|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 7:34 pm Assunto: Procurando yamadori |
|
|
Olá a todos!
Estou com vontade de fazer um yamadori, preferencialmente uma primavera, pitanga, romã, etc.
Procuro em tudo que é canto, terrenos baldios (aqueles que só tem mato), calçadas (mas aí tem o medo de ser de alguém a planta, e poder rolar algum constrangimento ) e tudo o mais, mas não acho nada, somente leucenas e goiabeiras (goiabeira por aqui é quase mato, tem em tudo que é canto).
Aí vem a dúvida, qual seria um bom lugar para achar? Sei lá, uma construção, um matagal, alguma coisa assim, ou até mesmo, tentar pedir autorização para alguém (dono de uma casa que tenha jardim ou planta na calçada) para conseguir algum bom material.
Pergunto isso para quem já fez algum yamadori, ou faz frequentemente e sabe de lugares bons para achar.
Agradeço a quem me ajudar!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 8:24 pm Assunto: |
|
|
Pedro ! eu faço assim , quando passo próximo de casas mais antigas dou uma observada no jardim , geralmente essas residências antigas tem algúm material interessante , plantas mais reforçadas mais velhas com um bom nebary pronto para o abate , ai se você encontrar você tenta negociar com o dono troca por um planta mais nova mais bonita mais barata sabe como que é , negocia , veja esse buxinho que eu negociei com um senhor de uma residência antiga dei quatro buxus em forma de bola e uma bugavilea no valor de mais ou menos 70,00 reais , só que o buxinho que peguei na troca tem mais de 30 anos 70cm de circunferencia 1,15cm de altura , o dono me disse que ia cortar com motoserra para refazer o jardim , mas ai negociamos , pesquise também a época certa pra fazer o yamadori não se afobe , ess planta ta comigo a ums 10 meses.....
Abraço....
 _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 9:28 pm Assunto: |
|
|
Show! Mas isso de negociar para mim é algo difíci... Estava procurando por alguem que vá asfaltar a calçada, ou que vá limpar o quintal, ou até mesmo se livrar de alguma planta que está atrapalhando ou algo assim.
Ah, também penso em casas antigas, que estejam para demolir, ou terrenos que alguém vá construir algo, mas isso é até mais difícil de achar.
Obrigado pela ajuda!
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
procure bem meu rapaz e nao desista daqui a pouco vc encontra... um bom exemplar _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 5:30 pm Assunto: |
|
|
Está terça-feira tenho o dia todo livre, então vou pégar o carro com meu pai e iremos sair procurando pela cidade.
Abraços!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 5:45 pm Assunto: |
|
|
Não esqueça Pedro, quando encontrar registrar todos os passos do arrancadori digo yamadori e post as fotos pra nóis ve e vamo comemora......
Abraço......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 7:27 pm Assunto: |
|
|
Pode deixar! Estarei sempre com a camêra, a enxada e o facão na mão
Abraços e obrigado pelas dicas!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 8:08 pm Assunto: |
|
|
Boa sorte, Pedro!
Você pode também perguntar para amigos, geralmente eles acabam ajudando. ;D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 9:05 pm Assunto: |
|
|
Verdade! Falando em ajuda, estava com uma pequena dúvida:
Quais plantas eu posso "yamadoriza" esse mês?
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 4:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, uma boa dica é procurar em sitios, chacaras e fazendas, sem acanhamento nenhum. Chegue, dê uma boa analisada no material existente: pitangueiras, jabuticabeiras, aceroleiras, primaveras. Pergunte na maior cara de pau se o dono do local não deseja ceder a planta a voce, que irá se incumbir da retirada, sem nenhum onus para ele. Geralmente é batata: a pessoa aceita na hora. Ou não.
Tenho conseguido boas plantas dessa maneira: jabuticabeira, videira, marmeleiro, tudo planta antiga, que jazia abandonada nalguma fazenda ou chacara e que, na oportunidade em que apareci, estavam pedindo para serem retiradas. O que não se pode ter é vergonha na cara e pedir mesmo, sem nenhum pejo, para retirar o material. Depois é por mãos a obra e fazer o serviço, não esquecendo de manter tudo limpinho depois, cobrindo o buraco de onde saiu a bruta.
Comece com plantas pequenas. Nos quintais de sitios e chacaras sempre há algumas mudas novas, formadas a partir de sementes que caem dos frutos das arvores maiores, como um pomar de jabuticabeiras ou de pitangueiras. Esses "filhotes" ninguem quer e costumam arrancar e jogar até fora.
Outro bom local são parques e jardins publicos. Nesses, fique de olho na turma que faz o trabalho de poda e de limpeza. Procure o chefe da turma ou algum funcionario mais antigo e peça uma planta. Eles costumam fazer alterações nos jardins, substituindo plantas antigas por outras, mais bonitas ou vistosas. Vão para o lixo velhos troncos de primavera, de jabuticabeiras e outras plantas como pingo de ouro (duranta repens) e ligustro, caliandra, murta, jasmim, etc.
Por ultimo, não menos importante: visite viveiros e floriculturas, dessas grandes e antigas, que ficam afastadas do centro da cidade. Nesses locais muitas plantas são abandonadas por não encontrarem compradores ou por terem perdido a forma idealizada pelo proprietario. É o caso de ficus, buxinho, resedá, murta, etc. Peça, tambem na maior cara de pau, para retirar esse material e dar sumiço de graça, sem cobrar nada por isso.
Mas, em momento algum, diga que é para fazer bonsai. Aí é que a porca torce o rabo. Não diga para o que é. Invente uma desculpa qualquer, por mais esfarrapada que possa parecer e use sem ficar vermelho. Dizer que é para fazer bonsai choca a maioria das pessoas, que então recusam, não entregam, não deixam vc nem chegar perto. Ou, pior ainda: querem cobrar pelo material que iriam jogar fora.
Ô pôviim dificultoso, sô!!!  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
KKK! Irei fazer isso então nicky, se eu achar alguma coisa, falo para a pessoa que é para o jardim de um hospital de crianças com câncer
Amanhã meu pai disse que tem o dia livre, então irei persuadir ele até que ele não aguente mais e me leve (resumindo, vou dar uma de criança mimada e vou bater o pé até conseguir!)
Muitíssimo obrigado pela atenção e pelas dicas pessoal! Irei usa-las bem quando for procurar pelo meu primeiro "arrancadori"
Abraços a todos!!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:29 pm Assunto: |
|
|
Boa sorte com a coleta de plantas "para o jardim de um hospital de crianças com câncer"!
Depois poste aqui as fotos (se possível).  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Se eu conseguir podem ter certeza de que postarei! Manterei vocês sempre atualizados sobre o desenolvimento dela!
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 9:03 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Mas, em momento algum, diga que é para fazer bonsai. Aí é que a porca torce o rabo. Não diga para o que é. Invente uma desculpa qualquer, por mais esfarrapada que possa parecer e use sem ficar vermelho. Dizer que é para fazer bonsai choca a maioria das pessoas, que então recusam, não entregam, não deixam vc nem chegar perto. Ou, pior ainda: querem cobrar pelo material que iriam jogar fora.
Ô pôviim dificultoso, sô!!!  |
Ha isto ai e uma verdade, o preco chega a ficar mais que o dobro(nao conta pra ninguem mas todo mundo acha que quem faz bonsai por via de regra e rico)ai temos o constrangimento de :
- Ou paga o preco que pedem e leve o material
- Ou vai pra casa chorar as pitangas embaixo da coberta
De qualquer jeito saira contrariado, entao e melhor dizer que vai plantar no sitio, na porta de casa, na laje do vizinho, na casa do cachorro, ou ate que esta trabalhando pra NASA e ira participar de um projeto pra reflorestar a lua, e que tem que dar contribuicoes de especies brasileiras. rsrsrsrsr _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|