|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Dez 10, 2010 1:26 pm Assunto: Identificação de espécie 2 |
|
|
olá pessoal...
Eu de novo, com mais uma identificação.....
essa plantinha tá crescendo em uma garrafa pet, será que é leucena? mas parece meio diferente.... se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido
abraço à todos.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Dez 10, 2010 2:16 pm Assunto: |
|
|
Leucena não é não, para mim parece mais uma sibipiruna.
Vamos aguardar por outra resposta ;D _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 11:21 am Assunto: |
|
|
Ela realmente parece uma Leucena mas... A distância entre as gemas é muito pequena... Isso deve explicar a dúvida...
Não seria uma outra espécie de Leucena...
Já que Leucena é só o gênero (em termo de nome a espécie).
Não sei dizer se a mais comum seria a Leucena leucocehpala (Lam. de Wit)...
Citação: | Segundo a National Academy of Sciences (1977), são conhecidas dez espécies de leucena: L. leucocephala; L. pulverulenta; L. diversifolia; L. lanceolata; L. collinsii; L. esculenta; L. macrophylla; L. retusa; L. shannanii e L. trichodes. |
Citação: | As leucenas diferem grandemente em porte, sendo conhecidas mais de 100 variedades que são agrupadas em três tipos:
Tipo Havaiano:
São variedades arbustivas com até 5 m de altura, que florescem jovens (com 4 a 6 meses). O florescimento ocorre durante todo o ano e apresenta pouca produção de madeira e folhas, e sua produção, abundante de sementes, pode tornar esta planta uma invasora.É comumente encontrada na costa do México, tendo sido largamente dispersada nos trópicos.
Tipo Salvadorenho:
Apresenta plantas altas com até 20 m de altura, folhas grandes e troncos grossos. É originária do interior da América Central e produz, geralmente, mais do dobro de biomassa que o tipo havaiano. São plantas usadas principalmente para a produção de madeira, carvão vegetal, sendo comumente designadas pelo nome de "Havaí gigante" ou K8, K28 ou K67.
Tipo Peruano:
Apresenta plantas com até 15 m de altura, mas com bastante ramificação e grande quantidade de folhagem. Embora produza bastante forragem, tem sido investigada só recentemente e seu emprego tem sido testado somente no Havaí, Austrália e México. |
Fonte: Embrapa
Quem sabe... Talvez seja to tipo Havaiano... "Com até 5 m de altura"... Isso deve explicar a pequena distância entre gemas, se for realmente uma Leucena... ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 12:33 pm Assunto: |
|
|
Caramba...!!!!!!!!!!!
Agora me deixou mais em dúvida mesmo.....
Vamos ver o que o pessoal fala. Vai q alguém sabe o que é exatamente.
Tinha sumido guilherme..... o que aconteceu?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 2:16 pm Assunto: |
|
|
Estive tentando estudar para o vestibular...
Agora que tudo acabou e estou de férias (e também para me desligar mais dos jogos online), estou voltando ao fórum.
Finalmente! \o/
Bom.. Parece sibipiruna também, como o Pedro falou...
Sabe dizer o tamanho da semente?
Ou tem uma foto disso, ou dela já germinando, mas ainda com os cotilédones? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Isso esclareceria bastante coisa... Principalmente a vajem. _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 11:22 pm Assunto: |
|
|
Cara não tenho a foto.. pra falar a verdade, eu tinha uma planta nesta pet, mas ela morreu ai deixei lá... e derepente começou a crescer essa ai... mas gostei das folhas.... não seria um piteco? só um palpite
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 11:32 am Assunto: |
|
|
As folhas se parecem também com as de piteco... Mas não sei...
Estamos nos afundando em dúvidas.. TT___TT
Vamos então compara com o que você se lembra.
Achei imagem da germinação de sibipiruna na internet. Veja o tamanho dos cotilédones:
E aqui está uma imagem da minha Leucena, quando germinou:
Você se lembra das sementes de Leucena que lhe enviei?
São basicamente desse tamanho (embora a foto não tenha boa qualidade ^^") e parecem ser menores que as de sibipitura.
Agora, consegue definir, a partir disso, a sua planta? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|