Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 6:07 pm Assunto: Ética no Yamadori |
|
|
Alem da arte do bonsai tenho outras paixões,uma delas é a escalada, frequentemente vejo nas montanhas muito “bonsai” cultivado pelas ações da natureza...naturais.Peço a vocês que analisem bem cada situação antes de pensar em fazer um Yamadori, observe se existe mais da mesma espécie próxima ao exemplar que você ira tirar,se existir só ela,deixe-a lá,caso ela esteja em um local com muita erosão e que ela ira ser afetada, esteja muito debilitada,sendo pisoteada por pessoas ou gado, ou na linha de uma obra,salve-a!.Arrume um espaçinho em meio ao seu viveiro destinados a fazer mudas de plantas nativas, seria interessante você plantar 3 mudinhas para cada yamadori realizado,imagine você décadas depois contemplando uma imensa árvore com frutos e flores,talvez gerada de uma estaca ou semente de um de seus bonsais...bacana né?!
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 7:03 pm Assunto: |
|
|
André Luiz Santos,
muito interessante seu ponto de vista, acho que todos devemos parar e analizar esses pontos antes de fazer um yamadory.
abraços
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 7:28 pm Assunto: |
|
|
po filipe,o cara é do ES né,tamo com moral ! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 8:01 pm Assunto: |
|
|
Precisamos realizar uns encontros ae,reunir a capixabada!,vlw! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 9:09 pm Assunto: |
|
|
André, muito bem colocado seu ponto de vista. Eu acrescentaria que antes de fazer um yamadori se deve certificar de que seja a época adequada, se a planta resiste a esta intervenção, se o local e as técnicas que serão utilizads permitem segurança na sobrevivência da planta, enfim se a pessoa tem conhecimento suficiente da técnica e de cada planta individualmente para realizar a operação com o mínimo de risco de perda da planta.
Claro que a maioria das pessoas já perdeu plantas de yamadori, mas vejo que seu tópico é muito interessante em aprofundar esta consciência e ética deste tipo de operação.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 1:19 am Assunto: |
|
|
Muito bacana, André!
Existem muitos bonsaistas que ficam facinados com a beleza das plantas naturalmente miniaturalizadas que logo ficam tantados a tirá-la de seu ambiente natural. Essa ansiedade pode significar bastante para sucessão do equilíbrio ecológico da comunidade natural local.
Claro que se houverem outros indivíduos em quantidade não haverá problemas..
Sou praticante principalmente do Yamadori urbano. Na cidade não me preocupo tanto como numa mata.
Abraço |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 7:09 am Assunto: |
|
|
parabens...
de agora em diante a cada yamadori vou plantar 2 mudas da mesma espécie... isso se for nativa =)
abraços |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 7:27 am Assunto: |
|
|
Gostei muito deste tópico. Apóio completamente o Elio Luis Secchi pelas suas colocações. Antes de agredir e até matar uma planta que está muito bem, obrigado, devemos analisar se somos bonsaistas e temos condições para tal, ou somos verdadeiros vilões. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 11:43 am Assunto: |
|
|
Se todos pensassem assim seria ótimo. Realmente cortar ou retirar uma planta apenas para o nosso gosto não convém. Parabéns pela iniciativa André. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 6:07 pm Assunto: |
|
|
Muito bem lembrado Elio, eu tenho um arrependimento que dura uns 8 anos, tirei um ipê mirim(Um amarelo nativo aqui do ES),estava com a terra muito encharcada no dia que tirei, e o mês todinho continuou a chover...ai já viu né, perdi um exemplar que ñ tem como descrever o porte dele,e o pior de tudo eu sabia que enquanto mais seca estiver a terra é melhor...“Pura afobação”, ele ñ ia sair lá da pedra!, mas quando somos jovens e ou imaturos temos atitudes sem um senso proibido o têrmoítico, então isso tudo que estamos debatendo nesse tópico sirva para dar uma luz verde na idéia de todos.E tenham certeza que não irão desanimar da planta retirada,tenham a convicção que ela dará bons resultados, eu já tive que voltar algumas vezes no mato pra plantar de volta.hehehe.
Abraço pra todos! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 8:13 am Assunto: |
|
|
Muita gente é egoista e detona mesmo..
Yamadori ao meu ver tem que ser sustentavel, ou salvamento, quando iniciei cometia o mesmo erro, coletava material ruim e muitas vezes perdia o exemplar, hoje só coleto em locais onde iram construir algo ou raizes, tirar uma planta na natureza somente para fim comercial como fizeram a algum tempo com as caliandras no nordeste, da voltade de bater no cidadao que faz, uma planta que pode reproduzir centenas ao longo da vida ser retirada, e colocada em vaso apenas para admiraçao pessoal é um absurdo.................
Se for coletar um exemplar na natureza se for fazer no minimo tem que planta mudas... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 1:30 am Assunto: |
|
|
Apoiado...
Já tenho várias mudas nativas em casa q estou esperando crescer para plantar em algum lugar...
abração à todos.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Ter Out 04, 2011 9:51 pm Assunto: |
|
|
MUITO BEM COLOCADO SEU PONTO DE VISTA , CONCORDO EM TUDO !! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
|
 |
iperfly

Registrado: 16/09/11 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qua Out 05, 2011 1:48 am Assunto: |
|
|
Show de bola..
Este final de semana terminei de baixar um video que fala sobre como coletar arvores pra quem quiser segue link do torrent.
http://bit.ly/qAVfoZ
esse é o link do site do Bonsaista http://goldenarrowbonsai.com/goldenarrowbonsai.com/Home.html
Neste video o Gringo para em algumas arvores e explica que se ele retirar a arvore, ela não vai sobreviver pq o sistema radicular não esta bem formado, ai ele pega e arruma um tronco velho ao redor da planta para ajudar a proteger a mesma ... bla bla bla... achei muito bom o video
Apenas uma coisa vale resaltar ...... precisa entender inglês pq não tem legenda no video.
Seguem algumas imagens
Vou fazer as estacas tbm, para cada Yamadori 2 mudas.
Abraço |
|
|
 |
Selma
|
Enviada: Qua Out 05, 2011 9:19 am Assunto: |
|
|
Parabens aos Amigos aqui. Sempre fui a favor do Yamadori consciente apesar de nunca ter realizado nenhum, procuro adquirir minhas plantas no Ceasa ou em lojas de Jardim que vendem belos futuros Bonsais rsrsrsrs
Vamos aqui refletir e nos unir para que o Bonsai nao venha a destruir ainda mais a natureza mais sim preserva-la e acrescentar a ela mais cuidado e Amor.
Um forte abreaco a todos!
Selma Correa _________________ Yamadori consciente. Se tirar da natureza replante no lugar! |
|
|
 |
|