FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira apartir de uma muda de 2 anos(aprox.)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 09, 2010 11:00 pm    Assunto: Jabuticabeira apartir de uma muda de 2 anos(aprox.) Responder com citação

Bom vou precisar de ajuda... para começo vou postar algumas fotos
e onde acho q vou cortar...

ela por inteiro
-

meu foco principal é na base desta foto acima
-

estas duas fotos pensei em fazer o processo de estaquia, criar raizes por um recipiente com agua em baixo da terra(link para materia)
até o corte feito em cima da parte principal quero tentar uma estaquia...

o estilo que quero é o vassoura, acho que é... me basiei bastante nesta foto:

bonsai de Rock Jr (Obrigado ao Faugustobr por me informar o autor)

abaixo arrisquei uma projeção:

Ao ir navegando e fazendo esta projeção tive dúvidas em relação a se pode os dois primeiros galhos sairem da mesma altura e na horizontal pendendo um pouco para baixo, e também em relação ao tronco central não estar central... se bem q lendo vi q as regras são nosso caminho não nossas obrigações, mas eu gostaria de tentar levar minha primeira muda para um bonsai botino e regrado... pq pra tentar não custa nada, agora conseguir é outra história, né... =D

bom é isso, aceito dicas, criticas, sugestões e oq vier =D
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/

Editado pela última vez por Lrgullo em Sex Dez 10, 2010 4:25 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 10, 2010 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Irgulo, não faça estaquia faça alporquia no fim do inverno, ainda sim vai levar mais ou menos 1 ano para enraizar.

Esse bonsai que você postou é do Rock Jr.

Abraços,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 10, 2010 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

aé?? a estaquia é mto dificil de ter resultados??

e na alporquia eu posso fazer em dois locais da mesma planta?? e ainda sim tentar trabalhar processos como desfolha e tentar novos ramos mais na base?

ja abusando... o processo de cresce/corta para ir multiplicando as pontas funcionaria ao mesmo tempo de uma alporquia na planta?

de qualquer forma ja agradeço!!!
valeu e até!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
WagnerArnaut

MensagemEnviada: Sex Dez 10, 2010 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Lrgullo,

pode fazer duas alporquias na mesma planta ao mesmo tempo sem nenhum problema.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 4:09 pm    Assunto: atualizando fotos Responder com citação

E ae pessoas!

Fazem 6 meses que adquiri esta muda, enquanto isso tenho acompanhado o forum e lido bastante por aí... fiz uma tabelinha de coisas que fiz nesta jabuticabeira...

Jabuticabeira I
Adquirida: 4/12/10
Tamanho: 80cm
Idade aprox: 2/3 anos

24/12/10 - Cortei para tamanho 25/35cm, protegi cortes com mais de 5mm com pasta de dente
4/2/11 - troquei o vaso, cortei uns 30% das raizes, mantive a mesma terra
1/4/11 - Adubei com mistura 70% torta de mamona + 30% farinha de osso + adubo liquido + água
9/5/11 - tirei as fotos e medi altura: 48cm

Ou seja, cortei e deixei crescer. Vejo agora que eu deveria ter mudado o substrato. Fiz uma estaquia de um dos galhos que está bem fraquinha... Deveria ter ouvido os conselhos do Fábio e não ter feito. Tenho outra que comprei em fevereiro, e já estou pronto para comprar minha terceira jabuticabeira... quero aos poucos aumentar minha coleção, e pretendo focar meus primeiros anos nas jabuticabas... =D Penso em ter azaléias e primaveras, mas pretendo focar para tentar entender estas pequenas maravilhas Very Happy

Acho que esta ficando muito alta, pensei em fazer duas coisas:
Deixar crescer e tentar engrossar bastante e ter um bonsai de uns 60cm mais ou menos ou fazer 2 alporquias, uma em cada galho deste "V". Dai eu teria 3 bonsais com uns 20 a 30cm...

bom é isso, aguardo respostas, criticas, sugestões e oq vier =D
abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:28 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Wagner, meu amigo, lamento dizer que uma alporquia nessa jabu teria grandes chances de não dar certo, que dirá duas, então: Sad Sad Sad

Alporque em jabu é algo dificilimo de se obter resultado satisfatório. As vezes é preciso repetir o alporque, ao final de um ano ou um ano e meio, que é o tempo minimo para que a planta emita raizes dessa forma, e mesmo assim não lograrmos exito em retirar com raizes o bastante para manter a nova planta. Sad Sad Sad

Portanto, creio que o melhor trabalho a ser realizado nessa planta é uma alteração, com cortes, visando corrigir o planejamento da estruturação aerea. O primeiro ponto de corte visa melhorar a conicidade. Conicidade é quando uma planta tem uma forma conica, isto é, a base é larga e vai se afunilando aos poucos, até o ápice.

Em se tratando de uma planta nova, é interessante estar formando um bom tronco desde cedo, o que resultará num melhor material no futuro, daqui a uns cinco anos, com que iniciar a estruturação de maneira adequada, seguindo então o planejamento almejado pelo cultivador inicialmente, na formação de um bonsai estilo hokidachi.

Para isso, é preciso esperar a chegada do inverno, e então cortar o tronco na bifurcação dos dois troncos, mantendo o mais fino e eliminando o mais grosso. Corte, ainda, um pouco acima do primeiro galho fino no tronco fino, aramando esse galhinho fino, que será então o novo ápice da planta.

Com esses cortes, sua planta irá ganhar a conicidade necessária, além de adquiri um movimento de tronco mais interessante. Como esses procedimentos deverão ser realizados no inverno, pode aproveitar para efetuar um replantido, usando como recipiente ideal uma bacia plastica de tamanho médio, com uma altura máxima de 10 ou 15cm, para acondicionar e distribuir melhor o raizame, se possível radialmente. Se houver raiz grossa impedindo, poderá cortar fora, sem nenhum problema.

Embora o vaso utilizado pareça adequado, a bacia plastica proporcionará um meio de desenvolvimento para as raízes mais adequado, com um espaço maior onde irão se desenvolver as finas raizes capilares. Mas deverá tambem melhorar o solo de cultivo, preparando um substrato mais adequado, bem drenante: terra granulada, pedrisco, caco ceramico, carvão e casca de pinheiro. Os dois ultimos visam a enriquecer o solo com matéria organica, algo que de que a jabu gosta muito. Se quiser, pode acrescentar um pouco de folhas secas da espécie, coletadas em algum lugar em que cresçam no solo.

A terra granulada eu costumo usar a obtida via cupinzeiro. Fragmento e queimo, eliminando dessa forma impurezas como sementes e ovos de insetos, incluso dos cupins, esterelizando-a em fogo baixo por uns quinze minutos e depois deixando esfriar ao sol quente, antes de usar. O pedrisco pode ser obtido na peneiração de areia grossa de construção ou usando brita zero. O caco ceramico pode ser obtido através da fragmentação de telha ou tijolo maciço, em pedaços bem pequenos.

A terra, o pedrisco e o caco ceramico devem ser misturados em proporções iguais. O carvão e a casca de pinheiro bem como as folhas, em porções menores. Apenas após preparar o substrato é que deverá fazer o replantio, cuidando antes de mergular as raizes em solução contendo hormonio enraizante por uns vinte minutos, antes de plantar. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:46 am    Assunto: Responder com citação

A respeito do enraizador, vi no forum debates sobre vitamida B1 (Tiamina) ou o remédio Benerva que se trata de um medicamento pronto a base de vitamina B1... eu poderia usar isso como enraizador?
o preço médio aqui em minha cidade é R$20,00 o Benerva...

achei também este produto no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177170588-superthrive-hormnios-e-vitaminas-60ml-2oz-100-original-_JM Superthrive hormonios e vitaminas... li sobre e é usado, porém é mais caro... normalmente encontrado a uns R$50,00 R$60,00, este anúncio encontrei por R$30,00 mas não sei a confiança...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Sobre enraizador, o unico que considero prudente recomendar, pois uso e sei os resultados, é o superthrive. Mas prefiro adquirir de sites que considero confiáveis, como o da Bonsai Morro Velho e a loja virtual O Bonsai. A Nipon Bonsai tambem é confiável, e sei que vende produtos de qualidade, com entrega sem nenhum problema. Não compro pelo mercado livre, pois a origem e conteúdos de determinados produtos nem sempre é garantida, então prefiro não arriscar meu dinheiro nisso, por mais barato que possa ser em relação aos que indico. Rolling Eyes Rolling Eyes

Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando esta pagina da minha jovem jabuticabeira... queria tirar uma dúvida com os amigos do forum...

vi esta matéria sobre enxerto... e como o nome da postagem fala: Matéria Sensasional.

Alguém sabe dizer se a jabuticabeira vai bem com enxerto?

e outra coisa, gostaria da opinião de quem ler este artigo, por ser principiante, quero ter poucas espécies... gosto da ideia de ter jabuticabeiras... e por não ter acesso fácil a pinheiros negros estou trabalhando com eles desde a semente mas eu queria uma terceira espécie na minha caminhada... penso em duas que acho muito trabalho legal por aí, a Primavera e a Calliandra... gostaria de opiniões sobre qual das duas devo seguir... queria as duas, mas grana e espaço não são meus fortes =D

Postagem do Charles que me insentivou a querer Calliandra - fora a bela floração que acho mto legal

E aqui postagem do Andrei que me da vontade de ter uma primavera

Logicamente se eu conseguir 2% dos q estes caras conseguiram, estarei feliz =D

abraços a todos!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 6:24 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Lucas, ambas as espécies são nativas e, cada uma a seu modo, oferecem o grande espetáculo que representa sua floração. Acredito que apenas o gosto individual de cada cultivador, no caso de optar por apenas uma delas, é que pode influir na escolha. Isso significa que apenas voce, e mais ninguem, por maiores que sejam as afirmações a favor de uma ou de outra, com argumentos válidos, é que poderá decidir.

Acredito que o melhor é ter ambas as plantas e trabalhar com pelo menos duas delas, afim de conhecer-lhes os segredos e formar um belo material ao final, com que regalar-se devidamente. As melhores opções, no caso, são a caliandra seloi ou brevipes e a primavera grabla, com bráqueas lilases. Mas a caliandra spinosa tambem é uma ótima pedida, assim como a primavera com braqueas cor salmão. As bráqueas, como deve saber, são folhas modificadas, coloridas, confundidas com as flores, que são diminutas e iguais em todas as primaveras. Very Happy

Vc pode cultivar plantas pequenas, que chamamos Shohin (leia chôrrim), ao invés de formar bonsai grandes. Assim ficará mais fácil lidar com ambas as espécies e ter ao menos duas plantas em sua coleção, sem nenhum problema, a meu ver. Very Happy

Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 1:08 am    Assunto: Responder com citação

uma dúvida me ocorreu agora, o ideal depois de uma poda drástica é mante-la protegida do sol? até antes da poda deixava ela em pleno sol, mas com a poda devo deixa-la em local com luz indireta?

abraço!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 3:23 pm    Assunto: bonsaik Responder com citação

Depois de uma poda drástica, a planta reinicia seu ciclo, dessa vez visando suprir as necessidades de outras partes que a compõe, bem como nutrindo as bordas do corte amplo efetuado, dando inicio ao sequenciamento de cicatrização. A incidência solar tem por finalidade auxiliar nesse processo, por isso a recomendação é sempre o cultivo a pleno sol, no caso da jabuticabeira, o que só irá acelerar o processo de sua recuperação plena.

O cuidado básico deve ser com a rega, sempre diária, e com o aporte de adubação, a ser reiniciado na primavera, para nutrir bem a planta e permitir que recupere e volte a ser saudável novamente. Wink

Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

legal!! interessante a explicação sobre o ciclo, é bom não simplesmente seguir regras, mas sim entender como funciona estas maravilhas =D

volto a falar delas assim que as brotações surgirem...

valeu mais uma vez!!
abraço!
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

plantei ela no chão estes dias atras

achei um tutorial de adobe ilustrator que quis seguir e fazer um projeçãozinha para esta minha jabuticabeira =D

link para imagem maior

fiz uma foto do jeito q ela ta e um rascunho do que pretendo...

o segundo passo a ideia é deitar ela um pouco...
e para descer este galho com a mão tive q fazer mta força... penso q se eu deixar ele bem fixado nesta posição, estando no chão para engrossar, ela vai ficar na posição q eu pretendo, certo?

vamos ver oq acontece nos próximos meses...
abraços e até...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: