|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:21 am Assunto: Mini pessegueiro com frutos |
|
|
A muda desse pessegueiro eu obtive, via estaca, em Ouro Preto/MG, há uns seis anos atrás. Desde então, venho conduzindo esta e outra muda, com podas, aramação e adubação, bem como desfolhas periódicas. Atualmente em plena produção, uma delas retornou com frutos em "fartura", três para ser mais exato:
Nessa variedade de pessegueiro mini, as folhas e os frutos apresentam tamanho menor que na outra, que é normal. Os frutos ficam parcialmente maduros, e são bem doces, pelo que pude constatar ano passado, quando a outra planta foi quem produziu:
Vista superior:
Vista lateral. Um galho brotou neste ponto, e estava desenvolvendo com muito vigor, ensejando então que o cortasse fora, aplicando pasta seladora japonesa no local, para favorecer os frutos:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 19, 2010 3:09 pm Assunto: |
|
|
Bela planta Nicky, tambem estou trabalhando com alguns pessegueiros,isso vai me servir como inspiração........  |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 5:16 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Belo pessegueiro, deve de ser uma gratificação, quando vemos o fruto do nosso trabalho.
Parabéns
Tenho uma pergunta, vç por acaso vai diminuir o tamanho desta planta,
ou vai só aumentar a ramificação dele.
Um abração _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 19, 2010 6:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Anderson, a altura ideal desta planta é a mostrada nas fotos. Mas o tronco precisaria ser mais grosso. Essa espécie é dificilima de ser conduzida, principalmente no que concerne a uma boa ramificação estrutural. Densificar, então, nem se fala. Para produzir frutos, é aconselhável manter os galhos mais novos, já que nos mais velhos, o fruto não vinga.
Quero crer, então, que para melhorar a aparencia dela, eu teria que, primeiramente, replantar em uma bacia plastica maior que o atual escorredor. Mas como em meu viveiro tenho outras prioridades, vou sempre relegando essa e outras iguais a ela, para um segundo plano, que, infelizmente, nunca chega. rss
Considerando alguns bonsai frutiferos que vi em revistas e sites japoneses, o tamanho e a grossuro do tronco dessa planta a habilita a ser transplantada para um vaso de bonsai definitivo, ao invés de tentar engrossar o tronco em uma bacia plastica, que para mim seria o mais correto. No entanto, vou postergando tanto um quanto outro trabalho nesse sentido, ficando onde está mesmo pelo menos pelos próximos dois ou tres anos. Quem sabe mais à frente eu não resolva por uma ou outra das duas opções acima? Se, certamente irei postar aqui no forum. aguarde.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 11:56 am Assunto: |
|
|
Nick, estou louco pra arrumar uma muda de pessegueiro, como vc fez para plantar as estacas? Que substrato vc utilizou? Qual a época?
Desculpe as perguntas...
Antecipadamente agradeço.
Ah e poste uma foto dela na floração essa especie fica linda florida! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, as estacas eu obtive num restaurante em Ouro Preto/MG. Pedi ao dono do estabelecimento, que permitiu que eu cortasse dois galhinhos, da grossura de um lápis cada um, de tamanho pouco menor que esse objeto, inclusive. Como ainda iria demorar para retornar, usei o fundo de garrafas pet de agua mineral, contendo apenas areia grossa de rio, para plantar, cuidando de manter o solo umido, porém sem encharcar.
A melhor época é agora, na primavera. Foi em pleno mes de novembro que fiz as estacas e plantei, obtendo sucesso em que ambas pegassem bem, graças a isso. Tão logo cheguei em casa, mantive o substrato em que estavam, já brotando, colocando ambas em vasos plasticos maiores, para poderem se desenvolver melhor, acrescentando ao substrato um pouco de caco de telha, pedrisco, carvão vegetal e casca de pinus, para aumentar o poder de drenagem, ao mesmo tempo que enriquecia o solo com matéria orgânica, vez que as frutiferas pedem um solo mais ácido.
