|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 3:19 pm Assunto: ROMÃ |
|
|
Esta romã eu ganhei e quando eu a troquei de vaso ela quase morreu acho que foi a época só que quando ganhei ela estava em vaso pequeno só com suas raízes, por conta disso deixei ela sem mexer em nada e agora não sei o que fazer (na verdade já não sabia mesmo) agora peço uma ajuda aos amigos, o que faço?
[url=http://d.imagehost.org/view/0478/vai_4]
[/url]
 _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 4:08 pm Assunto: |
|
|
Caro André,
Por favor não me entenda mal, nem tampouco me veja com olhos desanimadores pois gostaria muito de lhe ajudar com meu conselho. E exatamente por este motivo lhe digo: Estude.
É certo que no fórum existe uma enormidade de gente boa querendo ajudar, mas lhe digo que a melhor ajuda parte de você mesmo. Estude e comprove.
Não raro aparece fotos sem a menor condição de tecer qualquer comentário e, ainda assim, uma série de postagens padrão insistem em surgir.
Sua planta é muito melhor do que estou dizendo e é exatamente por isso que lhe aconselho a buscar por informações coerente e fundamentadas na arte bonsai.
Vamos nos falando. Com franqueza e amizade, sempre.
Um abraço
Edson |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
André, seja bem-vindo ao fórum!
Antes de mais nada, ratifico o post do colega Edson. Procure auxílio, matérias, muita leitura e um colega do Bonsai que possa lhe auxiliar com conselhos.
É sempre bom quando temos orientação de pessoas mais adiantadas e com conhecimento técnico na arte.
Quanto à sua planta, que acho ter futuro. O que tu fazes nela?
Digo, basicamente regas e sol?
Tens utilizado algum tipo de adudo?
Contra pra gente um pouco para podermos te auxiliar.
Um abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 11:12 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção!
Edson o fato de não haver o que exatamente perguntar ou até mesmo postar ocorre pelo fato de conhecer muito pouco sobre bonsai mas desde que o Mario me sugeriu o fórum atravez do de um contato no facebook comecei a aprender muito atravez de postagens as vezes até mais simples do que a minha, as repostas de outros amigos já carimbados feitos nesses post tem me ajudado muito e como tenho dito a alguns amigos meus a primeira coisa que aprendi nas ultimas semanas é que eu não sei nada sobre está arte mas pode ter certeza que tenho lido muito só que a esperiencia é justamente o que me falta e o que espero, e tenho, conseguido atravez dos amigos do fórum.
Me desculpe se o desagradei com minha postagem estava apenas tentando conseguir participar e colher algo de bom pois realmente não sei nada.
Caro amigo Renato eu tenho utilizado esterco de curral curtido e tambem adubo quimico 4/14/8 pois em marataizes não conseguimos achar nada mais especifico, aqui quase não existe interesse pela arte e até amigos para trocarmos informações somos três todos sem muito ou quase nenhum conhecimento. Quanto ao sol ela está sobre sol pleno a uns 6 messes.
Um cordial abraço e muito obrigado! _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 42 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 7:36 am Assunto: |
|
|
Olá Andre tudo bem? Espero que sim!
André, seria importante que vc passasse alguns dados, como quando foi feito o reenvase, o tipo de substrato utilizado (dependendo "hj" ainda dá para reenvasar e trocar o substrato), quando foi a ultima poda, etc,etc...
Em minhas mudas eu costumo seguir oque manda a natureza, ou seja, espero que a planta desenvolva uma tendência a um estilo para trabalha-la em cima do mesmo. No caso desta planta, vejo um futuro Soju (duas árvores) ou até mesmo um Kabudachi ( arvores que nascem de um mesmo toco). Isso olhando pelas fotos.
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 1:34 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo ETO o reenvase já deve ter um ano e meio e usei terra mesmo com areia e material organico como folhas e pequenas pedaços de pau de xaxim a proporção disso tudo eu não faço a menor idéia. Quando transplantei ela quase morreu acho que por causa da época que era verão e também ela tinha frutos que eu não tirei, ela se recuperou bem e eu a fui deixando ali mesmo sem mexer em nada, quanto aos estilos citados, o kabudachi eu acredito que ainda teria que engrossar muito o tronco e depois poda-lo para que novos troncos surgissem de um só mas acho que o soju cairia bem, mas me diz ai se tenho que separar os troncos, pois apesar de parecerem duas é apenas uma planta que saíram dois troncos.
Obrigado pelas dicas e desculpe o excesso de perguntas. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 42 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 4:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Andre.
É como eu disse no post anterior, por foto é complicado. Eu citei o Kabudachi por não saber se a algo enterrado ali, pois vi que existe uma terceira arvore/tronco morto, então não sei se as duas sobreviventes provem de um toco enterrado. No caso do soju, não precisa separa-los. O que ocorreria seriam duas árvores diretamente proporcionais em altura e espessura. Não pressisa ser EXATAMENTE proporcional, mas quanto mais próximo disso melhor. No caso, eu aconselharia uma poda um pouco a cima da forquilha em ambos os casos, mas, antes disso aconselho que aguarde opiniões mais experientes
Abraço
Só um exemplo vago. Lembrando que o galho de uma planta não pode cruzar a outra. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 5:10 pm Assunto: |
|
|
Olá André!
O que vc fez até agora está certo.
Bom vaso de treinamento, bom substrato (daí a boa frutificação).
No momento é deixá-la se desenvolver mais. Bom adubo e com pequenos intervalos (15/20 dias), porém em quantidade pequena.
