FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

QUE arvore é essa.??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 1:33 pm    Assunto: QUE arvore é essa.?? Responder com citação

Pessoal. à pedido de minha sogra, fiz umas estacas dessa planta e deu certo muito rápido.... só que eu não sei qual é. Acho q seja algum tipo de pinheiro... será q dá pra fazer bonsai dele?
a qualidade das fotos estão horríveis pq foi tirada de celular... me desculpem.
abração à todos...

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 8:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

É uma variedade de junipero. Se vc plantar qualquer das estaquinhas que aparece na palma da mão, irão todas pegar e render um bom material futuramente. Very Happy Plante em areia grossa de rio, sem peneirar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald, apesar daqualidade das fotos algumas carcterísticas da planta ficaram bem marcadas: formato da árvore, tipo de acículas, galhos que secam de dentro para fora na árvore fechada. É uma Criptoméria japônica elegans. Tenho dezenas destas árvores em minha chácara formando barreira de vento, são enormes pois elas preferem o clima mais frio, como onde moro a 760 metros de altitude. O Nicky tem razão ao dizer que brotam fácil de estaca. Já fiz centenas de mudas. No sul se faz a estaquia no inverno, galhos da rossura de uma caneta, deixando todas as folhas (acículas). Conforme o Nicky falou, em areia grossa sem peneirar. Em função da grande quantidade de mudas que fiz, estaquiei direto em solo meio úmido: não falhou uma sequer.
Dá para fazer bonsai sim. Tem que cuidar para a copa não fechar muito pois todas as folhas que não pegam sol acabam secando por dentro da planta.
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:55 am    Assunto: Responder com citação

Meu Deus... que da hora.... bom.... se a criptoméria enraiza fácil com estacas e é um junípero, será q a tuia nana enraiza tb?
abração
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 8:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A principio, toda e qualquer planta pode ser reproduzida por estaquia, inclusive a que vc chama de tuia nana, que acredito ser a chamaecyparis gracilis nana. Essa espécie, infelizmente, não vai muito bem aqui no clima de Brasilia, mas sei que no sul é diferente. Very Happy

Até pinheiro negro pega por estaquia. Tanto é assim que, ao germinar a semente do pinheiro e a mudinha começar a mudar a cor do tronco de verde para marrom, é certo cortar fora a raiz pivotante, estaqueando a mudinha novamente, em areia grossa de rio, para que se desenvolvam novas raízes. Very Happy

Então analise: se até PN pega por estaca, que dirá as outras espécies, incluso a nana?? É batata, como dizem. Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Cara muito legal fazer perguntas pra vc... muito esclarecedoras....
vou tentar sim com certeza...
abração....
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 9:43 am    Assunto: Responder com citação

NICK, SE EU CORTAR A PONTA DO PN... QUE NO MEU CASO TEM SUAS AGULHAS DO GALHO PRINCIPAL CRESCENDO, OU SEJA... O MIOLO BRANCO SUMINDO... PODERIA ESTAQUEÁ-LO? EXISTEM VÁRIAS PONTAS AO LONGO DOS GALHOS... QUE ACREDITO SER NOVOS GALHOS... HOJE ESTÃO MEIO MARROM CLARO... COM PONTOS BRANCOS...
ISTO SERIA PARA DIMINUIR A ALTURA... REPRODUZ E QUEM SABE DESENVOLVER OS OUTROS GALHOS... FUNCIONARIA... ESTOU COM MEDO DE FAZER ALGO DE ERRADO...
ACHEI UM PRODUTOR DA REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA, ONDE EM SEU SÍTIO EXISTEM PN DE MUDAS ATÉ MAIS DE 30 ANOS ACHO... MUITOS PARA SEREM PLANTADOS NO CHÃO... COMPREI 1 PEQ = 15CM POR 5,00 E ESTE DE APROX 60 POR 50,00... SEI DA DEMORA... GOSTARIA DE COMEÇAR A TRENTAR... PODE ME AJUDAR.... POIS O MAIS VELHO JA POSSUI UM DESENHO DE TRACIONAMENTO LATERAL... UMA CURVA SÓ PARA O LADO... E AGORA QUERIA COMEÇAR A ESCOLHER OS OUTROS GALHOS... E QUEM SABE VOLTAR PARA O CENTRO... OU AINDA FORÇAR MAIS E FAZER KENGAI... AGRADEÇO A AJUDA...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: