FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com minha Jabuticabeira!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Deoaraujo



Registrado: 30/09/08
Idade: 34
Mensagens: 12
Localização: Itabuna BA

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 6:27 pm    Assunto: Ajuda com minha Jabuticabeira! Responder com citação

Adquiri um outro (pré)bonsai na feirinha de Primavera, desta vez foi uma Jabuticabeira.
Segundo o vendedor, tem +- 2 anos.

Ela veio num vazinho quadrado e com um substrato muito compactado.
Li no "BonsaiKai" que Agora na PRIMAVERA é a época do crescimento.

1.Comprei substrato orgânico (para violetas e orquideas)
2. Tenho Terra Vegetal
3. Comprei um fertilizante NPK 10-10-10
4. Comprei uma bacia Grande para fazer o transplante.
5. Tenho enraizante Biofert.

Qual a dica que vocês me dã de SUBSTRATO, FERTILIZAÇÃO E REGA ?

Fotos.





Agradeço a colaboração desde já ^^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
croconow



Registrado: 26/07/10
Idade: 25
Mensagens: 86
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

eu reparei que estamos proximos , uns 600 km de distancia , sou de Itabuna , podemos compartilhar boas informações , pois não há tanta diferença no clima né ?

em breve vou pegar uma jabuticabeira ^^


mas desculpe sair do assunto mais atras do seu mausai vi uma suculenta vc só tem aquela ou tem outras , tem cactos ??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Deoaraujo



Registrado: 30/09/08
Idade: 34
Mensagens: 12
Localização: Itabuna BA

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

Estou me preparando para o transplante hoje à noite.
Tenho Terra preta, terra de violeta (orgânica), caco de bloco

dá pra fazer um substrato legal?
Qual seria a proporção?

Como utilizo posteriormente o Enraizante?
Quanto tempo depois posso expor ao sol?
Quanto tempo depois posso adubá-la?


Abs!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá...

Fiz dois transplantes(de uma romã e um ficus) e utilizei + ou - 40% de caco de telha,20% de terra de cupinzeiro,20% de areia e 20% de terra de jardim(o ideal é que o substrato seja drenante).Se isso te ajudar...
Quanto a adubação,espere uns 45 dias...

Abraços...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

É, como o Mateus falou e seguido o conselho que o pessoal geralmente dá, o ideal é que o substrato seja drenante para o desenvolvimento das raízes da planta em si.
Acho que uma coisa legal seria engrossar mais o tronco, por isso a necessidade de um substrato drenante.

A proporção fica de acordo com cada um, embora haja certos padrões a respeito da planta e da constituição do substrato...
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 8:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Antes de transplantar, aconselho desfolhar totalmente a planta. Use uma tesoura fina e corte nos talinhos, retirando todas as folhas. Com isso, vc pode visualizar a estrutura aerea atual, podendo então selecionar os galhos mais bem posicionados, cortando fora os que não se enquadrarem no estilo pretendido. Very Happy

Depois desse processo, arame os galhos e o tronco, dando-lhes um movimento levemente sinuoso. Aí sim, retire a planta do recipiente em que ela foi adquirida, lave bem as raízes para retirar todo o substrato inicial, analisando se há raizes grossas (pivotantes) que crescem verticalmente para baixo. Se houver, corte fora, mantendo apenas as raízes finas (capilares) que são as que promovem a alimentação da planta. Como vc cortou fora alguns galhos (espero que sim!!) poderá cortar fora algumas raízes grossas sem perigo algum. Very Happy

Em seguida, prepare um substrato bem drenante: caco ceramico, carvão vegetal, pedrisco, areia grossa de rio sem peneirar, uns 15% do substrato para violetas. Misture todos os ingredientes acima, até ficar bem homogeneo. Em seguida, faça uma camada com material ceramico apenas, no fundo do novo recipiente. Distribua as raizes o mais radialmente possível (enquanto prepara o substrato, deixe as raizes imersas em liquido contendo hormonio enraizante biofert), cobrindo tudo com o substrato preparado por voce, até uns quatro dedos acima do nebari.

Regue bem, até observar a agua saindo pelos orificios de drenagem. Adubação apenas 45 dias transcorridos desse reenvase. Repita a adubalção a cada 45 dias, inclusive no inverno. Cultive a planta logo em seguida em sol pleno, onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Nada de sombra para ela. Very Happy

Nunca use qualquer tipo de adubo na mistura do substrato. Evite usar fertilizante NPK, qualquer que seja a especificação dele. Melhor usar a velha dobradinha Torta de mamona+farinha de osso + biofert plus. Ou similar a isso. Vale até esterco de gado, galinha, etc. Very Happy Mas apenas 45 dias depois que reenvasar, nunca durante nem logo após.

A bacia grande deverá ser bem perfurada no fundo e na lateral. Após o replante, coloque a bacia sobre local alto (tipo um tilojo ou dois), para evitar contato direto com o solo e favorecer a circulação de ar inclusive no fundo.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Deoaraujo



Registrado: 30/09/08
Idade: 34
Mensagens: 12
Localização: Itabuna BA

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 3:21 pm    Assunto: Tranplantado! Responder com citação

Show de bola a ajuda de vocês...
Já fiz o transplante, não podei as raizes, só pincei as folhas.
Coloquei caco de ceramica no fundo...terra de violeta e terra vegetal...
nao achei areia grossa =/
Quando for pro interior vou lá no rio peneirar para trazer...rsrs

aqui está algumas fotos:









Antes:


Depois:

*Impressão minha ou o "olho" da planta foi cortado muito precocemente?





Aceito sugestões de Estilo!

Obrigada pela atenção pessoal!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil