FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Juá (juazeiro)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rabelo1

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 4:34 pm    Assunto: Yamadori de Juá (juazeiro) Responder com citação

Pessoal gostaria de saber se alguem já teve algum yamadori de juazeiro ou só se consegue por semente.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joziel

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

rabelo meu amigo, as vezes eu fico imaginando como seria belo um bonsai de juá e fico louco pra fazer essa experiencia pra lembrar de Juazeiro do norte, minha cidade natal, pois hoje estou Estudando em Ribeirao Preto, SP.
Voltando à planta Smile , eu acho que nao teria problemas nao, talvez o problema será encontrar um juá pequeno Smile
Mas se voce está de olho em algum, faça o yamadori sim e depois poste as fotos pra gente adimirar.

Abraço
rabelo1

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Já achei e já fiz a juazeirozinho tem uns 29 cm mas a raiz ia mais fundo ainda ai eu e meu pai cortamos (ela é muito grossa um dedão de grosurra enquanto o trnoc da pobre árvore só tem a finura de um lápis)rsrsrssrs
joziel

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Oh rabelo que bomque voce achou um né, posta umas fotos pra gente acompanhar a evolução desde o inicio.
abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2010 8:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O pessoal do nordeste mais antigo aqui no forum, como os nobres amigos Bergson Vasconcelos, de Maceió/AL e José Martins, de Natal/RN há muito vem desenvolvendo trabalhos de cultivo não só com essa espécie, mas igualmente com outras nativas do nordeste. A exemplo deles, temos ainda o Sergivaldo Costa, de Cabedelo/PB, e o Luis Galvão.

Essa espécie, aliás, é mostrada, juntamente com outras, na pagina abaixo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/simp5.html

Para o pessoal interessado, é importante ir atrás não só de material apropriado para yamadori, mas igualmente formar novas plantas a partir de sementes. Afinal, formar um bonsai de Joá deve ser algo interessante, sendo o melhor estilo o Hokidachi:

Para nós do centro oeste e o pessoal do sul, que não tem conhecimento sobre a fisiologia vegetal dessa espécie, eis algumas informações adicionais:

O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae), também conhecido por joá, larajeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil.
Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca. Bodes e ovelhas também se alimentas dos frutos.

Membro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em seu ambiente natural de caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea. Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.

A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.

Como se vê, é uma arvore bem aproveitada, e se cultivada com esmero e carinho, certamente irá render alguns bonsai de qualidade. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: