Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jclima
Registrado: 08/09/10 Mensagens: 54 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 6:00 am Assunto: Dicas para Buxinho |
|
|
Pessoal, tenho aqui as fotos de uma muda de buxinho que gostaria da opnião da galera para estilizá-lo.
Escolhi uma muda, pois tenho a intensão de fazer um bonsai bem pequeno(mame), mas não sei por onde começar.
Vejam que o tronco forma uma espécie de "V", então não sei se devo podá-lo ou deixá-lo para engrossar o tronco.
Ficaria muito feliz se os desenhistas de plantão também pudessem me ajudar.
[
][/
][
][/img] |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 7:12 am Assunto: |
|
|
Bom dia!
Então, se fosse minha ia tentar fazer uma semi cascata com essa muda, deixando crescer bem mas já aramando para dar o movimento inicial...
abraços |
|
|
 |
Diego PG
Registrado: 03/05/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Ponta Grossa
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 7:45 am Assunto: |
|
|
Fala Jclima...
Entã cara, eu deixaria ela crescer e engrossar mais, pois está muito nova, coloca ela em em escorredor ou planta ela no chão.
Falo! |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
diego PG escreveu: | Fala Jclima...
Entã cara, eu deixaria ela crescer e engrossar mais, pois está muito nova, coloca ela em em escorredor ou planta ela no chão.
Falo! |
Mas se eu deixar ela crescer, não vou conseguir fazer um "mame", certo? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 5:56 pm Assunto: |
|
|
jclima o buxinho demora para crescer, mas fininho do jeito que está essa muda não tem outro jeito. O estilo que você está projetando é um hokidachi. Esse estilo tem por característica os galhos primários saindo quase todos do mesmo ponto. Para deixar crescer para engrossar o tronco eu te sugiro apenas tomar o cuidado para que os galhos de sacrifício não façam sombra sobre os galhos da copa, pois, a falta de luz pode secar os galhos mais baixos e o buxinho é uma planta difícil de brotar, quando um galho é podado e fica sem folhas há grande chance de morrer. Então, deixe alguns galhos próximos da bifurcação crescerem bastante para engrossar a base, mas coloque eles direcionados para longe da copa. O restante da copa você pode ir podando e direcionando desde já.
Exemplos:
 |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 5:16 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Marco!Mais será que você tem alguma projeção para que eu possa entender melhor?
Grato. |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 7:30 am Assunto: |
|
|
A projeção está logo acima. Isso que se vê é um bonsai formado. Lembrando que para isso terá que aguardar um bom tempo, ou seja, diversos anos.
Então, recomendo que faça uma boa leitura das matérias introdutórias que se encontram aqui mesmo neste site e, depois de já consciente do que fazer, adquira uma muda mais volumosa.
Boa sorte.
Edson |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 8:38 am Assunto: |
|
|
Desculpe pela minha ignorância.
Mas com o colega compartilhando sua sabedoria, chegarei lá.
Grato. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 28, 2010 9:00 pm Assunto: |
|
|
jclima eu não sou muito bom em fazer projeções, mas a idéia é simples, deixe um dos galhos na parte de traz da planta crescer sem nenhuma poda e arame ele para que ele não fique em cima da copa, fazendo sombra. A sombra pode matar os outros galhos. Esse galho que vai crescer se chama galho de sacrifício, ele vai crescer só para que o tronco fique mais grosso e depois será podado por inteiro. Toda a parte da planta que fica abaixo desse galho vai engrossar. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Sex Out 29, 2010 4:55 am Assunto: |
|
|
Obrigado Marco!
A matéria é muito esclarecedora.Agora estou começando a entender um pouco mais.Rsrsrrssrsr! _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
|