FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda Piracanta
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
kakatua



Registrado: 22/10/08
Mensagens: 9
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 05, 2010 8:39 pm    Assunto: Ajuda Piracanta Responder com citação

Boa noite a todos, preciso da opinião de vocês aqui do forum, Tenho essa planta já tem algum tempo perdi um galho do lado direito da planta e gostaria de saber se ficaria bom a projeção abaixo ou deixo como está.

Essa é a frente da planta.


Essa é a parte diagonal traseira da planta ai onde tinha o galho.





Bem desde já agradeço a ajuda de todos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 7:15 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Não entendi o que o nobre colega busca em termos de ajuda, uma vez que os pontos a serem corrigidos estão inscritos dentro da foto, inclusive com setas indicadoras de onde deverão ser alterados para melhorar. Shocked Shocked

A piracanta apresentada, a meu ver, possui boa distribuição de galhos, uma estruturação pré definida, com alta densificação. Corrigiria apenas o nebari, cortando fora a raiz frontal, ou, senão, a transformando num jin. Os galhos laterais estão muito compridos, desproporcionais com a altura da planta, podendo então serem cortados, visando sua redução e harmonização. Shocked

A copa, densa, formada pelo galho apical, possui uma boa formação, mas está muito grande tambem, podendo ser reduzida com vistas a harmonizar com o restante da planta, caso opte pela redução no comprimento dos galhos principais. Essa redução, aliás, iria permitir que o galho formador do fundo se desenvolvesse melhor e pudesse acompanhar os demais em tempo mais hábil. Shocked

O tronco possui um bom movimento, mas a partir do segundo terço perde conicidade, o que deverá ser corrigido com a redução da brotação apical, talvez até mesmo elegendo um novo apice com que trabalhar essa parte. Shocked

Que tal proceder a uma desfolha completa, para que possamos analisar melhor a estrutura da planta? Com isso, poderia ser observado se os galhos possuem movimento lateral sinuoso acompanhando o movimento do tronco. Caso não tenham, a diminuição no comprimento deles poderá influir nesse sentido, visando corrigir o problema. Se tiverem, há que se baixar um pouco, e melhorar a distribuição foliar, promovendo uma densificação mais harmonica no geral. Rolling Eyes

A propósito: em Brasilia temos o www.brasiliabonsaiclube.com, se quiser se associar e fazer parte do nosso grupo, com reuniões periódicas, dicas e informações mais amiúde, entre em contato comigo, via mp, informando seu fone de contato. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
kakatua



Registrado: 22/10/08
Mensagens: 9
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Vlw nicky pelas dicas, o nebari estou esperando ela se recuperar pois não esteve bem à alguns meses atrás.
Na verdade tó pedindo ajuda porque não sei se o que eu quero seria o certo por isso postei.

A desfolha também não vou fazer agora pelo mesmo motivo do nebari mais quando ela melhorar eu vou sim desfolha-la.

A copa quero sim diminui-la pois se for seguir o desenho acima ela ficara torta e também já está muito grande.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Minha singela opinião: Acho que o terceiro galho não está harmonico com os outros, parece estar muito pequeno. Pensaria em aumentar um pouco sua raificação/tamanho, ao mesmo tempo que faria crescer mais para o lado que morreu o galho, substituindo este espaço e melhorando a triangulação. Talvez diminuir um pouco a copa do ápice
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil