FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SERISSA PHOETIDA
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 7:39 pm    Assunto: SERISSA PHOETIDA Responder com citação

Nome científico ou latino: Serissa foetida
- Sinônimo: Serissa phoetida
- Nome comum ou vulgar: Serissa, Serisa, Árvore das mil estrelas.
- Familia:
- Rubiaceae (Rubiáceas).
- Origen:
- Sul da China e sudeste de Asia.
- Serissa é um arbusto de folhas perenes.
- Trata-se de uma das árvores mais típicas e fáceis de iniciar no cultivo de bonsai.
- Apreciada pelo grande número de florzinhas brancas, por isto conhecida como árvore das mil estrelas.
- Possui um tronco tortuoso.
- Existem variedades com folhas bordadas de branco e também de amarelo.
-A serissa possui um sistema radicular muito interessante que pode ser levantado constituindo um tronco bem interessante.
- Luz
- Quando em interior de casa alargará os brotos novos de forma desmesurada e as folhas podem amarelar, durante o verão, deverá ser levada para o exterior em local parcialmente sombreado.
- Temperaturas
- Serissas não gostam de frio proteja-as no inverno colocando em lugares mais quentes.
- No verão quando cultivada a pleno sol, proteja-a nos dias muito quentes.
- umidade
- Pulverizar com agua diariamente.
- No verão pode-se mantê-la sobre uma vasilha com pedriscos e água, todavia sem deixar tocar as raízes.
-
- - Substrato
-
- Uma mistura adequada consiste em usar 50% de terra de jardím, uns 20% de matéria orgânica e uns 30% de areia grossa de rio.

- Serissas não gostam de terras calcáreas, ficam com as folhas amareladas e débeis..

- Rega
- Conservar sempre o substrato aerado e úmido, tanto no verão como no inverno. Cuidado para que o substrato não seque totalmente.
-Devido à sua grande necessidade de água, pode acontecer a podridão das raizas causadas por fungos, (Phytophtora), geralmente por excesso de rega ou má drenagem do substrato.

- Adubação
- Cada 15 ou 20 días, desde o início do processo vegetativo ( agosto em diante).
- São sensíveis ao excesso de adubo. Deixe de adubar quando elas estiverem em repouso. O excesso de adubação pode amarelar as folhas.
- Poda
- Deve-se podar durante todo o ano para conseguir uma boa formação.
- Eliminar todos os brotos da base do tronco.
- Eliminar as ramas demasiado largas, mantendo mais claras as zonas densar para conservar o seu vigor.
- Se quiser uma floração mais abundante, evite as podas nos meses de floração.
- Aramação
- A colocação de arames no tronco e nos ramos deve ser feita entre a primavera e o outono com cuidado para não danificar os ramos.
- Tem de se ter muito cuidado com a aramação, pois os falhos são frágeis e aramagem muito densa o que dificulta a tarefa.
- A alternativa à aramação é a condução pela poda.
- Transplante
- Cada 2 o 3 anos, preferentemente na primavera e antes de que comece a brotar, em um substrato a base de 50% de matéria orgânica, 20% de terra e 30% de areia de grossa.
- Elimine cerca de 1/3 das raízes no transplante.
- Pragas :
- Ácaros, colchonilhas e pulgões.
-
- Fácil, mediante estacas de galhos na primavera e início do verão

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/05/07
Mensagens: 204
Localização: Caçador - SC

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 12:34 am    Assunto: Responder com citação

Excelente matéria Geraldo. Lendo tudo bem explicadinho assim, poupa-nos muito tempo até entender por completo a espécie. Abraços,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Geraldo,


a primeira ficha técnica para dar coragem aos amigos a fazer uma também. Com certeza agora teremos mais possibilidades com as espécies colocadas aqui.

Minha experiência com serissas é apenas com a variegata. Tam uma floração rosa clara, a minha. Todas, quatro ao todo, são provenientes de brotação de raízes, as mesmas que o Geraldo coloca para ser retirada. Se na hora do transplante tiver algumas fáceis de retirar, aproveite para fazer mudas. Mas como ele colocou, retire se não for servir ao projeto da planta, essa brotação rouba nutrientes da planta mãe e atrapalha o desnvolvimento.

