Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 12:06 pm Assunto: Jabuticabeira opiniões. Atualizado. |
|
|
Olá pessoal.... Comprei esta mudinha de jabuticabeira e gostaria de um ajudinha de vcs... como sou novo no fórum, resolvi perguntar antes e dizer que a minha opinião é fazer o estilo hokidachi shohim. O que vcs acham?
Comprei ela em um vaso 3 vezes menor, mas como sei q a época não é propícia, eu apenas enterrei o torrão todo num substrato com 50% terra vegetal umificada e 50% areia grossa pq pretendo q engrosse um pouco mais...
olhem a foto dela
Espero a ajuda dos amigos daqui do fórum _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Qui Dez 09, 2010 1:18 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 12:38 pm Assunto: |
|
|
Cara, enxergo também um hokkidachi já bem encaminhado e natural. As raízes já começam na altura da terra? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 1:17 pm Assunto: |
|
|
Também acho que o melhor caminho para ela será um Hokidashi, só teria que abaichar um pouco a copa e esperar as brotações laterais crescerem.
Ela já está praticamente pronta, só falta encorpar um pouco
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 2:24 pm Assunto: |
|
|
A Jabu é melhor ao natural, mais você pode partir para um moygi também, basta cortr os galhos da direita e seguir com o da esquerda que já é mais sinuoso. Mais naminha opinião deixaria ela onde está (só retiraria aquele plástico de baixo do pote) até o fim do inverno e faria uma drástica mais baixa para densificar a copa.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 2:26 am Assunto: |
|
|
Valeu pela ajuda pessoal...
Nikkei as raizes não deram pra ver pq resolvi esperar para trocar o substrato, fiquei com medo de mecher com ela agora, vai q não dá certo.. o negócio é ter paciência...
Lutz o pote já saiu.. era só pra elevar a planta para tirar a foto... e quanto ao moyogi acho q vai ficar muitas cicatrizes... será q fecha um dia?
mais uma peguntinha:
No caso de aramação e tracionamento quanto tempo leva pra tira-los?
alguém teria uma ficha completa de jabuticabeira ou um link.. não estou achando nada específico...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 8:19 am Assunto: |
|
|
Cara, se for um corte com alicate de qualidade não fica cicatriz não, mais o moygi foi só um caminho alternativo eu mesmo não aconselho.
Quanto a tração genericamente pode deixar uns 4 meses ou mais depende a idade da planta, mais nesta planta em particular não aconselho tração nem aramagem por enquanto, porque você já têm galhos principais bem posicionados (pra cima), por vezes pensamos que o melhor é tracionar os galhos laterais pra aumentar a copa, mais isto não é natural o natural é galhos secundários e terciários na lateral. Resumindo, você têm um ótimo material e acho que a melhor técnica a ser aplicada é a do cresce corta que sempre funciona.
Quanto ao site -> http://www.cuidar.com.br/plantas/bonsais/bonsai-jaboticaba.htm
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 3:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Macdonald, um grande bonsaista e amigo forista, o Charles White, mostrou sua perícia em trabalhar uma jabu visando formar um lindo shohin. Por isso, sugiro a vc fazer uma pesquisa no forum, buscando a postagem dele nesse sentido, bem como analisar as fotos postadas no site do Atelier, para usar como modelo. São dicas valiosas que vale a pena conferir, acredite.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 2:30 am Assunto: |
|
|
Caramba!!!!!!!!!!!!!!!!! to com raiva de mim mesmo.... putz.... fiquei procurando que nem um doido e estava na segunda página... que raiva...
mas pelo menos achei outro... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 12:33 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal.....
bom... fiz uma intervenção na jabuticabeira.... ai vai a foto....
agora de cima....
então pessoal... segui o estilo hokidashi mesmo.... será que ficou bom?
foi a primera vez q tentei este estilo....
criticas e sugestões são bem vindas...
abraço à todos.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 9:50 am Assunto: |
|
|
Ah se esse tronco fosse mais parrudo hein!
Eu gostei da intervenção!!!  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 12:20 pm Assunto: |
|
|
Fala Tiago...
Então... para um shoin até q o tronco não está tão desproporcional mas quero q engrosse mais por isso coloquei ele no balde. vamos ver se engrossa mesmo... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|