|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 5:10 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Drop13, Osmocote, por ser de liberação lenta, não se usa quinzenalmente.
Há várias formulações de Osmocote quanto ao tempo de esgotamento da "bolinha". O tempo MÍNIMO é de 3 meses.
Só recoloque novo osmocote quando vc apertar uma dessas bolinhas e dentro não houver mais SAL (nutrientes).
abraço |
Certo sr Elio !! assim o farei! heeheh.. ainda estou atras de meias calça para fazer a redinha e poder botar sobre o solo para ter mais controle!  |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 8:01 pm Assunto: |
|
|
E quanto a planta.. oq achou?
Abraços!  |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 8:09 pm Assunto: |
|
|
Drop13, ficou muito bom seu trabalho, ótima visão desta nova estrutura.
Quanto ao galho que sobre reto, eu eliminaria para estimular as gemas da axila do galho e com elas formar o novo galho.
Parabéns, futuro promissor. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
Drop, está no caminho. Lembre que os 2 primeiros galhos estão bem mais finos do que aquele que vc assinalou que tem brotos. Assim, deixe esses dois galhos crescerem livremente, sem podar e sem desfolhar para, com o tempo, adquirirem a espessura adequada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 9:07 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva: penso em cortar o galho, mas como ja fiz mtas intervenções e há folhas nesse galho quebrado, estou mantendo-o para agardar uma boa recuperação da planta. Enquanto isso vejo se o galho vai cicatrizar e ai eu tento o arame novamente.
Elio: Sim, preciso engrossar os primeiros galhos...como realizei as intervenções a pouco tempo vou aguardar para fazer a desfolha. Pelo que li seria no meio/final do verao uma boa epoca?. Há alguma coisa que eu possa fazer para estimular um bom desenvolvimento das gemas dormentes nesses galhos?.
Obrigado pela atenção pessoal.. fico feliz pois aguardei dia-a-dia do inverno até a primavera para causar o minimo de impacto na planta e retomar um estilo. |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 9:57 pm Assunto: |
|
|
Drop , isso ai e mesmo um rolinho de filme, que raridade heim!!!
 _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 4:39 pm Assunto: |
|
|
Marcio Garcia escreveu: | Drop , isso ai e mesmo um rolinho de filme, que raridade heim!!! |
Pois é !!!!
Ter uma fotografa na familia nos leva a lidar com esse tipo de coisa rsrssss
abraços! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 8:04 am Assunto: |
|
|
Drop, se fizer a poda dete galho que sobe reto (que não está muito harmonioso inclusive), provavelmente vai surgir nova brotação no local. Está muito boa, ótima visão. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 9:21 am Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Drop, se fizer a poda dete galho que sobe reto (que não está muito harmonioso inclusive), provavelmente vai surgir nova brotação no local. Está muito boa, ótima visão. |
Nikkey, tem uma MP que postei pra vc na minha caixa de saída que vc ainda não leu. É de 22/outubro. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 8:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Drop, as dicas e sugestões dos colegas preenchem bem as suas expectativas em relação a essa planta. Houve um avanço considerável, a meu ver, desde a primeira fase, em que a planta foi apresentada, e o resultado atual, num trabalho interessante realizado por voce com ela, visando a formação estrutural mais adequada.
Considerando que a fase seguinte deverá ser priorizada no sentido de que ocorra uma boa continuidade na formação estrutural, eu sugiro, s.m.j., o reenvase numa bacia plastica grande, com pelo menos 10cm de borda, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato, drenante e ao mesmo tempo um pouco orgânico, para que sua planta possa atingir um ótimo potencial de galhos, o que irá permitir a voce ter melhores opções de trabalho, visando uma rafimificação lateral deles, aprimorando incluso a ramificação fina que será necessária para isso.
Tal trabalho, inclusive, se destina tambem a obtenção de matérial que irá densificar, isto é, preencher com mais folhas a copa da planta, engrandecendo o trabalho e transmitindo força e impacto visual, caracteristicas importantes num trabalho mais técnico, como certamente resultará ao final do cultivo.
Ao reenvasar, vc deverá tomar especial cuidado em não alterar a massa de raízes, seja com podas ou cortes. Priorize a manutenção do máximo possível do substrato atual inserido nelas, de forma a que tal procedimento não resulte traumático. A época atual é ótima para fazer esse trabalho, sem nenhum problema. Uma boa recuperação poderá ser conseguida com exposição gradual ao sol, cuidando apenas de manter uma boa rega diária. A adubação, é claro, deverá ser suspensa, retomada apenas transcorridos 45 dias dessa mudança de "endereço".  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 21, 2010 8:23 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Caro Nickyfury,
Acredito que o momento é ideal para o reenvase, pois a planta está apresentando boa saude e vigor nas brotações...mas presumo que necessite uma maior facilidade no enraizamento....
Portanto irei coloca-la num escorredor....mas uma dúvida me acontece: Com o que preencho o escorredor? apenas o torrao atual + cascalho?
Fico com receio de que ficará muito "probre" o solo... bom aguardo mais uma vez a ajuda de voces que se tornaram meus grandes mestres nesta arte e que serei eternamente grato!!
OBS: Podei o galho que estava rachado e logo q possivel posto novas fotos.
GRANDE ABRAÇO E BOAS FESTAS DE FINAL DE ANO A TODOS ! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 7:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Drop, não há o que falar em solo ser pobre ou não. O solo do bonsai, aliás, pode e deve ser o mais esteril possivel, pois o que alimentará as raízes de um bonsai é o aporte de adubo adicionado pelo cultivador, e não o solo. O substrato é algo neutro, sem nenhum tipo de adubo ou complemento orgânico que exerça essa função.
No Japão e na Europa, é usual envasar utilizando Akadama, que é um solo de tipo argiloso de origem vulcânica, oriundo do Japão. Por tornar as superfícies porosas e permitirem que a água passe através dela, a akadama é ideal para o cultivo de Bonsai, sendo usada também com bastante frequência em aquários, como fundo para criação de plantas, não tendo gumes nem pontas aguçadas que possam magoar animais aquáticos.
Tem um Ph neutro (entre 6,5 e 7,2) e uma grande quantidade de minerais, graças à sua origem vulcânica. Por isso, quando sugerimos um reenvase costumamos afirmar que o solo deve ser o mais neutro possível, pois dada a impossibilidade de usarmos Akadama por aqui em grande escala, devido ao altíssimo preço, temos que adaptar nosso substrato com outros materiais, como o caco ceramico, o pedrisco, a terra granulada, o carvão vegetal, etc, que são materiais estereis e complementares, um fraco arremedo do Akadama, mas que serve para nossas plantas de qualquer forma.
Em tempo: Akadama é um solo pobre, tambem. Não é rico em nada, não contém nenhum material composto que tenha algum tipo de adubo, em sua composição original. A vantagem em seu uso está em suas propriedades, o que dispensa o acréscimo de outros materiais, como usualmente fazemos por aqui.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 6:03 pm Assunto: |
|
|
Nicky.... como disse em outro tópico, fui la no pessoal da characa e eles me aconcelharam a manter neste vaso mesmo (principalmente por motivos estéticos do escorredor ja que esta planta é um xodó e volta e meia esta aqui dentro de casa); este vaso é de um bom tamanho, porém fui aconcelhado a trocar toda a terra, pois a que estava ficava muito enxarcada e além do fato de haver muitas minhocas (na troca reparei uma com mais de 8cm de tamanho!!) As minhocas em vasos pequenos como este nao sao aconcelhaveis uma vez que consomem toda a materia organica e deixam o solo ácido sendo prejudicial a planta. Para isso retirei TODA a terra velha, inclusive das raizes e replantei.. fiz uma desfolha parcial também...
Logo que der posto fotos!
Grande abraço a todos
Pedro. |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 8:05 pm Assunto: |
|
|
A minha está quase assim _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:18 pm Assunto: |
|
|
Pethrus Barros escreveu: | A minha está quase assim |
Tem tópico dela?? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|