As folhas são muito pequenas e dificultam a desfolha. A poda é bem aceita, responde muito bem.
O substrato que uso é de apenas 20% de matéria orgânica, sendo que uma está na areia grossa para depois ir para mamadeira. Respondem muito bem com essa mistura, além disto, areia e pedrisco.

A rega deve ser com cuidado como frisou o Geraldo, o excesso mata. mas até dá para deixar sem regar um dia no verão, ela aguenta, mas não recomendo, pois as raízes são muito finas e desidratam fáicil. Isto também gera certo cuidado na hora do transplante, já que se partem facilmente.

Bom, o que acredito ser diferente, mas nem tanto, do que o Geraldo faz é por aí, como estou mais ou menos no mesmo tipo de condições climáticas acho que não teria muita diferença no tipo de condução para as estações do ano.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Excelente matéria. Vamos esperar outras especies agora.
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Parabens pela ficha Geraldo!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2007 8:23 am    Assunto: Responder com citação

grande geraldo sempre nos surpreendendo hora com belos bonsais e hora com suas experiencias e conhecimentos.
parabéns.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Deimos



Registrado: 23/01/08
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Opa gente,

Gataria de saber se alguem tem uma semente ou muda dessa planta pra me vender ou doar!

Abraços!
_________________
______________________________________________
"A criatividade remete a idéia presente em alguma ilusão."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Geraldo,

muito bem colocados os procedimentos do cultivo da espécie.Tenho várias mudas de serissa, mas estou usando o substrato totalmente errado .
Obrigado amigo pelo excelente tratalho postado.

Deimos,
não sei qual é tua cidade, mas mudas de serissas são encontradas com facilidade.Ao serem podadas, todas as ponteiras e estacas poderão ser colocadas na água com hormônio enraizados e depois em recipientes e tornan-se mudinhas em bem pouco tempo.Vc poderá conseguir mudinhas ou estacas com um forista mais próximo de tua cidade.

Abraços - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/12/08
Idade: 38
Mensagens: 112
Localização: Cacoal-RO

MensagemEnviada: Sáb Dez 06, 2008 12:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá!

Estou começando por aqui, e na arte do bonsai também.

Tem uma "árvore" aqui perto de minha casa que se parece com a descrição dessa espécie, e se for mesmo, estou muito interessado em começar um bonsai (penjing) com ela.

Será que alguém poderia postar uma foto de uma planta adulta desta espécie para que eu possa matar minha dúvida?

obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 12:54 am    Assunto: Responder com citação

mortykus escreveu:
Olá!

Estou começando por aqui, e na arte do bonsai também.

Tem uma "árvore" aqui perto de minha casa que se parece com a descrição dessa espécie, e se for mesmo, estou muito interessado em começar um bonsai (penjing) com ela.

Será que alguém poderia postar uma foto de uma planta adulta desta espécie para que eu possa matar minha dúvida?

obrigado!


Amigo esta é uma foto com zoom das folhas para vc tirar a dúvida.
Abraços
Rogério.



_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

A serissa é uma verdadeira praga, Brota de qualuqer galhozinho!
comecei com bonsai a 2 anos ganhando duas mudas de serissa chineza, de galho em galho devo ter quase 60-70 mudas!
Pra quem quer iniciar, acredito que seja uma planta bem indicada, facil de reproduzir, resistente, folhas pequenas, flores, belos nebaris, casca rugosa!
um prato cheio para os iniciantes!
Pra todo mundo que me pede alguma coisa sobre bonsai dou uma mudinha de serissa e um pedacinho de arame!
iuhhiuhiuhuhui!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2009 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Markus,

é verdade, a serissa phoetida se propaga com grande facilidade pelas ponteiras, galhinhos, troncos e até mesmo pela raiz.Quem possui serissas e gostuma aproveitar o produto se suas podas chega a um momento de possuir muitas mudas que chega a se tornar um problema.

Existe a Serissa phoetida"China", Serissa phoetida "cisne branco"Serissa phoetida"flore pleno"Serissa phoetida "rosea"Serissa phoetida"variegata" e Serissa Japónica ou Serissa phoetida "japonica"

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Ola... então eu não deveria ter colocado predisco? Daquele branco...? pois sempre faço meus substratos com areia, caco de tijolo moido, areia e terra, podendo ser humificada ou não...

Alguém pode me ajudar?

Abçs..
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil