai vai alguns de meus trabalhos,,
Gostaria muito de seus comentario sobre minhas plantas ja que apresenta grande capacidade tecnica em tudo, e só vai me engrandecer de conhecimento, mesmo sendo palavras que muitas vezes nao nos agrada a principio..
Gostario muito de ver seus trabalhos
A maioria de meus topicos esta relacionados a mostrar o que sei, nao gosto de esconder o jogo todo tem que saber por igual, senao a arte nao ganha força, conhecimento na maos de poucos nao é muito bom.....
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15398
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14551&start=0
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14628&start=0
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14626&start=0
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13933&start=0
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13140&start=0
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14623
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14625
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13447 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 23, 2010 11:46 am Assunto: |
|
|
Desculpem os erros de portug"UIES" _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|