Para que ela engrosse eu sugiro não podar nada, agora.
O que pode e deve ser feito é tirar o substrato em volta do nebari. As raízes do nebari só engrossam se expostas ao sol.
Romã tem uma característica toda peculiar:
A primeira florada, primaveril, não resulta em frutos. Só a 2ª florada, dezembro, é que gera frutos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 8:45 pm Assunto: |
|
|
Seja bem-vindo André.
Quanto a seres iniciante, pergunto: alguém já nasceu sabendo? Existe coisa melhor que trocar conhecimento e aprender com amigos?
Mas indico a você que utilize a área do Fórum chamada SOU PRINCIPIANTE.
Siga as dicas do Élio e a deixe se desnvolver.
Eu também já fui iniciante e sei bem da ansiedade de querer resultados rápidos. Matei MUITAS plantas.
Te sugiro procurar por um ficus, ulmus ou caliandra. São espécies de crescimento rápido e excelente para iniciar na arte pois aceitam praticamnete todos os procedimentos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 8:09 am Assunto: bonsai |
|
|
André, primeiramente quero dar-lhe os parabens pelo seu excelente trabalho até agora com essa romanzeira. Ela é digna de admiração e respeito, a meu ver, principalmente considerando ser vc um iniciante na arte bonsai.
Essa espécie é muito vilipendiada pela maioria dos bonsaistas ditos "sérios", exatamente por apresentar graus incontornáveis de dificuldade, tanto no desenvolvimento quanto na formação estrutural, além é claro, da produção de flores e frutos, principal atrativo para iniciantes, eu diria.
Por isso minha admiração e respeito pelo seu sucesso no cultivo e esmero no trato em atingir esse grau de maturação tão duramente perseguido e tão raramente conseguido, seja por iniciantes seja pelo pessoal mais tarimbado. Para vc ter uma idéia do grau de dificuldade, eu tenho uma obtida via yamadori, numa fazenda. A arvore deve estar beirando os 40 anos, o tronco fiz madeira morta e tudo, e há uns 8 anos eu a cultivo, visando desde aquela época formar uma boa estrutura aerea com ela. Nesse tempo todo que está em minhas mãos, apenas este ano logrou produzir um único fruto, o que me animou consideravelmente a continuar tentando algo com ela.
Em relação a sua planta, há dois caminhos possíveis. Um, é seguir a dica do meu grande e nobre amigo Elio, buscando um melhor desenvolvimento, evitando para isso qualquer tipo de corte (aliás, considero abusivo cortar o que seja, sem necessidade nenhuma. Romanzeira, não é boa para ser reiniciada a partir do zero, como pensam muitos).
Para engrossar o tronco, porém, vc terá que replantar em uma mega bacia, de bordas altas e larga o bastante para caber uma big floresta. Ou, então, plantar no chão, onde os resultados visando engrossamento de tronco são sabida e reconhecidamente, bem mais promissores.
A outra opção, depois de esclarecer o nebari, como o grande Elio sugeriu, é replantar, escolhendo um vaso para bonsai, não definitivo, mas de treinamento. Nesse caso, o tronco não iria engrossar muito e nem rapidamente. Seria algo bem lento, mas lento mesmo, nesse sentido. Por outro lado, estando no vaso, sua planta já produzindo, serviria principalmente de incentivo para que voce desse continuidade a sua incursão na nobre arte bonsai, ao mesmo tempo que continuaria com seus cuidados e tratos para com ela, adotando outras espécies para cultivo e aprendizado, diferentes dessa, é claro. As sugestões dadas pelo nobre amigo Ricardo Paiva são ótimas, a meu ver, e poderiam trazer a voce, a longo prazo, muita satisfação e prazer.
O vaso adequado deverá ser retangular, de bordas médias (entre 10 e 15 cm.). O substrato adequado deverá ser drenante e ao mesmo tempo ácido: caco de telha, pedrisco, terra granulada, carvão vegetal, casca de pinheiro (não tendo esta, use outra, desde que porosa). Misture tambem um pouco de substrato comprado pronto, tipo plantmax, plantax, bioplant ou similar, usado pelos horticultores para a germinação de sementes (fácil de achar, basta procurar esse pessoal aí mesmo na tua cidade que eles indicam onde tem). Misture todos os ingredientes em partes iguais.
Eu considero a primeira foto como sendo a melhor frente para essa planta, salvo outras sugestões é claro. Antes de reenvasar, deverá fazer uma pequena poda de estruturação, visando principalmente reduzir o comprimento dos galhos superiores. Visualize a imagem abaixo, em tracei linhas indicando onde cortar para priorizar a estrutura aerea, eliminando apenas o essencial para preservar seu trabalho e manter a planta saudável:
A linha vermelha abaixo da borda do vaso, indica o tamanho aproximado do vaso a ser usado como treinamento. Há boas peças no mercado, mas pode usar modelos da petropolis, tambem, que são bem mais baratos e faceis de comprar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 7:34 pm Assunto: |
|
|
Cara, nao sabia que romanzeira era tao dificil de lidar assim como bonsai, eu tinha uma, plantei no chao, deve estar grande, mas as dicas do pessoal sao show mesmo heim. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 1:44 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos pelas dicas e pelos recohecimentos que nem eu mesmo sabia que os merecia, obrigado mesmo a juda de vocês tem sido de grande valia e importancia para mim. Depois de todos estes conselhos acho que vou fazer como o amigo nickyfury sugeriu e vou plantar em uma megabacia para que ela possa engrossar.
Obrigado mais uma vez a todos. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|