FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Palmatum, Ulmus e Shimpaku
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 5:49 pm    Assunto: Acer Palmatum, Ulmus e Shimpaku Responder com citação

Caro Colegas,
Bom Dia!

Gostaria se possível obter sugestões dos colegas esperientes com relação ao local que devo colocar a minhas plantas nas condições que disponho atualmente.

O ambiente que disponho aqui em Fortaleza-CE é 1 Ap de 1º andar, na qual tenho uma varanda relativamente grande na posição poente, pegando sol diretamente das 12:45 as 16:00 em uma metade da varanda e a outra metade na sombra que é protegida pelas árvores da rua, contudo não é de se admirar que há um mormaço (O mormaço muito quente pode influenciar?) nesse período durante estas horas. O vento da varanda por ela ser na posição poente é inferior da janela.

O Palmatum, o Ulmus e o Shimpaku suportam vento humido como o de fortaleza? O que devo fazer no preiodo de dormência já que aqui não há inverno?

O outro ambientes é 1 uma janela do meu quarto que é relativamente fresca e bem iluminada durante o dia inteiro com um vento não muito forte, mas também não é muito fraco e com sol diretamente das 8:00 as 10:00.

Em qual desses lugares eu teria que colocar minhas mudas?

Por favor comentem, pois gostaria muito de que essaa plantaa se adaptassem aqui em Fortaleza-CE.

Alguém possuí Acer Palmatum, Ulmus e Shimpaku nas proximidades do Estado do Ceará? Em Fortaleza a média anual de temperatura é: 27ºC.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

acho que o acer palmatum não aguenta ai. pelo calor, e por falta de frio.
com muito calor ele desidrata facil e pode queimar a folha... ficando fraco.
sem o frio mesmo que ele aguente o calor ele não entrara em dormencia o que fara ele definha até morre.eles não gostam muito de vento pq desisdrata as suas folhas.
acho que se quizer arrisca deve tentar o acer myassama que é mais resistente.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 7:28 pm    Assunto: E o Ulmus e Shimpaku TC? Responder com citação

O que vc me diz dos outros: Ulmos e Shimpaku?
Onde posso comprar essa outra espécie: acer myassama ?
Dos ambientes que eu te disse qual seria o mais apropriado para o palmatum (calor a tarde ou um vendo Não muito forte úmido com bastante claridade durante o dia todo)?

Obrigado

Juliano
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 7:48 pm    Assunto: acer myassama Responder com citação

TC,

obrigado! vc teria foto dessa espécie acer myassama ?
Romulo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Juliano,

Quanto ao local, o ideal seria no sol com um sombrite, para não pegar aquele ""solzinho"" escaldante diretamente, ainda mais pelo local ser muito quente. Se não puder colocar, o Ulmus deixe no sol mesmo (cuidado com a rega), mais o acer e Shimpaku deixe no quarto, pegando menos sol mais muita luminosidade, mais cuidado com o vento, principalmente nesta época...

Acer aqui em Fortaleza, até onde vi, tentei, e conversei com alguns amigos, não dá... Um dos nossos amigos da Associação está tentando em Guaramiranga (serra), ainda não sei se está dando certo...
O Shimpaku é outro que até agora ninguém teve sorte...todos que compraram... Crying or Very sad Crying or Very sad
Já o Ulmus é tranquilo, se adapta muito bem e vc não terá problemas.

Tomara que tenha sorte com o Acer e o Shimpaku, pois se conseguir mante-los, vou querer saber como foi Laughing Laughing , pois tenho muita vontade de possuir Sad Sad

Estou com um Acer em casa que acabei de ganhar, estou rezando para não morrer.... Rolling Eyes Rolling Eyes

O Mormaço pode influenciar sim, pois pode secar o substrato muito rápido e a planta necessitar de mais regas.

Nós (Associação) estamos procurando dar prioridade ao cultivo de plantas nativas, pois é de melhor manejo e são belas também.

Abraço,
Romulo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Onde vc adquiriu tais plantas?
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 3:40 pm    Assunto: Contato Responder com citação

Romulo,

Como faço para entrar em contato com vcs da associação? Vc tem MSN ou telefone?

Comprei minhas plantas no Bonsai brasil e ja estou com um shimpaku a 7 meses. ta dando certo!

Vamos entrar em contato.

Um abraço

Juliano
Romulo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Juliano,

Estou te passando meu email e telefone para seu email.

Abraço,
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

oi
palmatum ai no nordeste só em areas de serra com clima frio(tente com o tridentes) e umido ( deixe um pote com agua perto do bonsai pra dar + umiodade)

http://www.megagaleria.com/scripts/pic_window.asp?Album_ID=4748&PicIndex=1&RCP=True

Editado pela última vez por TC em Seg Out 24, 2005 6:41 pm; num total de 1 vez
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 6:39 pm    Assunto: Dormência Responder com citação

TC,

Como faço na dormência? vc tem esse exemplar de acer e qual o mais resistente esse ou o tridente?
um Abraço
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

de myassama eu não tenho. não posso lhe ajudar muito nisso (nosso clima é diferente) quem mora ai e ja tentou pode lhe dizer melhor.mas acho que o myassama é aguenta mais.
quanto a dormencia ele precisa de frio temperaturas abaixo de de 13 graus para entrar e dormencia. e a temperatura deve ficar baixa se não ele começa a brotar rapidamente. desfolhar adianta poucou pois se não ha frio ele brota denovo se ha frio ele não brotara. acho que tem um produto que faz as plantas entrarem em dormecia não sei se adianta.
como foi dito ele pode até aguenta ai mas não apresentara os resultados
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 6:59 pm    Assunto: Produto para dormência Responder com citação

Tc obrigado!

Será que alguém saberia dizer algum produto pra que a planta entre em dormência artificialmente?

Aguardo comentários
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 7:02 pm    Assunto: Romulo Responder com citação

Romulo, vc disse que: Estou com um Acer em casa que acabei de ganhar, estou rezando para não morrer....

Onde conseguiu esse exemplar e qual o tipo? Ja esta aqui a quanto tempo e onde vc o esta mantendo?
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2005 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Juliano tive uma idéia meio maluca, e se vc confinasse o seu Acer em uma geladeira por um mês ou dois, + ou - em junho ou julho (inverno), não sei se dá certo é só uma ideia, os mestres poderão nos esclarecer e indicar os pros e contras dessa ideia maluca que tive.
Romulo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2005 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Juliano,

Um amigo que veio do Rio Grande do Sul trouxe para mim, mais é bem novinha esta muda, e só estou com ela a 1 mês. Ainda não qual o tipo, mais vou bater uma foto e postar para que o pessoal diga qual é. Estou mantendo à sombra pegando sol pela manhã.

Werlei, essa idéia da geladeira já foi considerada em alguma postagem em algum fórum, parece que pode dar certo. Mais não soube de ninguém que tenha testado. Teria que ver quanto a umidade, para colocar água e quanto a luminosidade.

Juliano (te mandei um email)

Abraço,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: