|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 8:16 pm Assunto: Sarandi (Sebastiania schottiana) - MRV |
|
|
Pessoal
Ontem a tarde a FEPAN liberou a licença para a obra de uma ponte que iremos recuperar para o município de Cotipora, ao lado de uma de nossas usinas. O Lugar é um lajeado com dezenas de Sarandis (mesma especie daquele da Arzivenko http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10364) que terão de ser eliminados para a obra.
Aqui tem uma foto do local http://www.panoramio.com/photo/34228038
Pode ver mais fotos do local no google Earth nas coordenadas:
29º05'19,33"S
51º05'17,02"O
Hoje a tarde fui ate lá recolher algumas plantas. Graças a Murphy ao chegar no local a bateria da maquina fotografica arriou, então por hora sem fotos da coleta e do local, que é uma verdadeira floresta de Sarandi, eu sumi lá no meio. Por sorte as crianças gostaram de brincar no rio e amanha voltaremos lá passar o dia, então fotografo o local.
Vamos as fotos já em casa:
Planta 01
Tem uma inclinação bem legal.
Planta 02
Planta 03
Pretendo espichar ao maximo as raizes desta, para fazer algo com pedras no futuro.
Planta 04.
Esta é um espetaculo.
Pretendo conduzir uma delas como "varrido pelo vento" outra com "raizes sobre pedra" e a ultima penso em inclinar aquele tronco horizontal de onde saem os verticais colocando uma pedra embaixo de um dos lados, e ir trabalhando...
Realmente uma pena o apartamento me privar de espaço. Lá há exemplares magnificos, de espessura semelhante ao "toquinho de pitanga" do Arz. São formas incriveis, raizes retorcidas e inclinadas pelas cheias frequentes, coisa de deixar o Nicky de queixo caido. Amanha coloco algumas fotos...
Ao pessoal do RS que tem espaço em casa recomendo um passeio ate a serra no proximo feriado. De preferencia com serrote e picareta...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 6:41 pm Assunto: |
|
|
do sarandi não sei te dizer nada... não conheço a especie.
mais gostei do regadorzim rosinha kkkkkkkk  |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 8:23 pm Assunto: |
|
|
Bahhh
Olha no que tu foi reparar...!!!!!
Adianta dizer que era vermelho, e desbotou de ficar no sol???
abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 11:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcio, gostei do local, parece ótimo para coletar plantas e pedras. Morasse por aí, tava por lá com minha Pampa, enchendo a carroceria.
O material que coletou me parece ótimo. Todos tem um bom futuro, a meu ver. É aguardar a recuperação, antes de podermos opinar sobre qual a melhor condução. A priori, eu iria reduzir um pouco as varetas, que estão muito compridas. Lembrando que, se forem flexíveis, então ponha arame grosso nelas, dê movimentos bem sinuosos, pois poderão render lindos jin ao invés de serem simplesmente cortadas fora.
Se não forem tão flexíveis que permitam isso, então é reduzir seu tamanho, cortando e deixando mais ou menos com uns quatro dedos. Virão novas brotações, certamente, que irão permitir o trabalho certo, mais indicado.
De qualquer maneira, parabenizo o nobre coleta pelas ótimas aquisições. Peço que nos mantenha informados sobre as conduções, para que possamos ir apreciando aos poucos seu desenvolvimento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 11:55 am Assunto: |
|
|
Belo material, a dificuldade é fazer ramificar.
Pelos meus testes é melhor aguardar um ramo lignificar, ficar com bom calibre, e depois cortar para que venha novas ramificações. Se cortar ramos finos ele larga apenas um ramo no ápice. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 1:52 pm Assunto: |
|
|
Nicky
O lugar é um espetaculo. Muito bonito mesmo. As pedras para meu aquário foram pegas lá também...
Por enquanto vou deixar eles se recuperarem, na sombra e agua fresca. Como tenho mais de uma planta. Talvéz eu leve uma aramada e outra bem curta.
Em todo caso a experiência que o Arz tem com esta espécie com certeza vai encurtar bastante o caminho...
Obrigado pelas palavras...
abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 2:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcio, essa "mina" de excelentes pedras é um verdadeiro achado, garoto. Aconselho recolher algumas para futuros trabalhos estilo ishi tsuki. Veja o que eu fiz juntando uma pedra como essas e um ficus panda:
E essa árvore magnifica mostrada na foto, sofrendo uma ação do vento? Um verdadeiro FUKINAGASHI, a meu ver, que merece um estudo mais acurado, no sentido de ser retirada daí e transposta para um vasito. Isso sem falar que poderia render tambem um belissimo han kengai ou um literati. É da mesma espécie que vc coletou? Veja uma idéia possível:
O tronco principal para um literati seria o de baixo, com madeira morta com os demais, superiores:
As pedras, aliás, senão quiser usar como matéria prima para estilizar bonsai, poderão ser selecionadas para formar lindos suiseki. Essa nobre arte, tão ou mais antiga quanto o bonsai, é muito valorizada na Europa e na Asia. Verifique o link abaixo, para conhecer um pouco sobre ela e diga se não tenho razão:
http://www.suiseki.com/
Na pagina acima, veja a galeria e clique em links, para abrir um leque de novas paginas referentes a essa arte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 6:09 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Realmente é uma verdadeira mina!!!! Não só de pedras mas de ótimos Sarandis para coleta. Como disse no inicio, só não peguei os grandes porque não tenho espaço aqui no AP. Tenho varias pedras ai deste lugar no meu aquário e tantas outras dentro do móvel. Tenho inclusive uns 10 troncos secos que as enchentes trazem...
A foto desta arvore eu tirei quando fui buscar pedras para o aquario, fotografei ela pensando em colocar aqui no Forum, porem ao descarregar no computador vi que tinha ficado escura demais e acabei não postando na epoca.
Acho que não é um Sarandi, agora não lembro bem. Porem não é varrida pelo vento, e sim pela agua. As frequentes enchentes (umas duas por mes) cobrem ela de agua, ela fica submersa por uns 3 ou quatro dias sofrendo a ação da correnteza. Para ter uma ideia, nas fotos a seguir tem uma de uma ponte ferroviaria, bem alta em relação ao rio. Nas enchentes a agua chega ate a pista da ponte, coisa linda de se ver... Alias, lá no meu facebook tem umas fotos deste rio em periodos de cheia.
Coisa de louco eim esse link que vc mandou!!! Dei uma olhada por cima, agora a noite vou "fuçar"
Agora, o verdadeiro atrativo deste local são os Sarandis. Como eu gostaria de ter espaço para pegar os grandes...
Veranopolis RS
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 6:24 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcio, poste mais fotos dos Sarandis...
Bela paisagem, e uma ótima sugestão para os bonsaístas que morem na sua região...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 6:52 pm Assunto: |
|
|
Pois é Rodrigo...
Como comentei ali em cima, quando cheguei lá, a bateria da fotografica acabou...
Fico na divida!!!! Agora no sabado volto lá e tiro varias fotos!!!
Veranopolis RS
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 8:59 pm Assunto: |
|
|
Essa ponte é da viação férrea? construída na década de 50? |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 28, 2010 6:51 am Assunto: |
|
|
Arz...
Essa ponte mais alta é da viação ferrea, a ponte baixinha é rodoviária...
Esta linha ferrea é o tronco ferroviario sul. Sai de POA e em Roca Sales se divide em duas, uma vai para a tua região ai, passando por Muçum e Dois Lajeados, onde fica o famoso viaduto 13 (maior viaduto ferroviario do mundo) A outra linha é o tronco sul propriamente dito, que liga o RS ao sudeste. Segue pelo vale do Rio das Antas (foto) ate Vacaria, dali vai ao norte ate Curitiba. De Roca Sales a Vacaria existem 68 tuneis, alguns com ate 9 Kilometros. Passam umas 8 ou 9 composições por dia
Esta ponte fica paralela ao Rio das Antas, sobre o arroio Pedrinho, no lado Bento Gonçalvense, bem proximo a UHE 14 de Julho. Aqui ao lado da UHE Monte Claro tem uma ponte dessas um pouco maior sobre o Rio das Antas, o legal desta aqui é que sai de um tunel no lado Bentogonçalvense e já entre em novo tunel no lado Veranense...
Pega aquelas coordenadas no google Earth e vai seguindo, tem varias fotos. Inclusive do tunel em Y, quando o tronco sul recebe o ramal da ferrovia do vinho. Este entroncamento é dentro de um tunel. A ferrovia do vinho é utilizada entre Bento e Carlos Barbosa para passeios de Maria Fumaça, porem o trecho mais bonito que é entre Bento e o Rio das Antas, na descida da serra esta desativado. São dezenas de tuneis, viadutos...
Abs
Ponte proximo a UHE Monte Claro. Em dia normal. (Casa de Força)
Mesma ponte após dois dias de chuvas
 _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 28, 2010 12:00 pm Assunto: |
|
|
Segundo o que meu pai comentou, meu avô foi um dos responsáveis pela construção da ponte férrea. Isto ocorreu na década de 50, o empreendimento foi realizado pelo exército. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 28, 2010 12:11 pm Assunto: |
|
|
Isso mesmo!!!
Pelo 8º batalhão ferroviário. Meu bisavô também fez parte deste batalhão. Tenente Fidelcino Kuser de Vargas.
Na cabeçeira de todas as pontes e na soleira de todos os tuneis há o brasão do batalhão.
Existe um livro escrito por um dos oficiais deste batalhão contando a historia desta ferrovia.
Veranopolis RS
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 28, 2010 4:00 pm Assunto: |
|
|
meu avô era Cesario Gesing, da cavalaria, devem ter se conhecido. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|