Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 7:19 pm Assunto: Pitanga... socorro! será q fiz bobagem? |
|
|
Pessoal.. transplantei esta pitanga do vaso preto pois estava apenas com terra vermelha e muito compactado, muito mesmo. transplantei para este vaso de cimento no dia 01/09 temporariamente pois o vaso preto estava quebrado atráz e não tinha muitas raizes na planta e como não tinha outro vaso, então pensei em deixá-lo ali por um ano mais ou menos. só q a muda não está dando sinais de melhoras, será q fiz algo de errado? Usei a medida de 50% terra e 50% areia grossa. A planta ainda não está morta pois seus galhos ainda estão bem verdes quando se raspa a unha. Este vaso foi eu mesmo q fiz e não o pintei, será q foi isso?
A planta desde o transplante ficou na sombra por mais de um mês, deixei alguns dias no sol e ela começou a piorar, por isso continuo com ela recebendo luz indireta...
Esta foto é de uns 20 dias atráz, agora ela se encontra um pouco pior.
Se puderem me ajudar ficarei muito grato, pois ganhei ela de presente... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 8:31 pm Assunto: |
|
|
Aconteceu isso comigo com uma pitanguinha quando transplantei ela muchou tudo
fiz a desfolha total e mesmo assim alguns galhos secaram mais a planta voltou e ja ta bunitinha de novo. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 10:26 pm Assunto: |
|
|
até pensei em uma desfolha.. mas pensei q já q a planta está debilitada, não queria judiar mais... alguma sugestão? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
GRIFO

Registrado: 15/06/10 Idade: 38 Mensagens: 43 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 8:44 am Assunto: |
|
|
Mcdonalds fica tranquilo que a pitangueira e assim msm quando vc muda de vaso ela tem uma nesecidade de perder as folhas, se eu fosse vc espera passar um tempo mais de 1 mês para ela ser recuperar. se vc quiser aumentar o diamentro do tronco pois coloque ela em uma vaso maior, arvores frutiferas precisa de uma boa adubação e espaço em vaso.
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 12:45 pm Assunto: |
|
|
Mc, Pitangueiras, Jabuticabeiras, Cambui, têm essa característica de que, quando vc transplanta, às vezes ficam meses sem rebrotar. Mas, não morrem.
No momento, tenho 2 cambuí, 1 Pitanga, transplantadas em agosto e que ainda não rebrotaram.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joziel
Registrado: 25/11/09 Idade: 40 Mensagens: 35 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 3:09 pm Assunto: |
|
|
Ola Mcdonald,
Como bem falou o amigo Elio, as pitangueiras costumam se comportar assim. Eu fiz um yamadori de pitanga no inicio da primavera, coloquei ela apenas na areia de construçao mesmo. Depois de uns 30 dias ela soltou alguns brotos, mas ficam bem fracos, recentemente, ou melhor nos ultimos 10 dias ela soltou brotos pra todo lado e estao crescendo bem rapido. Vale lembra que, apesar de nao ser aconselhado por alguns amigos do forum adubar um yamadori no primeiro ano, eu adubei ela a uns 15 dias atras. Fiz com cautela usando TM+FO. Ate agora, resultado otimo...
A sua acho que é só questao de tempo....
Boa sorte com a planta
Abraço |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Valeu pessoal pelas dicas.. vou esperar pra ver no que dá... não tem outro jeito né... rsrsrsrs
se melhorar eu aviso...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 4:44 pm Assunto: |
|
|
Irmão...fica ligado nesse vaso de cimento, observa bem se ele não esta sugando a água, talvez no dia que você deixou ela no sol o vaso deu uma secada sinistra na terra, se eu não estou enganado...na foto tem folhas queimadas meio que secando, quando se realiza transplante e a planta sente, as folhas caem...mas sem queimar, acho que você deveria ter colocado ela no escorredor de macarrão, mas agora e esperar pra ver koé a dela.
Torço pra que ela se recupere,Sorte ai!!! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 11:02 pm Assunto: Re: Pitanga... socorro! será q fiz bobagem? |
|
|
Ô cara...blza?
Andei lemdo umas matérias...minha opinião (já que estou aprendendo tbm, pois recebi tua ajuda outro dia com uma pitanga!) é que tem muitas folhas, e elas parecem bem grandes. Fiz uma desfolha outro dia, deixei apenas algumas folhas. Demorou mas tão vindo novamente. O vaso parece bem poroso, talvez fosse necessário mergulhá-lo em àgua antes do transplante...
abraço |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 6:05 am Assunto: |
|
|
Aproveitando o comentário do André Luiz Santos sobre vaso de cimento , gostaria de saber se é possivel impermeabilizar o vaso de cimento com pixe na parte interna do vaso........  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 10:30 am Assunto: |
|
|
Becker, vaso para bonsai NÃO deve ser pintado por dentro. Nem com tinta, nem com pixe.
Justamente a porosidade da cerâmica, cimento.............é que dão aeração às raízes que ficam junto às paredes.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 4:23 pm Assunto: |
|
|
Becker,segue a dica do Elio ae.Eu trabalhava numa floricultura, e lá a gente usava impermeabilizante por dentro dos vasos de cimento..pra tudo que era planta, mas pra bonsai eu num acho manero não!
abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
Em floricultura, em vasos de cimento, é comum impermeabilizar por dentro para que a umidade não atravesse a parede e apareça limo pelo lado de fora.
|
|
 |
|