 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Bizacha
Registrado: 10/11/10 Idade: 39 Mensagens: 4 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 12:06 am Assunto: Primeiras aquisições |
|
|
Olá galera...
Após a minha apresentação, esse é o topico inicial de tudo!
Como já tinha informado, foi amor a primeira vista quando vi um Bonsai Jacaré, este é certeza de que quero um exemplar!
Me disseram que é legal eu ter outro bonsai, e como sou iniciante, com qual devo começar, qual seria um propicio para iniciantes? Ah, para os novatos, existe um numero minimo ideal para começar??
Como ainda não comprei, quais vocês sugeririam??
Fora isso, alguem conhece algum lugar legal em SP para encontra-los??
Alguem já comprou no Aquario Itaquera??
Abcs
DB |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 12:29 pm Assunto: |
|
|
Diego Bizacha eu aconselho que você compre um ficus, qualquer um deles é bom. São plantas muito forte e de facil cultivo, não aconselho sua tuia jacare, ela é uma conifera cheia de manias e delicadezas, compre quando ja tiver uma experiência maior.
Att Pedro Reimão |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Henrique Ribeiro 1.o PASSO


Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 10:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Diego blz?!
Então cara...
Na minha opinião o buxinho, primavera, cereja anã e serissa são plantas muito boas para início de aprendizado!
Com relação a quantidades, eu acho que quanto mais plantas, melhor.
Ajuda a diminuir a anciedade!!!
Abraço! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 8:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Diego, as espécies citadas pelos colegas são todas ótimas para quem está iniciando na arte, pois propiciam um rápido desenvolvimento, permitindo um retorno satisfatório em seu cultivo, pois respondem bem a uma série de intervenções, como poda, aramação, cortes e desfolhas. Exceto o buxinho, que não aceita bem uma desfolha total, as demais são bem fáceis de serem cultivadas.
Em referencia a planta eleita por voce, nada obsta que voce adquira uma, ainda nessa sua fase inicial. Mas compre algo barato, que possa ser modificada aos poucos, de forma que vc vá aprendendo com a planta a medida em que aprimora seus conhecimentos, seja via forum, revistas, livros, outras publicações e, mais importante, um bom curso de bonsai presencial.
Além das plantas citadas, recomendo ainda: piracanta, celtis, caliandra, resedá, serissa chinesa, ulmus, acer kaede (burgerianum). Todas são mais que adequadas ao inicio de um pequeno viveiro (ou jardim, como preferem chamar os japoneses e europeus). Se vc mora em apartamento, certamente plantas pequenas, de no máximo 25cm, irão servir bem de aprendizado. Se reside em casa, e tiver um pouco mais de espaço, então poderá ter algumas nesse tamanho e outras, um pouco maiores, digamos uns 30 a 60cm.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Diego Bizacha
Registrado: 10/11/10 Idade: 39 Mensagens: 4 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 10:02 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!!
Agradeço a colaboração com a indicação de algumas especies, infelizmente eu vi as respostas após a minha primeira compra.
Comprei com uma moça muito gente boa no Aquario Itaquera, ela disse ter uma plantação em Campinas, e quando tivesse interesse em alguma especie em especifico era só ligar que trazia, inclusive ela vende mudas. Quem quiser eu passo o fone dela!
Bem...as aquisições foram: Um pinheiro negro (Pinus thumbergii) e uma flor que me agradou e de cara achei que daria uma otimo bonsai, uma Erica (Cuphea Gracilis).
Vejam as fotos:
Erica (Cuphea Gracilis)
FRENTE
POR BAIXO
DETALHE
FRENTE
COSTAS
DETALHE DO GALHOS
Aqui no meu quintal tenho alguns belos exemplares de futuros bonsais, e um deles gostaria de identificação, alguem poderia ajudar qual é o nome desta planta.OBS: essas plantas nunca tiveram cuidado nenhum a não ser com a agua, e vejam que se deram muito bem, sempre crescendo novos brotos
Desculpem a qualidade das fotos.
E uma classica:
Rhododendron Kiusianum - Azaléia
Desculpem a enorme quantidade de fotos!!!
Ainda não sei que estilos vou utilizar. Se alguem quiser sugerir algo, fique a vontade!!
Abcs
DB |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 7:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
Diego, essa érica é conhecida como falsa erica e seu futuro não é muito promissor, lamento dizer, quando cultivada como bonsai. O tronco ramifica muito, emitindo brotações constantes a partir da base e mesmo nas raízes, sendo que é lento em demasia o seu crescimento, o que acaba por atrasar o engrossamento do tronco a contento. É um mini arbusto muito usado em jardinagem.
A érica mais adequada para cultivo chama-se Érica Japonica. Ao contrário da falsa, seu crescimento é mais rápido, com menos ramificações, mas bem melhor de ser conduzida como bonsai, além de emitir uma floração maior e mais atrativa.
O PN que vc adquiriu parece bom para começar, e vc deverá cuidar das brotações que apareçam nos galhos, e que estejam mais próximas do tronco. Nunca deixe apenas brotações nas extremidades dos galhos, pois do contrário sua planta ficará muito nua. Selecione um substrato bem drenante e orgânico para um replantio, usando um escorredor para reenvasar. Não corte as raízes no transplante, e mantenha um minimo da terra atual quando o fizer. A época agora é interessante para isso, inclusive.
As crássulas são suculentas. Muitos bonsaistas as cultivam, visando formar estruturas parecidas com arvores, mas há divergência quanto a serem consideradas bonsai ou não, vez que seu tronco não é lenhoso. Geralmente, a mais cultivada é a crássula portulacária, que emite um tipo de folha mais redonda, fina e de cor verde clara, com um escurecimento gradativo. Fica a critério de cada um, a meu ver, cultivar visando formar um bonsai ou não com essa espécie, ainda que ao final, não seja considerado um bonsai "verdadeiramente" falando.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|