A primavera, é uma ótima época para fazer novas mudas a partir de estacas, bem como obter outras por alporquia. Se vc tiver oportunidade para fazer alporque, inclusive, é bem maior a chance de obter ótima planta, pois poderá escolher galhos mais grossos e até com algum movimento inicial.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 1:23 pm Assunto: |
|
|
Nick, mais uma vez obrigado!
Tenho grande admiração por esta arvore, pois fez parte de minha infancia, e na casa de uma visinha tem um exemplar, vou ver se consigo fazer um alporque, mas ainda assim retirarei algumas estacas.
A vantagem que eu acho de se fazer um alporque nessa época do ano é que alem do tempo estar mais quente, favorecendo o enraizamento, as chuvas frequentes não deixam o alporque seco.
Obrigado pelas dicas! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 2:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, se vc tem uma arvore próxima, facil de fazer alporquia, então abuse: escolha galhos grossos, mais de um inclusive, para ter ao menos umas duas ou tres plantas dessa espécie. Lembre-se apenas de umidificar o musgo em solução liquida contendo hormonio enraizador, para facilitar a emissão de raízes. A chuva pode não molhar de maneira adequada o alporque, ensejando então que vc verifique, ao menos umas duas vezes por semana, se o conteúdo está úmido.
Escolha galhos da grossura do seu braço para fazer alporquia. Se tiver mais grosso que isso, e conseguir permissão, não se acanhe. Essa espécie responde bem a alporquia de qualquer grossura. Lembrando que após a retirada do alporque, é recomendável replantar em um substrato bem ácido, tipo areia grossa de rio + bioplant ou plantimax (substrato comprado pronto, usado para germinação de sementes por parte de horticultores), na proporção de 50% de cada. Acrescente uns 15% de caco de telha na mistura, para favorecer melhor a oxigenação e emissão de raízes capilares.
Se fizer estacas, faça bem umas 15. Com elas, futuramente, poderá fazer enxertia de galhos nos troncos obtidos por alporquia, caso algum galho seque ou ocorra qualquer outro contratempo. Melhor prevenir, que remediar, ou não ter com que remediar, aliás.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 7:52 pm Assunto: |
|
|
Nossa Nick, ótimas dicas, agora é bater um papo com a visinha né?!!
hehehe
Ah só uma dúvida, sou estudante de enfermagem e estive observando aquelas atadura de crepon comumente utilizadas para fazer curativos e imobilização de membros ou até mesmo enfaixar braços mãos ou pernas, etc. Enfim, será que se eu fizer um alporque e utilizar esse tipo de atadura para fixar o esfagmo no tronco, isso pode dar certo?
Até mais e mais uma vez obrigado! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 22, 2010 8:38 am Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, sugiro deixar as ataduras para a finalidade a que se destinam. Lamento.
Melhor usar o velho e bom plastico transparente, resistente, perfurado após ser fixado sobre o musgo no local. Funciona bem melhor. No lugar do musgo, ao que eu sei, pode ser usado estopa fina, de boa qualidade é claro (sem pedaços de tecidos), mas nunca experimentei, então não posso dizer quanto aos resultados desse tipo de material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 8:01 pm Assunto: |
|
|
Fui à casa dos meus pais o fim de semana passado, mas a visinha estava viajando .
Mas creio que nesse proximo fim de semana ela estará lah devido as eleições.
Ai eu vou pedir pra ela deixar eu fazer um alporque.
Se eu conseguir posto as fotos aqui!
Só uma dúvida, vc falou pra escolher galhos de grande calibre, mas e se forem galhos compridos? Posso podar eles antes de fazer a alporquia ou depois?
Até lah! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 29, 2010 8:09 am Assunto: bonsai |
|
|
Deixe para podar os galhos após retirar o alporque, plantar e, transcorrido um ano ou mais, observar que a muda assim obtida responde bem, com novas brotações formando novos e robustos galhos. Aliás, quando isso ocorrer, poderá fazer então nessa muda outro alporque, para aproveitar. Ou mais de um, se o galho for grande o bastante. Lembrando que um shohin bonsai dessa espécie é sempre algo interessante de se ter, que dirá mais de um, né?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|