 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Santana PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 2:03 pm Assunto: |
|
|
Sim Joao este pode ser roxo rosa ou branco.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 4:39 pm Assunto: |
|
|
Gostaria de tirar uma dúvida, que certamente o Sr. Élio me ajudará.
Para trabalharmos o estilo literati, o Ipê seria uma boa opção?
Pergunto isso em função dele ter um crescimento bem rápido e também possuir folhar relativamente grandes, conforme o Diego está nos mostrando.
Será que em pouco tempo não perderíamos o trabalho?
Com a chegada da primavera, a força apical não disvirtuaria o projeto?
Assim, não seria mais interessante utilizarmos as coníferas para esse estilo?
Que monte de perguntas!
Obrigado.
Edson |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 5:15 pm Assunto: |
|
|
Grande Edson,
muito boa sua dúvida.
Um profissional da arte e ainda com dúvidas, podendo engrandecer nossos conhecimentos com suas dúvidas de grande cultivador.
Deixa eu te falar, acredito que o estilo literati mencionado, seria uma exceção para a espécie, pelo que eu reparei, é apenas para esse IPÊ AMARELO e o exemplar que possuo, que também lhe dá a alternativa para outro estilo, mas meu interesse seria o estilo LITERATI
Grande abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 5:51 pm Assunto: |
|
|
Caros Edson e João Paulo!
Respondendo aos dois, o pouco que sei:
(Edson, por favor, sem o senhor......me deixa mais velho........hehehehe)
Nunca tentei o literati com Ipê. O Renato Bocabelo tem um Roxo e já floriu. Eu vi no Bonsai 2008.
Quanto à floração, como o Ipê floresce na ponta do ramo, você não pode podar. Tem que deixar ir esticando à vontade. Detalhe: Leva anos (uns 10 para florir, no vaso, no mínimo)
A questão da folha grande (natural da espécie) é resolvido da seguinte maneira (eu ia contar mais tarde mas já que o assunto veio à baila.........rsrsrsrs):
Exemplo: Enquanto o primeiro par de folhas está se desenvolvendo, um segundo par de folhas está nascendo, Quando o primeiro par está grande, eu silpesmente tiro. Com isso o segundo par de folhas está pequeno e assim sucessivamente.
Isto durante as estáções ativas Primavera/verão. Depois estaciona, ou seja, nesse periodo ativo eu fico podando folhas semanalmente.
Voltando ao literati, a harmonia é a parte mais difícil de se conseguir: Sinuosidade, esbeltez, leve conicidade, curvas mais agressivas do que suaves, assim, João Paulo, seria interessante aramar todo o tronco para dar essa sinuosidade.
Quanto a ser boa espécie para o estilo, como regra geral, Não!
Mas, aprendi que, com boa vontade, trabalho, pesquisa, é possível tentarmos, inclusive, enganando a mãe natureza.
Por exemplo, literati de Pingo-de-ouro, talvez qualquer um achasse que não seria a especie ideal. E realmente não é mas, resolvi fazer.
Longe de ser um exemplo de literati mas, para mim, me deu e dá prazer:
Abraço
2008
2009 - Veja que com o forte crescimento apical (também no Pingo) o copa já se modificou, ou seja, cada ano será uma copa diferente
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 7:43 pm Assunto: |
|
|
Meus amigos,
Ja que se tocou no assunto LITERATI, gostaria de deixar bem claro que adoro qualquer estilo de bonsai, eu adoro bonsai, e tbm respeito a opiniao de todos, afinal como diz um velho ditado:
- Gosto, cada um tem o seu!
Eu sinceramente, com relacao ao Estilo LITERATI, acho que e simplesmente falta de opcao, para aquela planta pescossuda que nao se acha um meio pra ela. Mas volto a dizer e pedir desculpas antecipadas para aqueles que nao concordem com minha opiniao. Prometo que irei olhar os bonsai em estilo LITERATI com mais carinho, quem sabe nao consigo pegar gosto pelo estilo tbem e isto passe a ser mais que um "recurso quebra-galho" para algumas plantas.
Valeu pessoal _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 10:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Márcio!
Essa imagem é para mexer com você. Quem sabe devagarinho vc muda de idéia..................rsrsrsrs!
Um pequeno detalhe: Não é meu!
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 12:39 am Assunto: |
|
|
Amigo Elio,
Isto nos serve de insentivo pra repensarmos o quanto e vasta e rica esta arte que esta sempre em transformacao, nunca procurei saber mais sobre este estilo, sempre achei que era recurso pra uma planta pescossuda, mas as vezes, nunca nos damos conta, do trabalho que da pra conduzir estas pescossudas, ao ponto de se tornarem um exemplar bem trabalhado como este, as vezes e mais trabalho que os outros estilos.
Alguem tem alguma informacao de o estilo Literati tem alguma simbologia ou simplesmente tenta imitar formas na natureza?
Se nao estou enganado li certa vez que este estilo, com tronco comprido e tortuoso com curvas bem agressivas, e como se estivesse imitando a escrita japonesa, isto faz algum sentido?
Elio, se vc diz que era seu todo mundo acreditaria, baseando nos exemplares que vc ja apresentou aqui, ta no nivel!!! _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Márcio!
Quem me dera ter competência para fazer um literati assim, mas............continuo estudando, tentando, praticando.
Márcio, o estilo literati (Bunjin-gi ou Bunjin) é o único estilo que não procura imitar a natureza.
Como vc mesmo disse, ele simboliza a escrita (ideogramas)
Quem pode dar mais detalhes com propriedade sobre isso é o amigo Nicky.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO


Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 3:08 pm Assunto: |
|
|
João, seguindo a sugestão do Diego, aqui vai um link de um tópico do Arzivenko falando sobre escorredor + mamadeira e dando um bom tutorial: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
Espero que ajude! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 10:24 am Assunto: |
|
|
Opa.
Amigos, quero deixar o meu grande agradecimento pelas aulas teóricas a distância a respeito do estilo.
É muito satisfatório contar com vocês aqui do fórum, nunca sabemos o que vai vim depois de uma simples amostra do material, e saindo umas informações como essas que tens me passado a respeito do meu.
Quero agradecer imensamente o apóio, dicas, sugestões, "indicações e contra-indicações" a respeito da espécie em evidencia e do estilo em questão.
Só para deixá-los a parte do acontecido, tentei dar um movimento na parte ereta e está estalando muito, mesmo quando bem húmida como tentei deixá-la com a finalidade de movimentá-la, acredito que o literatti não irei conseguir fazer, mas gostaria, e se fizer só com a parte fina, ficaria desproporcional.
Nesse fim de semana irei apresentar o movimento que apliquei para analisarem e me dá uns toque..
Guilherme, muito obrigado pela indicação do tópico, tem essas e muitas outras impressas como uma apostila que andei pesquisando pela net sobre bonsai, e já estou incluindo essas que estão sendo debatidas aqui do tópico.
Prezado Elio, gostei de saber da técnica da folha grande, na verdade até veio em boa hora, tem muitas folhas, e está emtindo mais, irei utilizar a técnica da eliminação da folha maior e deixar a menor se desenvolvendo, muito obrgiado pela dica.
Grande abraço a todos e conto com vocês.
Gu |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO


Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 11:50 am Assunto: |
|
|
^_^ De nada, João! Bom trabalho para você!
E sobre essa apostilas, fiquei interessado.. Poderia me enviar as que você tem no PC? =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 11:55 am Assunto: |
|
|
Rapaz, não deixo no PC nada, vai tudo para impressão para consultar ou DVD para visualizar, costumo colocar tudo teórico em apostilas, e imagens em DVD.
POrque ?
A máquina é imprevisível, então....
Mais não me interprete mal, mas o que consegui foi navegando, navegando navegando .... e por onde as informações me levavam. rs...
Posso lhe indicar uma ferramenta muito boa, GOOGLE. achei tudo lá.
Qualquer coisa, estamos às ordens.
Grande abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO


Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 12:00 pm Assunto: |
|
|
xD Beleza, valeu João! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 2:18 pm Assunto: |
|
|
Amigo Joao, creio que com relacao a forcar o galho e ele estar estalando, te aconselho a deixar alguns dias sem irrigar a planta antes de realizar este procedimento, quando as folhas comecarem a murchar por falta de agua, aplique a torcao e o direcionamento desejado, com cuidado e claro, um grande "CRACK", pode nao ter mais volta, entao tente ir por etapas caso continue a fazer "PEQUENOS CRACKS", mas creio que alguns dias sem irrigar podem ajudar bastante no processo. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 10:37 am Assunto: |
|
|
Pois é,
isso que aconteceu, aí achei melhor não arriscar mais.
Irei deixar ela descansar dos cracks e tentar um moyogi mesmo.
MAs, fico imensamente agradecido pelas dicas e espero acompanhamento ao longo do trabalho.
Abraços. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|