FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uma pergunta aos mais experientes:
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 3:09 pm    Assunto: Uma pergunta aos mais experientes: Responder com citação

Pessoal tenho aqui em meu quintal muitas espécies, 60 no total de diversas espécies alem de algumas iguais.

Bom estavam todas elas na mamadeira em bacias , quando me mudei pra SP a 1ano eu retirei da bacia e as enterrei com o escorredor de macarrão com as raizes e tudo, ou seja, estão plantadas no chão e o crescimento foi bem acelerado por sinal.

Estou querendo retira-las do meu quintal e replantar em outro local,

Posso fazer isso em dezembro??????

Estou com medo de perde-las

Tem algumas espécies como mais de 5 anos
figueiras
paineiras
resedas
caliandra
pau ferro
buxo
ficos
acerola
pitanga
manga
jabuticaba
primavera
Roma
Piheiro negro
Macieira
Pau Brasil
Flamboyanaroeira
Jasmim
Camu camu
Ipês
Seringueiras
ibisco
Entre outras

8/2009

5/2010
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, como sei que a tua cidade é quente no verão, eu não arriscaria a tirar nenhuma!
Quando muito, tiraria no outono.
Mesmo assim, acho melhor esperar o final do inverno vindouro.
Já perdi e muitos colegas meus já perderam plantas por transplantarem fora de época.

Por isso que dizem que a arte do bonsai requer paciência................rsrsrsrs!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leonardo A.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Assino embaixo do que o Élio disse, eu ja perdi muita planta por mecher em época errada !!

E rapaz, vc vai ter um pouco de trabalho "bom" ai viu hehe.

Por hora, vai podando alguma coisa e adubando, pra quando tirar ja estar com um pouco de caminhjo andado!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

e meu velho acho que teras um grande trabalho pela frente quando o inveno estiver passando tem bastante coisa heim...
espere a epoca certa para o transplante...

www.espacobonsai.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

ok pessoal... estamos em sincronia, achei mesmo que seria melhor esperar pra fazer isso no final do inverno inicio da primavera, /// é que a familia esta querendo colocar grama no local e estao me presionando ..kk pois intao irei colocar grama em volta delas para o natal ae em setembro eu faco o transplante

muito obrigado..

dp
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 05, 2010 1:26 am    Assunto: Responder com citação

pessoal será que se eu plantar grama em volta das plantas pode desacelerar o processo de crescimento delas????

A grama que iria usar é a esmeralda.

Se essa espécie pode roubar muita água penso eu que possa realmente roubar pensei em plantar grama amendoim que acho eu que roube pouca h2o o que vcs acham ???
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 05, 2010 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, não vejo problemas desde que vc mantenha a grama afastada dos troncos, 01 palmo, no mínimo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 7:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu nobre amigo, esse espaço todo de afastamento não irá resolver nada se as plantas tiverem recebido adubação recente. Com a lixivação ativa da agua da rega diária, o adubo fica imerso e entranhado nas raízes, local onde as raízes da grama irão buscá-lo para elas. Com isso, o que seria uma simples graminea, se torna uma verdade mata de capim alto e resistente, atrasando o desenvolvimento das plantas e atrapalhando em sua futura retirada. Shocked

Meu conselho é: retirada imediata das plantas, com torrão em todas elas. Acondicionamento do torrão em sacos plasticos, que podem ser colocados dentro de baldes ou bacias ou vasos tipo balde, de forma a permitir um fácil transporte. Ao replante, um buraco enorme, de uns 40/40, com muito pedrisco no fundo (tb vale caco ceramico e/ou brita fina), depositando o torrão ensacado, tomando apenas a precaução de fazer inumeros furos nos sacos antes de aterrar. Rolling Eyes

Antes de depositar os torrões nos buracos, recomendo ainda irrigar bem o buraco, enchendo-o de agua. Em seguida, forra-se o fundo com pedrisco, e planta-se conforme indicado acima. Esse procedimento permite um controle maior da planta, facilitando sua retirada e replantio alternado, isto é, um ou dois anos no chão, um ou dois anos em bacia. Wink

Retire as plantas primeiro, grame logo em seguida, para aproveitar o adubo que ficou no solo. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

nik entao posso retiralas do solo .... opa noticia boa.... posso mesmo retiralas do solo?????
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 3:55 pm    Assunto: Responder com citação

sem afobaçao faça isso com calma e ao amanhecer tbm pois o solo esta mais umido
regue bem a noite vai ajudar na extraçao...
boa sorte

www.espacobonsai.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky, em que pese vc ter toda a razão no teu raciocínio, vale notar, conforme as fotos, que as plantas estão em escorredores e bacias, assim não vejo como as raízes da grama(que por si só são curtas) possam atingir as raízes das plantas, competindo uma com as outras.
Minha preocupação, mesmo fazendo um falso transplante como vc recomendou, é que em Assis faz muito calor e estaria abortando o 2º ciclo de crescimento das plantas (início do verão).

De qualquer maneira, o transplante agora não deixa de ser uma solução, porém, em ambas situações há alguns percalços.

Pepino pro Daniel...............rsrsrsrs!

abraço

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 3:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu chapa, vc tem mais visão e tempo de serviço, então baixo a minha crista ante sua sapiência. Mais vale a razão que a emoção. E tome pepino no menino. Laughing Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 5:32 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Elio, meu chapa, vc tem mais visão e tempo de serviço, então baixo a minha crista ante sua sapiência. Mais vale a razão que a emoção. E tome pepino no menino. Laughing Laughing Laughing

Meu grande amigo Nicky, muito tenho aprendido contigo pois teus conhecimentos em muito superam os meus, e posso dizer:
Muitas são as soluções nessa nobre arte e a maioria apenas se complementam.

Como dissemos: O pepino é pro Daniel.......rsrsrs, afinal se algo der errado, nem eu nem o Nicky iremos assumir a culpa...............hehehehe!!

abraço

daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 09, 2010 12:51 am    Assunto: Responder com citação

Poxa… antes de mais nada me sinto lisonjeado de duas das maiores referencias minhas nesse fórum estejam me ajudando nesse pepino que esta difícil de descascar.

O que poderia ser feito com o quintal da minhas mãe cujo no qual esta depositado todas minhas plantas que venho a 4 anos cultivando.......nessa deliciosa caminhada na arte do bonsai.... um aprendiz ainda engatinhado ... realmente obrigado pela atencao com o novato aqui....

Bom vamos La... kkkkk

Vou retirar as plantas que acho que demoraria muitoooo a se tornar um pré bonsai.

Já as que estão com troncos e nebare já avançados vou deixar e retirar somente após o inverno e já coloca-las em vasos já com substratos específicos a cada espécie ( vou precisar da ajuda de vcs novamente para isso ano que vem se possivel)

Assim não corro o risco de perder as jóias que considero as mais importantes para minha coleção

dessa forma consigo dar uma desbastada no bosque que esta virando esse terreno ( no qual acredito qeu esta ficando muito bacana.... mais mãe é mãe ela que manda ..kk

Valeu pessoal... vou postando fotos para vcs acompanharem ...\

Muiito obrigado ....

Ate mais

dp

ps realmente toas as plantas estao em escorredor mamadeira totalmente enterrada e bacias com furos grandes a nase (fundo da bacia)

pessoal responsabilidade toda minha.... podem opinar a vontade nao se preocupem com isoo em por favor... obrigado novamente
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 09, 2010 1:03 am    Assunto: Responder com citação

ummm outra coisa pessoal...posso fazer podas ...considerada talvez “meio” drásticas falando assim nos galhos que estão crescendo rapidamente ou deixa isso pra depois
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: