FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Castanha Portuguesa - será que vale a pena? Demora?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 11:06 am    Assunto: Castanha Portuguesa - será que vale a pena? Demora? Responder com citação

Pessoal, ontem ao comprar dois aceres palmatum, fiquei na lombriga de comprar algumas castanheiras!!!... fiquei babando em algumas mudas de 2 a 3 metros.. com base de uns 6 cm... com nebari com conicidade pedindo para eu comprar... rsrsr... mas como suas folhas são médias.. fiquei pensando se eu teria que compor um bonsai médio ou grande... e hoje não teria espaço... não conheço a espécie..! Não sei se irão reduzir... ou se demorará muito...!
Alguém pode opnar?

Abrçs...
Leandro.
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro, tenho castanheira portuguesa de grande porte na chácara. Mas não fiz nenhuma tentativa como bonsai. Então pouco posso ajudar. Apenas dizer que ao menos no solo o crescimento é bem rápido (ou o clima aqui ajudou). Em cerca de quinze anos formou uma árvore frondosa e com o tronco que mal dá para abraçar... Quanto ao tamanho das folhas creio que as técnicas de desfolha usadas de maneira geral em bonsai devem funcionar também nesta espécie. Como eu disse só conheço como árovre. Ah! e também as castanhas assadas na chapa do fogão a lenha, ou fervidas em água...muito gostosas...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

hehehe.... bobo vc não é!!!...rsrs..
valeu pelo testemunho qto o desenvolvimento...!!! Fico ainda na vontade!! Adoraria ver alguma planta, nem que fosse ainda um laboratório...! Mas na verdade, acho que vou fazer! É que estou com receio de passar o serrote na coitada da planta e ver o que acontece...

Abçs...
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
kotta



Registrado: 29/06/06
Mensagens: 56
Localização: Santarem - Portugal

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

A folha do castanheiro não reduz, portanto ...so se for uma bonsai com algum porte!!!!
_________________
kotta
www.quiosquedasideias.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa Kotta!! Esta notícia quebrou um pouco minhas expectativas!! as folhas quando relativamente novas giram em torno de uns 7 a 10 cm...
será que não é possível manter este tamanho?

Alguém mais pode opinar?

Obrigado pela informação, pois até o momento ainda não desisiti por completo.

abçs...
Leandro.
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 8:23 am    Assunto: Responder com citação

Oi Carlovich

Sei que este tópico é um pouco antigo, mas se você ainda tiver interesse em cultivar a castanheira posso te dar uma dica.

A Castanea sativa (castanha portuguesa) realmente tem as folhas um pouco grandes e é difícil reduzir. Mas há uma interessante alternativa, e você que mora em Sampa está com uma mão na roda nesta época do ano: vá até a Liberdade e procure na Casa Bueno, Marukai ou outro lugar que venda frutas e verduras japonesas e compre as castanhas de lá; eventualmente serão vendidas como castanha portuguesa, mas não são; se você comparar as duas sementes verá claramente a diferença (o preço também é bem menor). Esta espécie é a Castanea mollisima, espécie originária da China que a colônia japonesa cultiva aqui no Brasil. As folhas são menores e aceitam a desfolha no verão, o que reduz drasticamente o tamanho. Já a tenho há 10 anos e obtenho folhas com 3 ou 4 centímetros. Pena que não tenho uma máquina digital para fotografar meu bonsai, mas vale aqui a dica.

Abraço!
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2014 7:30 pm    Assunto: Recuperando o post - IVO Responder com citação

Ivo... será que você já conseguiu comprar uma máquina digital ou celular com câmera.... kkkk????

quero muito ver o que você conseguiu com a castanheira chinesa...

Confesso... não fui no Marukai... ver isto.... e olha que namorei por 3 anos uma oriental,... e (não me conformo) .... nunca lembrei de ver isto quando ia com ela comprar itens japoneses lá.... grrrrrrrrrrrrrr...

Manda fotos...
gde abraço...


Carlovich (Leandro)
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil