|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Seg Nov 08, 2010 2:43 pm Assunto: Jabuticaba - Poda e algumas dúvidas |
|
|
Boa tarde a todos,
No final de semana passado (sábado 06-11-2010) eu podei minha Jabuticaba por considerar que ela já estava no ponto que eu desejava.
Antes da poda:
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Depois da poda:
Esses galhos eu diminui também, mas não tenho fotos, posto amanhã.
Tenho as seguintes dúvidas:
Daqui a quanto tempo posso transplantá-la?
E já pode ser para um vaso raso?
Quanto a adubação, até o começo do ano usava NPK 04-14-08 e passei a usar somente TM+FO a cada 45 dias, inclusive no inverno, posso continuar com essa prática?
Conforme minhas anotações a próxima adubação seria agora dia 15/11/2010, pelo fato de ter podado, posso manter o calendário?
Por enquanto é isso,
E desde já agradeço,
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 08, 2010 6:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Faugustobr, a poda executada por voce foi bem radical. Espero que tenha aplicado uma boa pasta cicatrizante nos cortes, se não o fez, faça agora, ainda dá tempo. Em seguida, coloque pedaço de papel aluminio sobre o corte, cobrindo-o por completo. A dica para isso foi cedida pelo bonsaista Pedro Morales, justificando que, ao ficar isolada dessa forma, a cicatrização iria ocorrer mais rapidamente.
Respondendo suas questões, considere:
Daqui a dois anos, estando sua planta bem recuperada dessa intervenção drástica, vc poderá efetuar um transplante, sendo que uma bacia plastica grande, com borda de no minimo 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, é o melhor recipiente para acondicioná-la inicialmente, enquanto vc adianta sua formação estrutural, com seleção dos galhos mais bem posicionados, etc.
Não pode usar um vaso raso, sob o risco de perder a planta. Ela está em uma lata, aparentemente. Isso implica em que há uma raiz pivotante, que deverá ser paulatinamente reduzida. Como fazer isso sem perder a planta? vc deverá, primeiro, escavar um pouco a superficie do solo atual, retirando um pouco da terra que recobre as raízes capilares superiores.
Isso feito, as raízes capilares superiores estarão expostas. Aqui vc acrescenta então areia grossa de rio, sem peneirar, misturada com um substrato comprado pronto, tipo plantmax, plantax ou bioplant (esse material é usado por horticultores para a germinação de sementes). Misturado com a areia, 50% de cada, ele irá facilitar a manutenção das raízes capilares superiores.
Para acessar melhor essas raízes, aconselho cortar a borda da lata até o nível do solo. Corte, tambem, o fundo da lata, expondo a pivotante, se houver, bem como parte das raizes capilares inferiores. Em seguida, após eliminar um pouco do torrão do fundo, bem como cortar a metade da raiz pivotante (se houver), deposite o fundo sobre uma bacia plastica contendo o substrato que indiquei para a superficie.
Daqui a um ano, poderá então remover o corpo da lata restante, cuidando de cortar fora o restante da pivotante, distribuindo as capilares em sistema radial (a volta do tronco), mantendo a mesma bacia indicada para o reenvase.
Nessa fase, o substrato do fundo deverá ser substituído por um substrato contendo caco ceramico, casca de pinus, carvão vegetal, pedrisco e terra granulada (pegue a terra do quintal, peneire e aproveite só os granulos que ficarem na peneira).
Se não for mexer nas raízes da planta agora, como sugeri, voce poderá continuar a adubar, sem nenhum problema. Apenas reduza para menos da metade da quantidade usada anteriormente por voce. A rega tambem deverá ser reduzida, vez que a planta estará em recuperação e não necessita de encharcamento para isso.
Dois anos parece muito tempo para voce? Paciência. Enquanto espera, vá cuidando das outras plantas que tiver, vá fazendo outros bonsai ou mudas, que o tempo passa e vc nem percebe.... Essa é a chave para o sucesso numa empreitada dessas: paciência e perseverança nela. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 9:05 am Assunto: |
|
|
Olá, Nickyfury !!!
Usei pasta cicatrizante, da biofert se não me engano, à base de própolis.
E obrigado pelas dicas, mas não vou mexer nela agora, prefiro aguardar.
Fiz mais 6 estacas dessa árvore e estão em areia. Vou aproveitar esse tempo e recuperar minha canela (Cinnamomum zeylanicum Breyn) e outras que tenho.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
E aí Faugustobr, tranquilo!
Cara esta é uma das espécies que mais admiro, tenho uma em casa que deve ter +ou- uns 12 anos.
Gostei muito da sua, só que vc perdeu uma.
Poderia aguardar mais um ano e fazer uma alporquia, ganharia mais
um exemplar da espécie.
Parabéns pela planta. |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 9:28 am Assunto: |
|
|
Tudo bem Sillas,
Eu fiz 6 estacas dessa mesma planta. Quatro meses atrás fiz um teste com uma estaca dessa planta e obtive um resultado satisfatório sem precisar usar enraizador, em dois meses ela já estava brotando, por isso optei pelas estacas e não a alporquia. Mas de qualquer forma além dessa árvore tenho outra Jabuticabeira que tem aproximadamente a mesma idade (15 anos) e a mesma altura que tinha essa (200cm + ou -). O que está feito está feito, tenho que aguardar os resultados, vou atualizando sempre que puder.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 9:56 am Assunto: |
|
|
Fábio meus parabéns por ter conseguido com uma estaca, e espero
que consiga com as próximas.
Gostaria de tirar uma dúvida, qual o diâmetro destas estacas? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 10:06 am Assunto: |
|
|
Estacas de jabuticaba não e muito fácil de pegar nao.
Fiz algumas por curiosidade
ficaram quase um ano soltou brotos mais logo morreu. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 10:41 am Assunto: |
|
|
Sillas são cinco estacas com 3cm de diâmetro e uma com 5cm de diâmetro e aproximadamente 30cm de altura.
Leandro qual substrato você usou? E você sabe qual a causa delas não terem vingado? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 11:40 am Assunto: |
|
|
arei...
terra vermelha...
terra + areia + esterco...
ja ate tentei aquela tecnica da lata com agua
Solta brotos mais nao cria raiz. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 4:05 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde à todos,
eu pretendo usar como inspiração essa obra prima do bonsaísta Rock Jr.
Agora uma pergunta ignorante, qual o estilo que foi usado para esse exemplar.
Seria um hokidachi?
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 1:42 pm Assunto: Atualizando |
|
|
Voltando as perguntas aos amigos foristas:
Eu poderia realizar uma desfolha nessa planta, aproveitando a época que é propícia?
E quanto aos galhos que estão compridos seria conveniente diminuir o tamanho? E quanto deveria diminuir?
Não esquecendo que só faz 2 meses que fiz uma poda drástica...
Vista de cima...
[/img]
Uploaded with ImageShack.us[img]
[/img]
Uploaded with ImageShack.us[img][/img]
Desde já agradeço.
Fábio |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 4:04 pm Assunto: |
|
|
Essa sua planta tá bem legal, a minha tá toda queimada e com poucas folhas e mais uma vez uma aula do Fernando ( Nickfury ) _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 4:09 pm Assunto: |
|
|
Teve uma boa ramificação embora na minha opinião leiga, talvez eu devesse diminuir os galhos um pouco para compactar mais.
E na quarta foto descobri que tenho duas árvores e não um galho crescendo na base ou abaixo dela. Vou separá-las no reenvase.
Nas primeiras fotos(no começo do tópico) o substrato parecia ser somente terra preta. Agora que escavei e retirei a terra para achar as raizes, descobri que na lata só tem areia pura.
Sugestões, opiniões e críticas são bem vindas.
No aguardo,
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|